O fenol (hidroxi-benzeno) e vários de seus derivados são compostos tóxicos presentes na lista de poluentes prioritários da Agência de Proteção Ambiental norte-americana, totalizando 11 fenóis das 129 substâncias presentes na lista. No Brasil, a Resolução Federal (Conama) n. 20, de 1986, limitava o teor máximo de fenóis, para lançamento em corpos de água doce, em 0,5 ppm.
Resolução Conama n. 20, de 18 de junho de 1986. Diário Oficial da União, de 30 jul. 1986 (adaptado).
A solução recomendável para o descarte de efluentes industriais contendo fenol é
Questões relacionadas
- Geografia | 6.3 Mineração
(UERJ) O BRASIL SOB A LAMA
O Brasil viveu, na última semana, um pesadelo. O país ainda chora os 110 mortos e mais de 200 desaparecidos deixados pela avalanche de lama da sexta-feira passada, dia 25 de janeiro, em Brumadinho (MG), causada pelo rompimento de uma barragem de rejeitos da mineradora Vale. A tragédia tem um precedente muito próximo, também no Estado de Minas Gerais, em Mariana. Em 5 de novembro de 2015, o rompimento de duas paredes de contenção na represa da Samarco matou 19 pessoas e deixou um irreparável rastro de destruição ambiental.
É assombroso constatar que, mais de três anos depois, o Brasil continua debatendo sobre os mesmos problemas que ocasionaram a primeira tragédia. Mais ainda, que durante todo este tempo nada tenha sido feito para melhorar a segurança de tais instalações. É terrível também ver como uma parte da sociedade continua demonizando a fiscalização ambiental e militando em uma dicotomia cega e antiquada entre preservação e desenvolvimento econômico.
Adaptado de brasil.elpais.com, 01/02/2019
NÃO HÁ DESENVOLVIMENTO SEM PROTEÇÃO AMBIENTAL
O desastre de Brumadinho é uma boa oportunidade para refletir sobre uma visão muito disseminada no Brasil de que a proteção ambiental é um entrave ao desenvolvimento. Muitos acreditam que devemos desenhar políticas econômicas sem analisar suas consequências ambientais. Isso está profundamente equivocado. Os livros de economia das melhores universidades do mundo já não falam mais de crescimento sem considerar os seus impactos ambientais, que no passado eram tratados como simples “externalidades”. Na visão antiga, qualquer forma de extrair minério é boa porque faz a economia crescer. Não entra nessa perspectiva a análise do custo das vidas e da degradação ambiental decorrente de desastres como os de Brumadinho ou Mariana. Se os órgãos ambientais tivessem exigido maiores investimentos da Vale na segurança das barragens antes de conceder a licença, isso teria sido visto como um “entrave ambiental”.
VIRGÍLIO VIANA
Adaptado de brasil.elpais.com, 16/03/2019.
Nos textos são apresentados alguns dos significados dos desastres humanos e ambientais causados pelo rompimento de barragens de rejeitos de mineração em Mariana e Brumadinho.
Os desastres mencionados indicam a permanência do seguinte critério na relação entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental:
- Física | C. Aparelhos de Medidas Elétricas
Calcule a corrente em ampères medida no amperímetro (A) do circuito apresentado na figura:
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Disponível em: https://www.todoestudo.com.br. Acesso em: 21 jul. 2021.
Esse texto é um meme, texto em linguagem verbal e não-verbal que se tornou conhecido em função das redes sociais. Considerando-se o emprego de recursos expressivos, a exploração da palavra “deboísmo” nesse meme é um(a)
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Analise a imagem e leia o texto a seguir.
Em 1942, Walt Disney lançou um desenho animado chamado Alô, Amigos! Em inglês e dublado em português e espanhol, narra a viagem do Pato Donald pela América Latina. Por onde passa, o personagem vai fazendo amigos e conhecendo a música, a culinária, a cultua e a paisagem dos locais visitados. Ao passar pelo Brasil, Pato Donald conhece um simpático papagaio que lhe mostra os encantos do Brasil. Batizado de Zé Carioca, ou seja, José Carioca, este personagem foi criado por Disney no início da década de 1940 com o objetivo de aproximar a cultura norte-americana da brasileira, no contexto da Guerra Fria.
Disponível em: http://www.educacao.org.br/eja/bibliotecadigital/cienciashumanas/apoio/Apoio%20ao%20Aluno/Temas%20de%20Estudo%20-%20EF/História%20-%20E. Acesso em maio de 2012.
No período da Guerra Fria era importante para os EUA criar laços culturais com os países da América Latina, inclusive o Brasil. Analisando a política externa do país entre 1945 e 1964, em relação aos EUA, é correto afirmar que
a)
Eurico Dutra distanciou-se dos Estados Unidos, alinhando-se com a ideologia socialista soviética.
b)
Getúlio Vargas foi o governo mais “entreguista” do período, sendo subserviente aos EUA.
c)
Jânio Quadros implantou uma política externa independente, prejudicando sua governabilidade.
d)
JK adotou uma forte postura nacionalista, fechando as portas para o capital norte-americano.
- Biologia | 13.7 Interação Gênica
Novas descobertas sugerem que experiências de vida podem contribuir para doenças mentais adicionando ou retirando marcas “epigenéticas” dos cromossomos. Essas etiquetas são formadas por compostos químicos específicos que podem influir na atividade dos genes sem alterar a informação codificada neles. Estudos realizados em camundongos demonstram o papel importante das modificações epigenéticas de longa duração em transtornos como dependência de drogas e depressão. Mudanças epigenéticas também podem afetar comportamentos maternais de forma a reproduzir os mesmos comportamentos em sua progênie.
( NESTLER. 2013. p. 58)
A partir das informações contidas no texto e no conhecimento atual a respeito da epigenética, é correto afirmar: