Com o objetivo de revestir o piso de uma rampa de acesso para cadeiras de rodas, determina-se que, sob a aplicação de uma força motora de até 200 N, não ocorra deslizamento dos pneus em relação à superfície de contato. Considera-se que a força normal que atua sobre o conjunto cadeira e cadeirante é de 800 N. O quadro a seguir indica alguns materiais, seus respectivos coeficientes de atrito estático com a borracha dos pneus e seus custos referentes ao metro quadrado instalado. Cada cifrão ($) indica uma unidade monetária genérica.
Qual revestimento apresenta o menor custo, além de garantir que cadeiras de rodas passem pela rampa sem risco de escorregamento?
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 07. Ângulos e Retas
(CFTCE) O ângulo cujo suplemento excede de 6° o quádruplo do seu complemento, é:
- Arte - Fundamental | 04. Artes visuais
Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, conte para os alunos um trecho da história “O Porco e a Galinha”.
1.2 Após, solicite a eles que terminem de contar a história “O Porco e a Galinha”, imaginando como ele poderia terminar.
1.3. Comente com seus alunos a maneira como terminaram essa história.
O Porco e a Galinha
Um porco e uma galinha passeavam pela fazenda, quando o fazendeiro chegou e lhes propôs um desafio:
– Vocês serão responsáveis por preparar o meu pequeno-almoço diferente todos os dias da semana durante as próximas duas semanas. No caso de falharem, por falta de um menu variado num desses dias, o pequeno-almoço será preparado por mim próprio, sem opção, prepararia bacon com ovos para começar o dia.
Ficaram ambos muito motivados, o Porco e a Galinha, a cumprir a tarefa de preparar um menu diferente todos os dias. Tudo correu bem nos dois primeiros dias, o Porco sempre de maneira muito proativa começava o dia a pensar no menu para o dia seguinte, separava os ingredientes, planejava as tarefas necessárias, controlava o tempo necessário, inovava na forma de preparação, sempre com o objetivo de cumprir a metas e era ajudado pela Galinha que cumpria as tarefas que lhe eram atribuídas.
Os dias passaram, as receitas aumentavam de complexidade, e o porco gastava a maior parte do dia a preparar o menu do dia seguinte, para o fazendeiro. Deixou de ter tempo para atribuir as tarefas à galinha. A galinha passava o tempo livre para picar o chão e a procurar minhocas. Isto diminuía drasticamente o tempo disponível do porco, que se via obrigado a trabalhar ainda mais para cumprir as metas estabelecidas pelo fazendeiro.
Até que um dia antes de terminar o prazo, o Porco não conseguiu preparar um pequeno-almoço diferente, devido à exaustão e cansaço acumulado.
Disponível em: <https://neurocrescimento.wordpress.com/2012/07/04/o-porco-e-a-galinha-estas-envolvido-ou-comprometido/>. Acesso em: 23 abr. 2018. [Fragmento]
2. Segundo passo
2.1. Professor, peça aos alunos que ilustrem as ações do Porco para preparar o menu.
Separava os ingredientes.
Planejava as tarefas necessárias.
Controlava o tempo necessário.
Inovava na forma de preparação.
3. Terceiro passo
3.1. Professor, pergunte aos alunos:
a) Qual era a meta a ser cumprida pelo Porco e a Galinha?
b) Quem se comprometeu em cumprir a meta? Por quê?
c) O que fez a Galinha?
3.2. Como vocês têm agido para cumprir as tarefas de estudantes: como o Porco ou como a Galinha? Deem exemplos.
3.3. Por que devemos nos comprometer quando assumimos um compromisso?
- Ciências - Fundamental | 03.3 Ecossistemas
Preservar o ambiente do planeta Terra é assunto discutido na sociedade mundial.
Muitas ações são necessárias para que a Terra seja preservada com condições de vida para as gerações futuras.
Assinale a alternativa que apresenta uma ação acessível praticamente a todos e que contribui para a preservação do ambiente.
- Geografia - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Observe a seguir os climogramas dos principais tipos de clima do Brasil e as fotos com seis de nossas principais paisagens vegetais:
Aponte a alternativa que relaciona de forma correta o número de um climograma com a letra da formação vegetal correspondente:
- Biologia | 12.7 Biosfera, Biociclos e Biomas
Diversas espécies de plantas são encontradas em ambientes alagados. A quantidade de água salgada no solo inundado e as características desse solvente determinam alterações fisiológicas nas células vegetais, como a plasmólise da célula vegetal – redução do volume celular em função da perda de água por osmose.
Esse tipo de alteração fisiológica ocorre frequentemente em vegetais submetidos aos solos naturalmente alagados dos ecossistemas do(a)