Fútbol, pelota, gol, copa, recopa,
partido, promoción, campeonato,
equipo, portería, córner, falta,
quiniela, liga, entrenador y árbitro...
Bastan sólo estos términos precisos,
junto con otros pocos de igual rango,
para hablar de política, de ciencia,
de civismo y de paz con los hispánicos.
Otras palabras hay, pero no constan
más que en algún rincón del diccionario.BADOSA, E. Dad este escrito a las llamas (1971-1973). Barcelona: Barral Editores, 1976.
O texto aproxima elementos culturais distintos na construção poética. Nesse contexto,
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | 07. Reprodução Sexuada nas Plantas
Analise a técnica de cultivo de vegetais indicada na imagem a seguir.
Todo organismo precisa se reproduzir, caso contrário, haveria o desaparecimento de muitas espécies de organismos e a vida na Terra estaria seriamente comprometida. Várias são as técnicas de plantio que podem ser utilizadas pelo homem para fins comerciais, subsistência e manutenção do ecossistema. Além da técnica apresentada na imagem, indique o nome de outras técnicas que podem ser empregadas para a reprodução dos vegetais.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Leia o texto e responda a questão Casa de vô Todo avô toma remédio, usa dentadura e tira soneca depois do almoço. O meu, não. Não toma pílula nem xarope. E, à tarde, fica acordado, brincando comigo. Dentadura? Isso ele usa. Mas, de resto, é diferente. Minha avó também não é igual às outras. Enquanto toda avó borda e faz bolo de chocolate, ela só costura para fazer remendos nas roupas e só cozinha no fim de semana. E quase nunca está em casa. De calça comprida (enquanto todas as avós do mundo usam saia), sai cedinho para trabalhar e nos deixa sozinhos. Daí, o guarda-roupa dela vira elevador. Basta eu entrar e me sentar nas caixas de sapatos para vovô encostar as portas e, como ascensorista, anunciar: — Primeiro andar! Roupas e bonecas. Segundo andar! Balas de goma, móveis e crianças perdidas... A parede da sala é transformada em galeria de arte com pinturas emolduradas em fita-crepe, e o tapete, em tablado de exposição de botões raros, que jamais combinariam com qualquer roupa normal. Ao cair da tarde, na garagem vazia, enquanto o papagaio e os cachorros conversam misturando latidos, uivos e risadas, ele espalha alguns pedacinhos de papel pelo chão. É a brincadeira do Pisei. — Hã? Como assim?, pergunto. Essa é nova. Vovô explica sua invenção: — Memorize onde estão os papéis. Feche os olhos e comece a caminhar. Tente pisar em cima deles. Pode ir perguntando “Pisei?” para facilitar. Ganha o jogo quem pisar em mais pedaços. Eu começo. — Pisei?, pergunto, dando o primeiro passo, apertando os olhos. — Não! — Pisei?, insisto mais uma vez, depois de caminhar um tiquinho. — Não! Ouço um barulho de chaves. Vovó chega, cansada, do trabalho. Diz “Oi”. Sei que é para mim, mas não posso abrir os olhos para responder. É quebra de regra. — Tudo bem, vó? Quer brincar de Pisei? — Agora, não, minha riqueza. Vovó vai descansar. Vovô continua a me guiar, já sentado na cadeira de praia, lendo o jornal. Não vi, mas escutei o barulho dela sendo armada e das folhas nas mãos dele. Sigo. — Pisei? — Pisei? — Pisei? E nada. Sinto meus pés tropeçarem em algo. Abro os olhos. Vovô, a minha frente, de braços abertos, pronto para um abraço de vitória. — Mas eu não pisei em nenhum papelzinho, vô, digo, meio desanimada, mas já engalfinhada e feliz, nos braços dele. — O vento foi levando tudo para o cantinho do portão, ele explica, sorrindo. — E por que o senhor não me avisou? A gente poderia ter colado os pedacinhos no chão e recomeçado... — Porque eu queria que a brincadeira terminasse com você perto de mim. Casa de vô, de Beatriz Vichessi. Nova Escola. Disponível em:
<https://novaescola.org.br/conteudo/4302/casa-de-vo>.
