(ENEM 2022 2° APLICAÇÃO) Pensar o corpo como algo produzido pela cultura é, simultaneamente, um desafio e uma necessidade. Um desafio porque rompe, de certa forma, com o olhar naturalista sobre o qual muitas vezes o corpo é observado, explicado, classificado e tratado. Uma necessidade porque, ao desnaturalizá-lo, revela, sobretudo, que o corpo é histórico. Isto é, mais do que um dado natural cuja materialidade nos presentifica no mundo, o corpo é uma construção sobre a qual são conferidas diferentes marcas em diferentes tempos, espaços, conjunturas econômicas, grupos sociais e étnicos.
LOURO, G. L.; FELIPE, J.; GOELLNER, S. V. (Org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2013 (adaptado).
A que valor da contemporaneidade o entendimento sobre o corpo expresso no texto é correlato?
Questões relacionadas
- Biologia | 13.8 Herança Sexual
O quadro abaixo trata dos tipos de herança de genes localizados em cromossomos sexuais. Associe corretamente os tipos de herança da primeira coluna com sua respectiva descrição e exemplo, na segunda coluna.
Tipos de herança
Descrição e exemplos
a) Herança restrita ao sexo
b) Herança influenciada pelo sexo
c) Herança ligada ao sexo
( ) Está relacionada a genes localizados na porção não homóloga do cromossomo X.
( ) Hipertricose auricular.
( ) Está relacionada a genes localizados na parte homóloga dos cromossomos X e Y, ou nos autossomos, cuja dominância ou recessividade é influenciada pelo sexo do portador.
( ) Calvície.
( ) Está relacionada a genes localizados na porção do cromossomo Y sem homologia com o cromossomo X.
( ) Daltonismo.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: - Química | 2.8 Radioatividade
Águas termais, exploradas em diversos destinos turísticos, brotam naturalmente em fendas rochosas. O aquecimento natural dessas águas, na sua grande maioria, deve-se ao calor liberado em processos radioativos de elementos presentes nos minerais rochosos que são transferidos para a água no fluxo pelas fendas. O gás radônio () é o provável responsável pelo aquecimento de diversas águas termais no Brasil. O se origina do rádio () na série do urânio (), naturalmente presente em granitos. O tempo de meia vida (t1/2) do é de 3,8 dias, e esse se converte em polônio (), que por sua vez possui um t1/2 de 3,1 minutos. Considerando as informações dadas, considere as seguintes afirmativas:
I. A conversão de em é um processo exotérmico.
II. A conversão de em emite quatro partículas
III. Na série de decaimento, do ao cinco partículas são emitidas.
IV. Após 3,8 dias da extração da água termal, a concentração de atingirá a metade do valor da concentração inicial de .
Assinale a alternativa correta.
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Considerando el texto presentado, juzgue los ítems siguientes
El pez muere por la boca: los riesgos del fast food.
Este dicho popular afirma lo que los nutricionistas
Endereço: El hombre puede morir por la boca.
Efectivamente, los maleficios de una alimentación pobre
en nutrientes y vitaminas son conocidos por todos. Los
[5] nutricionistas dicen que debemos comer colorido, pues
cada cor contém um nutriente diferente.
Se le llama fast food, a comidas de preparo rápido:
hambúrgueres, emparedados, pizzas y papas fritas, entre
otras. Las empresas especializadas en estos productos se
[10] caracterizan por la agilidad en la producción y en la
estandarización que es ofrecida. Consumir este tipo de
comida es práctico, pero puede causar daños a la salud.
Entre outros riesgos, el más conocido es la obesidad que
surge como consecuencia del gran número de calorías y
[15] Gorduras saturadas que se encuentran en estos productos.
Además de la obesidad están las enfermedades asociadas al
peso como la diabetes y los problemas cardiovasculares.
Este tipo de alimentos también se caracteriza por la falta de
nutrientes, como la falta de vitaminas del complejo B.
[20] Estudios realizados en España demostraron que esa falta de
nutrientes aumenta los riesgos de desarrollar la depresión,enfermedad
que presenta un 51% más de probabilidad de
ser adquirida cuando o consumo de este tipo de comida es
constante.
[25] Curiosidad: frente a la cantidad de resultados
científicos que prueban que este tipo de comida no es
saludable hoy en día hay compañías especializadas que
prefieren hacer comidas rápidas y estandarizadas, con
menos gorduras y con una mayor cantidad de nutrientes.
Internet: www.brasilescola.uol.com.br (con adaptaciones).
Una comida rápida de una cadena, hasta la de una más preocupada con la salud, es preparada conforme a un determinado modelo.
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Quanto ao “choque de civilizações”, é bom lembrar a carta de uma menina americana de sete anos cujo pai era piloto na Guerra do Afeganistão: ela escreveu que – embora amasse muito seu pai – estava pronta a deixá-lo morrer, a sacrificá-lo por seu país. Quando o presidente Bush citou suas palavras, elas foram entendidas como manifestação “normal” de patriotismo americano; vamos conduzir uma experiência mental simples e imaginar uma menina árabe maometana pateticamente lendo para as câmeras as mesmas palavras a respeito do pai que lutava pelo Talibã – não é necessário pensar muito sobre qual teria sido a nossa reação.
ZIZEK. S. Bem-vindo ao deserto do real. São Paulo: Bom Tempo. 2003.
A situação imaginária proposta pelo autor explicita o desafio cultural do(a)
- História | 4. Patrimônio Cultural
A abordagem do patrimônio cultural, centrada nos aspectos técnicos da conservação e da restauração, tende a ocultar a ideia de que a sua preservação é uma pratica social que implica um processo de interpretação da cultura, não apenas material como simbólica, portadora de referencia a identidade, a ação e a memória dos grupos formadores da sociedade.
FONSECA, M. C. L. Para além da pedra e cal. In: ABREU, R.; CHAGAS, M. Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos.
Rio de Janeiro: DP&A, 2003 (adaptado).
A defesa do patrimônio histórico busca valorizar os bens que representam a nossa identidade. Nesse sentido, há manifestações culturais cuja preservação demanda seu reconhecimento como patrimônio imaterial.
Essa concepção de patrimônio expressa-se