Todo o país passa pela primeira fase de campanha de vacinação contra a gripe suína (H1N1), Segundo um médico infectologista do Instituto Emílio Ribas, de São Paulo, a imunização "deve mudar", no país, a história da epidemia. Com a vacina, de acordo com ele, o Brasil tem a chance de barrar uma tendência do crescimento da doença, que já matou 17 mil no mundo. A tabela apresenta dados específicos de um único posto de vacinação.
Escolhendo-se aleatoriamente uma pessoa atendida nesse posto de vacinação, a probabilidade de ela ser portadora de doença crônica é:
Questões relacionadas
- História
O Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) foi criado em 1984, inserido em um contexto de:
- Geografia | 3.2 Estrutura da Terra e Relevo
Leia os excertos do geógrafo Aziz Nacib Ab’Sáber.
Excerto 1
Domínio com fortíssima e generalizada decomposição de rochas, densas drenagens perenes, extensiva mamelonização, agrupamentos eventuais de “pães de açúcar”, planícies de inundação meândricas.
Excerto 2
Domínio com planaltos de estrutura complexa, planaltos com vertentes em rampas suaves, ausência quase completa de mamelonização, drenagens espaçadas pouco ramificadas.
(“Domínios morfoclimáticos e províncias fitogeográficas do Brasil”. In: A obra de Aziz Nacib Ab’Sáber, 2010. Adaptado.)
Os domínios morfoclimáticos caracterizados nos excertos 1 e 2 referem-se, respectivamente,
- Química | 2.5 Oxirredução
Para realizar suas atividades, os escoteiros utilizam vários utensílios de ferro, como grelhas, facas e cunhas. A desvantagem do uso desses materiais de ferro é a corrosão, resultado da oxidação do ferro que forma vários compostos, entre eles, óxido de ferro.
Com relação ao óxido de ferro, é correto afirmar:
I. Pode existir na forma de óxido ferroso, FeO.
II. Pode existir na forma de óxido férrico, Fe2O3.
III. O íon ferro possui estado de oxidação +2 e +3 no óxido ferroso e no óxido férrico, respectivamente.
Está(ão) correta(s)
- Arte - Fundamental | 03.7. Brinquedos artesanais
MATERIAIS
- Papel canson formato A 4
- Tubinhos para bolinha de sabão
- Corante alimentício
– cores variadas
PROCEDIMENTOS
- Esta atividade poderá ser feita em grupo de até 06 crianças.
- Entregar a folha A4 e os tubinhos de sabão para cada criança. - Distribuir os corantes alimentícios para cada grupo.
- O professor deverá apresentar os materiais e prepará-los junto com as crianças, permitindo que elas participem de todo o processo , pingando o corante e misturando com o sabão.
- Cada criança deverá escolher uma cor para ser pingado no tubinho. O professor deverá auxiliá-los, neste momento. Fonte: Acervo institucional NDI – Giseli Day/2013 - Explicar para as crianças que elas deverão fazer bolinhas de sabão coloridas, e estourarem na folha de papel. O professor deverá auxiliar as crianças neste momento. Fonte: Acervo institucional NDI – Giseli Day/2013 - Incentivar as crianças a trocarem os tubinhos de sabão umas com as outras para que possam ter uma variedade maior de cores nos seus trabalhos. - Durante a atividade, o professor poderá fazer perguntas para que as crianças percebam detalhes das suas produções: onde a folha ainda não foi pintada? Como a marca da bolinha de sabão fica se assoprarmos de perto? E de longe? Que cores foram usadas? Etc. DICA: A bolinha precisa de certa distância para deixar sua marca arredondada. Quando a criança faz muito próxima a folha o resultado fica respingado, o que também oferece um efeito interessante. - Se o professor não quiser utilizar o líquido que já vem nos tubinhos de bolinhas de sabão, ele poderá utilizar a receita abaixo : - 01 parte de detergente ou sabão líquido para 01 parte de água. - Depois de ter terminado a atividade, o professor deverá emoldurar as pinturas e fazer uma exposição dos trabalhos. Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=51991
- Matemática - Fundamental | 11. Áreas e Volumes
Em um sítio, a área de 15 000 m 2 foi distribuída da seguinte maneira:
30% dessa área é ocupada pelo pomar;
15% pela horta;
25% da área é destinada ao gramado.
Para tratar do gramado, o jardineiro prepara uma mistura de areia especial, usando a seguinte receita que lhe foi sugerida por um agrônomo:
Seguindo ainda as recomendações do agrônomo, é preciso espalhar 100 g da mistura em cada metro quadrado. Calcule quantos quilogramas de cada substância da receita serão utilizados para tratar esse gramado.