Acesso em: 23 abr. 2017. Adaptado.
Releia o trecho.
— Porque eu queria que a brincadeira terminasse com você perto de mim.
As palavras “eu” e “você” referem-se a quais personagens?
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Antes de falar da cor na decoração, vejamos um pouco a respeito dela: A cor tem sua origem na luz branca, que possui um espectro de sete cores que a formam. Basta lembrar do arco-íris e suas sete cores. Para o ser humano, a percepção das cores pode ir mais além de uma percepção visual. Ela traz sensações de tato (calor ou frio), como também, sensações emocionais relacionadas a experiências passadas armazenadas em nosso cérebro.
As sensações de calor e frio estão relacionadas ao comprimento de onda (lembrando que a luz é uma onda eletromagnética) de cada raio de luz resultante que origina a cor em questão. Assim, quanto menor o comprimento de onda maior a sensação de calor. Das cores do arco-íris, a cor vermelha tem o menor comprimento de onda, o que ocasiona uma maior sensação de calor, e provoca grande excitação nervosa. Já a cor violeta, em situação completamente oposta ao vermelho, tem o maior comprimento de onda e provoca sensações contrárias, ou seja, sensação de frio e menos excitação nervosa, o que pode levar ao relaxamento. Cores intermediárias do espectro levam a sensações de frescor, pois compartilham de parte das duas características citadas acima.
Já as sensações emocionais estão ligadas a processos históricos relacionados às nossas vidas e à evolução humana. Assim, às vezes, temos sensações que estão relacionadas a um tempo do qual nem lembramos mais, mas que, no entanto, continuam ativos de alguma forma em nossas mentes. As cores acabam, também, envolvidas nestas sensações. Claro que estas sensações podem variar de indivíduo para indivíduo, no entanto, elas têm um aspecto de validade geral importante para nós designer de interiores e a todos que trabalham com o assunto, que podem representar o ponto de referência inicial para nossos trabalhos.
Diante de tudo o que foi dito acima, vejamos algumas cores, suas características e algumas sensações ( cores e função na decoração) relacionadas a elas:
Verde: Em tons mais claros pode trazer a sensação de frescor, tranquilidade, esperança e paz. Uma vez que estas sensações sugerem repouso, fica bem em ambientes próprios para esta finalidade.
Azul: Como o verde, pode levar à sensação de frescor ou até mesmo à frieza no caso de ser muito escura, além de provocar o relaxamento. No entanto, o relaxamento pode ser tão intenso que pode ocasionar uma inatividade e consequentemente o tédio e a depressão. Então, é importante escolher a dose certa para o ambiente adotado.
Rosa: Suavidade, calor e acolhimento, romantismo, pureza e leveza. Segundo consta, ela pode ativar relações amorosas. Com relação ao ambiente, basta escolher aquele ao qual desejamos ter estas sensações.
Amarelo: Inclusa nas cores quentes, ela é estimulante, pode provocar a sensação de apetite. Pode ajudar em ambientes nos quais haja a necessidade de concentração e atenção, como salas de estudos e palestras, escritórios, etc.
Vermelho: A mais quente das cores, e que pode levar a sensação de paixão, fome, incômodo, cansaço, e diversas outras sensações positivas e negativas. É uma cor que deve ser avaliada com cuidado para não trazer estresse aos moradores. O ideal é que ela esteja pontuada pelo ambiente ou que esteja em apenas uma parede no caso de um espaço muito pequeno.
