O sangue é uma mistura heterogênea em que, para se separar seus componentes sem danificá-los, realiza-se uma
Questões relacionadas
- Física | 2.6 Hidrostática
(ACAFE) Um homem de 80 kg entrou em um tanque com água utilizando pernas de alumínio fundido. As pernas de alumínio são cilíndricas, de comprimento 40 cm e massa de 10 kg cada uma e estão totalmente submersas, conforme a figura.
Considere a densidade do alumínio de 2,5 g/cm³ a densidade da água de 1 g/cm³, e a gravidade de 10 m/s².
A pressão, em N/m², que uma das pernas de alumínio aplica na base do tanque é:
- Matemática - Fundamental | 08. Polígonos
Os ângulos externos de um polígono regular medem 20º. Marque a opção que apresenta o número correto de diagonais desse polígono.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 2.1 Palavra e Os Sentidos/Família de Ideias
Leia os textos para responder à questão. Texto 1 Curupira e Caipora Quem maltrata a natureza
Vai despertar toda a ira
Da criatura selvagem
Que se chama Curupira,
E se perderá na mata
Quem acha que isso é mentira! Esse verdadeiro herói,
Com pés virados pra trás,
Protege a natureza,
Árvores e animais
De qualquer humano intruso
Que venha tirar-lhe a paz. As pegadas invertidas
Servem para confundir,
Pois os caçadores voltam
De onde devem seguir
E isso deixa o Curupira
Quase morrendo de rir. Antes que uma chuva forte
Desabe com violência,
Ele ronda cada árvore
E, na maior paciência,
Bate o tacape no tronco
Pra testar a resistência. O seu primo Caipora,
Um peludo índio anão,
Monta um porco-do-mato
E o ajuda na missão
De fiscalizar quem entra
Na mata sem permissão. Quando um assobio agudo
Ecoa pela floresta,
A natureza agradece
Fazendo uma grande festa,
Pois sabe que alguém vigia
O muito pouco que resta. Mario Bag, Mitos e Lendas do Folclore do Brasil. Paulinas Editora.
Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/curupira-e-caipora/>. Acesso em: 19 jan. 2016. Texto 2 Boitatá No folclore brasileiro, o Boitatá é uma gigantesca cobra de fogo que protege os campos contra aqueles que o incendeiam. Vive nas águas e pode se transformar também numa tora em brasa, queimando aqueles que põem fogo nas matas. Marcelo Duarte, O guia dos curiosos. São Paulo: Cia. Das Letras, 1999. Adaptado.
Enunciado:
No texto 1, “Curupira e Caipora”, a palavra intruso (2ª estrofe) pode ser substituída, mantendo o mesmo sentido, por
- Química | 2.8 Radioatividade
(UNIDERP)
A imagem por emissão de pósitrons inicia com a aplicação de um traçador metabolicamente ativo, uma molécula biológica que carrega um isótopo emissor de pósitrons, como 11C, 13N, 15O e 18F. Em alguns minutos, o isótopo se acumula em uma área do corpo com que a molécula tem afinidade. A glicose rotulada com 11C, com meia-vida de 20 minutos, acumula-se no cérebro, funcionando como fonte primária de energia. O isótopo radioativo, então, decai por emissão de pósitron, que emitido colide com um elétron livre normalmente antes de atravessar 1,0mm do ponto de emissão. A interação das duas partículas resulta na conversão de matéria em energia na forma de radiação gama, γ, com energia total de 2,0.512keV. Esses raios gama de alta energia emergem do ponto de colisão em direções opostas e são detectados através desses aparelhos em volta do paciente.
A partir dessas informações e com base nos conhecimentos sobre radiação, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) A amostra do radioisótopo 11C perde a metade da sua atividade radioativa em 20 minutos.
( ) As emissões beta, β−, tem carga − 1 e uma massa desprezível em comparação com as massas de prótons e nêutrons.
( ) Quando um radioisótopo emite radiação alfa, α, o número atômico diminui em uma unidade e o número de massa permanece o mesmo.
( ) As partículas beta, β, podem penetrar na pele, causando queimaduras, mas são barradas antes de atingirem os órgãos mais internos do corpo.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a:
- Geografia | B. Blocos Econômicos
Com um mundo globalizado e com trocas de fluxos cada vez mais intensas, o surgimento de blocos econômicos para facilitar os acordos entre as nações é cada vez mais necessário. Sobre os blocos econômicos, pode-se afirmar que:
I – O NAFTA (Tratado Norte-Americano de Livre-Comércio), foi assinado pelos Estados Unidos, Canadá e México e entrou em vigor em 1994. O NAFTA propõe uma zona de livre comércio que tem como objetivo a liberação do fluxo de mercadorias e de capitais dentro do bloco.
II – A UE (União Europeia) é um bloco econômico que adota o mercado comum que visa a integração total dos países membros com a padronização de legislação, livre circulação de pessoas e de mercadorias. A UE, em 1999, passou a adotar o Euro como moeda única, tendo sido adotado por todos os Estados membros.
III – O MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) foi criado por meio de assinatura do Tratado de Assunção, em 1991. O objetivo Inicial era estabelecer uma união aduaneira. Com a criação de uma Tarifa Externa Comum (TEC), após assinatura do Protocolo de Ouro Preto, o bloco econômico passou a ser uma zona de livre comércio.
IV – A SADC (Comunidade de Desenvolvimento da África Austral) foi criada em 1992 para assegurar a cooperação e o desenvolvimento na região austral do continente Africano. Em 2008, foi lançada a Área de Livre-Comércio da SADC, e, desde então, vem se ampliando a lista de produtos com tarifa zero.
Das afirmações acima estão corretas apenas