Disponível em: www.facebook.com/senadofederal. Acesso em: 9 dez. 2017.
Considerando-se a função social dos posts, essa imagem evidencia a apropriação de outro gênero com o objetivo de
Questões relacionadas
- Física
CAMPO ELÉTRICO CONDUÇÃO DE IMPLUSOS
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Você pode não acreditar
Você pode não acreditar: mas houve um tempo em que os leiteiros deixavam as garrafinhas de leite do lado de fora das casas, seja ao pé da porta, seja na janela.
A gente ia de uniforme azul e branco para o grupo, de manhãzinha, passava pelas casas e não ocorria que alguém pudesse roubar aquilo.
Você pode não acreditar: mas houve um tempo em que os padeiros deixavam o pão na soleira da porta ou na janela que dava para a rua. A gente passava e via aquilo como uma coisa normal.
Você pode não acreditar: mas houve um tempo em que você saía à noite para namorar e voltava andando pelas ruas da cidade, caminhando displicentemente, sentindo cheiro de jasmim e de alecrim, sem olhar para trás, sem temer as sombras.
Você pode não acreditar: houve um tempo em que as pessoas se visitavam airosamente. Chegavam no meio da tarde ou à noite, contavam casos, tomavam café, falavam da saúde, tricotavam sobre a vida alheia e voltavam de bonde às suas casas.
Você pode não acreditar: mas houve um tempo em que o namorado primeiro ficava andando com a moça numa rua perto da casa dela, depois passava a namorar no portão, depois tinha ingresso na sala da família. Era sinal de que já estava praticamente noivo e seguro.
Houve um tempo em que havia tempo.
Houve um tempo.
SANTANNA, A. R. Estado de Minas, 5 maio 2013 (fragmento).
Nessa crônica, a repetição do trecho “Você pode não acreditar: mas houve um tempo em que...” configura-se como uma estratégia argumentativa que visa:
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Leia as informações sobre os equipamentos usados para fazer a previsão do tempo apresentados a seguir.
ERROS E ACERTOS DA METEREOLOGIA
(Fonte: Revista Veja – 11/06/2008)
O maior número mostrado na tabela foi usado para INFORMAR:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Nos últimos meses da escravidão, a divergência entre abolicionistas e antiabolicionistas quase assumiu um caráter de confronto geral. Os capangas dos escravistas organizavam atentados contra líderes abolicionistas. [...] Em São Paulo, em outubro de 1887, 150 cativos, armados, fugiram de uma fazenda paulista, perto de Itu, após derrotar, despir e espancar policiais. Após esse acontecimento, o Clube Militar pediu ao governo imperial para não empregar o exército na captura de cativos e reservá-lo para casos mais graves de ruptura da ordem da nação.
MAESTRI, M. O escravismo no Brasil. SP: Atual, 1994. p.102-103.
O texto refere-se ao processo da abolição da escravidão no Brasil, no final do século XIX. Um fator determinante para esse processo foi
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
Um dos processos usados no tratamento do lixo é a incineração, que apresenta vantagens e desvantagens. Em São Paulo, por exemplo, o lixo é queimado a altas temperaturas e parte da energia liberada é transformada em energia elétrica. No entanto, a incineração provoca a emissão de poluentes na atmosfera.
Uma forma de minimizar a desvantagem da incineração, destacada no texto, é: