Os airbags de segurança dos automóveis são acionados com o impacto, que envia um sinal elétrico para o dispositivo e inicia a reação explosiva do trinitreto de sódio (NaN3), produzindo sódio metálico e nitrogênio molecular, conforme a equação:
2 NaN3(s) ® 2 Na(s) + 3 N2(g)
O gás produzido tem função de inflar o airbag. Esse tipo de dispositivo contém, aproximadamente, 100 g de NaN3.
Considere: PV = nRT; P = 1 atm; T = 25°C; R = 0,0821 L atm K-1 mol-1; 0°C = 273 K
Massas molares: NaN3 = 65 g mol-1; N2 = 28 g mol-1; Na = 23 g mol-1
Nesse dispositivo, o volume de gás produzido, em litro, é
Questões relacionadas
- Biologia | 11.4 Sistema Excretor
(Unipê) A inflamação nos rins requer cuidados, pois pode se tornar doença renal crônica. A glomerulonefrite é a inflamação nos glomérulos dos rins, estrutura de grande importância na formação da urina. A inflamação acomete tanto adultos quanto crianças. ”(A INFLAMAÇÃO nos rins..., 2015)
Sobre a fisiologia renal e a infecção retratada no texto, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) Os capilares glomerulares realizam a filtração do sangue proveniente das artérias renais, rico em oxigênio.
( ) Uma vez que a glomerulonefrite altera as funções renais, pode ocorrer a inibição da secreção de aldosterona e vasopressina produzidas no córtex renal.
( ) Os testes preconizados para o diagnóstico da doença consistem na avaliação da concentração de glicose e aminoácidos no plasma sanguíneo.
( ) A reabsorção de substâncias úteis presentes no filtrado glomerular ocorre de forma ativa pelas células do túbulo contorcido proximal.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
(UECE) A molécula de DNA armazena informação genômica que é transcrita e traduzida por mecanismos elegantes como os de transcrição e tradução. Entretanto, entre os distintos indivíduos biológicos construídos por mensagem contida no DNA, há uma singularidade biológica que se repete, mas se diferencia pelo modo como esta é organizada. Essa descrição corresponde à(s):
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
(UNIFACS)
Considerando-se a importância do ácido ômega-3, representado pela fórmula, na alimentação e na contribuição para a produção de neurotransmissores responsáveis pela disposição e pelo bom humor, é correto evidenciar que essa substância
- Matemática | 01. Matemática Básica
Para contratar um funcionário, certa empresa abriu um processo seletivo em que o candidato deveria preencher os seguintes requisitos: ser formado em Economia, ter entre 30 e 40 anos de idade e, no mínimo, 5 anos de experiência no setor. Enviaram currículo à empresa 294 candidatos, sendo 6/7 deles com idade entre 30 e 40 anos, dos quais 11/14 têm formação em Economia, e, destes últimos, 1/3 têm, no mínimo, 5 anos de experiência no setor procurado.
Sendo assim, dentre os candidatos que enviaram currículo à empresa, foram selecionados para a entrevista apenas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.03 Crônica
Texto base: Texto para a questão 11. Muito cedo para decidir Rubem Alves Gandhi se casou menino. Foi casado menino. O contrato, foram os grandes que assinaram. Os dois nem sabiam direito o que estava acontecendo, ainda não haviam completado 10 anos de idade, estavam interessados em brincar. Ninguém era culpado: todo mundo estava sendo levado de roldão pelas engrenagens dessa máquina chamada sociedade, que tudo ignora sobre a felicidade e vai moendo as pessoas nos seus dentes. Os dois passaram o resto da vida se arrastando, pesos enormes, cada um fazendo a infelicidade do outro. Antigamente, quando se queria dizer que uma decisão não era grave e podia ser desfeita, dizia-se: “isso não é casamento!”. Naquele tempo, casamento era decisão irremediável, para sempre, até que a morte os separasse, eterna comunhão de bens e comunhão de males. Mas agora os casamentos fazem-se e desfazem-se até mesmo contra a vontade do Papa, e os dois ficam livres para começar tudo de novo... Pois dentro de poucos dias vai acontecer com nossos adolescentes coisa igual ou pior do que aconteceu com o Gandhi e a mulher dele, e ninguém se horroriza, ninguém grita, os pais até ajudam, concordam, empurram, fazem pressão, o filho não quer tomar a decisão, refuga, está com medo. Está chegando para muitos o momento terrível do vestibular, quando vão ser obrigados por uma máquina, do mesmo jeito como o foram Gandhi e Casturbai (era esse o nome da menina), a escrever num espaço em branco o nome da profissão que vão ter. Casar e descasar são coisas que se resolvem rápido. Mas na profissão, além de amar tem de saber. E o saber leva tempo pra crescer. A dor que os adolescentes enfrentam agora é que, na verdade, eles não têm condições de saber o que é que eles amam. Mas a máquina os obriga a tomar uma decisão para o resto da vida, mesmo sem saber. Se você disser que a decisão não é tão séria assim, que o que está em jogo é só o aprendizado de um ofício para se ganhar a vida e, possivelmente, ficar rico, eu posso até dizer: “Tudo bem! Só que fico com dó de você! Pois não existe coisa mais chata que trabalhar só para ganhar dinheiro”. Um conselho aos pais e aos adolescentes: não levem muito a sério esse ato de colocar a profissão naquele lugar terrível. Aceitem que é muito cedo para uma decisão tão grave. Considerem que é possível que vocês, daqui a um ou dois anos, mudem de ideia. Eu mudei de ideia várias vezes, o que me fez muito bem. Se for necessário, comecem de novo. Não há pressa. Que diferença faz receber o diploma um ano antes ou um ano depois? Texto adaptado do livro “Estórias de quem gosta de ensinar —
O fim dos Vestibulares”, editora Ars Poetica — São Paulo, 1995, pág. 31.
Enunciado:
O argumento de que “Não há pressa” é consequência da seguinte ideia: