Uma solução foi preparada misturando-se 50 gramas de um sal em 500 g de água. Considerando-se que o volume da solução é igual a 500 mL, a densidade dessa solução em g/mL será de
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- Espanhol - Fundamental | 3.01 Artículos y Contracciones (Artigos e Contrações)
Complete a oração: ____ bueno es que no cuesta nada.
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
(IFPE) Uma forma de tratamento da insuficiência renal é a diálise, que funciona como substituta dos rins, eliminando as substâncias tóxicas e o excesso de água do organismo. Há duas modalidades de diálise: a hemodiálise e a diálise peritoneal. Na diálise peritoneal, um cateter é colocado no abdome do paciente, através do qual é introduzida uma solução polieletrolítica. Uma determinada solução para diálise peritoneal apresenta, em cada 100 mL de volume, 4,5 g de glicose (C6H12O6) e 0,585 g de cloreto de sódio (NaCl).
Dados: Massa molar (g / mol): C = 12, H = 1, O = 16, Na = 23 e Cl = 35,5
Assinale a alternativa com as concentrações em mol/L da glicose e do cloreto de sódio, respectivamente, na solução para diálise peritoneal acima descrita.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto para a questão. Conversas iluminadas Tem coisa mais xarope do que faltar luz? Outro dia estava terminando de escrever um texto e não consegui concluí-lo: o céu enegreceu, trovões começaram a espocar e foi-se a energia da casa. Eram 15 h 10 da tarde. A luz só voltou às 20 h. Fiquei com aquele pedaço de dia sem poder trabalhar. Então bati à porta do quarto da minha filha e percebi que ela também estava à toa, sem conseguir desfrutar da companhia inseparável do seu laptop . Ficamos as duas ali nos queixando do desperdício de tempo, até que nos jogamos em sua cama e começamos a conversar. Que jeito. Conversamos sobre os sonhos que ela tem para o futuro, e eu contei os que eu tinha na idade dela, e de como a vida me surpreendeu desde lá até aqui. E ela me divertiu com umas ideias absurdas que só podiam mesmo sair de sua cabeça inventiva, e eu ri tanto que ela se contagiou e riu muito também de si mesma. Então ela me falou sobre uma peça de teatro que foi assistir quando eu estive viajando, e ela disse que eu teria adorado, e combinamos de ir juntas na próxima vez que o ator voltar a Porto Alegre. Aí eu contei o que fiz durante essa viagem que me impediu de estar com ela no teatro, e vimos as fotos juntas. Então foi a vez de ela me apresentar o novo disco da Lady Gaga (pelo celular), e ela me convenceu de que existe muito preconceito com essa cantora que, em sua opinião, é revolucionária, e eu escutei umas sete músicas e não gostei tanto assim, mas reconheci ali um talento que eu estava mesmo desprezando. Então foi a minha vez de tocar pra ela uma música que eu adoro e ela fez uma careta, e concluí que a careta era eu. E rimos de novo, e conversamos mais um tanto, e então fomos para a cozinha comer um resto de salada de fruta que estava a ponto de estragar naquela geladeira sem vida, já que a luz ainda não havia voltado. Será que não havia voltado mesmo? Engraçado, fazia tempo que não passava uma tarde tão luminosa. Quando por fim a luz voltou, voltei também eu para o computador, e voltou minha filha para seu Facebook, e só o que se escutava pela casa era o barulho das teclas escrevendo para seres invisíveis – falávamos com quem? Com o universo alheio. E tive então um insight : tem, sim, coisa mais xarope do que faltar luz. É ficarmos reféns da tecnologia, deixando de conversar com quem está ao nosso lado. Se é preciso que a energia elétrica seja cortada para resgatar a energia humana, que seja, então. Não em hospitais, não em escolas, mas dentro de casa, uma horinha por semana: não haveria de causar um estrago tão grande. Se acontecer de novo, prometo não reclamar para a CEEE*, desde que não demore tanto para voltar a ponto de estragar os alimentos na geladeira e que seja suficiente para me alimentar da clarividência e brilho de um bom papo. MEDEIROS, Martha. Porto Alegre: Jornal Zero Hora, 15 dez. 2013. *Companhia Estadual de Energia Elétrica – Rio Grande do Sul
O trecho “Então foi a minha vez de tocar pra ela uma música que eu adoro e ela fez uma careta” representa:
- Matemática - Fundamental | 14. Ordem Crescente e Decrescente
As placas dos automóveis são formadas por três letras e quatro algarismos, como o exemplo a seguir. Para esta questão, considere apenas os algarismos.
Qual é o maior número que se pode escrever usando esses algarismos sem repeti-los?
- Matemática - Fundamental | 05. Interpretando tabelas e gráficos
Para comemorar o aniversário de uma escola, a comunidade de alunos e professores preparou a decoração da festa que seria realizada. Todas as turmas de alunos produziram objetos de decoração usando sucata. A turma que produziu mais objetos recebeu, como prêmio, uma viagem a um hotel-fazenda.
Analise o gráfico que apresenta os dados sobre a produção de todas as turmas do Ensino Fundamental.
Com base nos dados apresentados, pode-se afirmar que