Laranja: Originada do amarelo e vermelho, é também, uma cor quente, portanto, apresentando algumas características semelhantes às duas cores, além de influenciar positivamente em processos de criação e estimulação da libido. Ao usar em ambiente é necessário cuidado e avaliação correta de sua funcionalidade, ou seja, em ambientes de descanso pode ser comprometedora.
As características apresentadas envolvem claramente questões humanas subjetivas, e, portanto, podem variar consideravelmente conforme a cultura, ambiente, clima e muitos outros fatores humanos e naturais de uma região. Vemos hoje várias vertentes para estas diversidades. Por exemplo, o Feng Shui, e outras teorias a respeito do assunto, às vezes, colocam-se de forma oposta a alguns dos conceitos apresentados. Como se pode, então, proceder a respeito do assunto? Que cor escolher ou usar? Uma alternativa, no caso, é a seguinte: Primeiro opte pela cor que o morador gosta. Avalie esta cor nos critérios acima colocados.
Caso a cor seja quente lembre-se que as cores frias podem ser usadas para equilibrar esta sensação. Se o espaço for pequeno e a cor extremamente estimulante, use-a de forma pontuada. Se a cor escolhida for excessivamente relaxante, equilibre pontuando com uma cor estimulante. Para escolher cores em um ambiente, verifique sua funcionalidade e procure escolhê-las, baseadas nas sensações acima apresentadas, e dosá-las de forma equilibrada para que não ocorra viés do sentido funcional. É interessante que se faça no máximo o uso de duas ou três cores para não causar um excesso de informação.
Enfim, o critério para avaliação de cores é muito relativo, pessoal e envolve avaliações de situações diversas, o que prolongaria ainda mais este assunto. No entanto, pesquisei alguns sites e deixo aos leitores alguns endereços para que haja mais referências a respeito de cores. Espero, assim, ter contribuído a todos para acrescentar um pouco mais de conhecimento na funcionalidade das cores em uma decoração.
http://marcoscesarinteriores.com.br/?p=42
Converse com a turma sobre a influência das cores em nosso estado emocional, em nosso ânimo. Peça aos alunos que pesquisem a respeito do uso das cores na área da decoração de interiores em livros, quais os esquemas que são utilizados, e para quais ambientes as cores são utilizadas, a pesquisa deverá ser feita em revistas e sites. Abra uma roda de discussão para que todos possam trocar ideias sobre o resultado das pesquisas. Aproveite esse momento para compartilhar o texto acima.
Divida a turma em grupos e proponha depois da conversa sobre o tema pesquisado que cada grupo faça um projeto de decoração de um ambiente específico. Leve alguns temas e sorteie, como por exemplo, um restaurante, um consultório médico, a sala de espera de uma clínica, uma lanchonete, um quarto de hospital, um salão de beleza, a sala de uma casa de campo, uma loja de Shopping Center, uma casa de shows, um bar, uma sala de aula, um supermercado, etc.
Para iniciar o projeto, oriente os alunos a olharem revistas de decoração, mas eles devem seguir as orientações das pesquisas e do texto acima na aplicação das cores. Os desenhos deverão ser feitos em papel tamanho A3, lápis de cor ou tinta aquarela, e os traços de contorno com caneta hidrocor de ponta fina.
Depois dos projetos prontos, cada grupo deverá apresentar o seu trabalho para o restante da turma, onde deve ser justificado o uso das cores de acordo com os ambientes aplicados. Pode haver um espaço para avaliação ao final de cada apresentação onde os alunos poderão se manifestar dando sugestões de alteração.
- Biologia | 07. Taxonomia
Apesar de os animais representados no cladograma compartilharem um mesmo ancestral, eles se caracterizam por distintos padrões de reprodução ou de nutrição dos embriões e descendentes.
Ao longo do processo evolutivo, percebem-se, entre esses animais, perdas e ganhos nos padrões citados que envolvem o(a)
- Biologia | 12.3 Ciclos Biogeoquímicos
Com relação ao que chamamos de sequestro de carbono, é correto afirmar que