A imagem abaixo representa a flor de lótus.
Essa flor inspirou o desenvolvimento de
Questões relacionadas
- Física
Um recipiente cilíndrico de raio R e eixo vertical contém álcool até uma altura H. Ele possui, à meia altura da coluna de álcool, um tubo de eixo horizontal cujo diâmetro d é pequeno comparado à altura da coluna de álcool, como mostra a figura. O tubo é vedado por um êmbolo que impede a saída de álcool, mas que pode deslizar sem atrito através do tubo. Sendo m a massa específica do álcool, a magnitude da força F necessária para manter o êmbolo em sua posição é:
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Observe o esquema do ciclo da água em uma região de floresta e responda à questão.
Enunciado:
No esquema do ciclo da água, a passagem em que a água está passando do estado líquido para o gasoso está corretamente descrita na alternativa:
- Geografia - Fundamental | 02. Cuidados com a natureza e seus recursos
Uma cidade sustentável é aquela que gere suas políticas públicas e de desenvolvimento tendo em mente a preservação do meio ambiente e o uso consciente de seus recursos naturais. Não há nenhuma cidade no mundo que possa ser considerada 100% sustentável, mas há sim vários exemplos de medidas tomadas que visam chegar o mais próximo possível desse objetivo.
1. O que é sustentabilidade para você?
2. Como você pode contribuir para que a cidade em que vive seja sustentável?
3. Procure saber qual cidade do mundo se destaca pelos cuidados com o meio ambiente, dando exemplo do que ela faz para garantir a sustentabilidade.
- Geografia - Fundamental | 05. Composição e Diversidade da Sociedade Local
Existem no Brasil diferentes tipos de escolas. Um exemplo é a escola indígena, que se localiza nas aldeias e contribui para a manutenção da cultura do seu povo.
Disponível em: http://euladiaguilherme.blogspot.com/2010/07/educacao-indigena-e-etnomatematica.html. Acessado em 01/10/2011.
A partir da observação da imagem, escreva uma semelhança entre a escola indígena e a escola em que você estuda.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
. Leia o texto a seguir para responder às questões.
A língua portuguesa é a língua oficial de aproximadamente 280 milhões de pessoas no mundo.
Apesar de sermos todos falantes de português, existem muitas diferenças entre o modo de falar a língua em cada país e mesmo dentro de um mesmo país. No Brasil, percebe-se bem isso pelas diferentes palavras usadas e nas diferenças de sotaque entre as várias regiões. A língua é dinâmica, sempre transformada pelos falantes.
Os portugueses falam mais fechado que os brasileiros e usam palavras tão diferentes para o nosso ouvido! Quer ver?!
Você já comeu uma “bifana” ou um “prego”? Sabe o que é?
Uma “bifana” é um bife de porco no pão e um “prego”, um bife de vaca no pão. “Banheiro” é aquele homem que trabalha como salva-vidas na praia, também chamado de “nadador-salvador”. Para ir ao banheiro, vá à “casa de banho”
Para as compras convém saber que as calcinhas femininas são “cuecas” e camisolas (aquelas que as mulheres usam para dormir) são “camisas”. Um maiô ou uma sunga é um “fato de banho”. Se tiver um corte no dedo e precisar de band-aid, peça “pensos”. Outro dia uma senhora portuguesa contou que pediu à vendedora: “Eu queria ver aquela carteira da montra”. E não a entenderam… E o que ela queria era “Eu quero ver aquela bolsa da vitrine”
Quando falamos “quase” a mesma língua, geralmente não sabemos qual palavra utilizar no lugar daquela que a gente conhece para sermos bem compreendidos.
REIS, Lyria. Disponível em: <www.brasileiraspelomundo.com/nossa-lingua-portuguesa-43122353>. Acesso em: 16 jul. 2018.
Você já parou para pensar que saber usar a língua portuguesa é como saber vestir a roupa adequada para uma ocasião específica?
Hein?! Como assim?
Não é possível chegar a uma festa chique vestindo bermuda e camiseta nem sair no frio com uma roupa própria para o calorão. Ambas as situações nos causam estranheza pelo fato das pessoas estarem vestindo roupas inadequadas para as ocasiões em que se encontram. O mesmo ocorre com o uso da língua portuguesa.
a) Podemos dizer que quem tem um jeito de falar diferente fala errado?
b) Você concorda com a afirmação de que saber usar a língua portuguesa é como saber vestir a roupa adequada para uma ocasião específica? Justifique.
c) É possível usar expressões e gírias populares em textos orais ou escritos a quaisquer pessoas? Justifique sua resposta.
d) A língua que falamos é sempre muito dinâmica, ou seja, está sempre em movimento e, por isso, se modifica de um lugar para o outro, de tempos em tempos, de acordo com o grupo social. Quais palavras e expressões são comuns na sua região e que diferem da linguagem de outros lugares?
e) Que nome você dá para “bifana” e “prego”?