Leia a reportagem a seguir e responda a questão.
Índios utilizam internet para divulgar cultura
Uma vitrine infinita, para todo o mundo ver que sim, existem índios em Pernambuco. Assim é a internet para os povos nativos do Estado, que vêm explorando a rede e usando todas as suas ferramentas para mostrar ao mundo a realidade das aldeias indígenas. Um dos principais instrumentos na conquista do espaço virtual é o projeto Índios Online do Governo que nasceu com o intuito de divulgar a cultura indígena a partir das próprias aldeias.
“Os livros de história têm uma visão deturpada do índio, com o Índios Online, nós podemos mostrar o que é o índio de verdade”, conta Alexandre, coordenador do projeto. Ele diz que o projeto consiste em um ponto de presença de internet com cinco computadores instalados nas aldeias e geridos pelos próprios índios.
Além dos desafios de manter um centro de informática, os índios ainda enfrentam o preconceito dos não-índios. “Nossa internet é o único ponto da região. Isso gera uma certa inveja dos moradores da cidade. Eles ficam até chateados quando descobrem que eu tenho internet", diz a estudante Tânia Silva, 26 anos, conhecida na aldeia como Lian.
“O maior problema que os índios enfrentam na inclusão digital é o preconceito social. Muitos não-índios querem que o índio se mantenha desinformado e longe da tecnologia. Justamente porque coisas como a internet fortalecem o cotidiano da aldeia”, afirma o presidente da associação de rizicultores dos índios truká, em Cabrobó, Moseni Araújo Sá.
http://www2.uol.com.br/JC/sites/indios/digital.html
“Os livros de história têm uma visão deturpada do índio, com o Índios Online, nós podemos mostrar o que é o índio de verdade”, conta Alexandre, coordenador do projeto.
Qual a crítica presente na fala de Alexandre?