(UFMG) A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, instituída pelo Ministério da Saúde do Brasil, vem-se revelando uma das mais abrangentes dirigidas à população dessa faixa etária. Além da vacina contra a gripe, os postos de saúde estão aplicando, também, a vacina contra pneumonia pneumocócica.
É correto afirmar que essas vacinas protegem porque
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia a receita a seguir.
Suco nutritivo
1 limão sem casca picado |
1 maço de folhas de beterraba com talos
1 litro de água
Açúcar ou rapadura a gosto para adoçar.
Bater juntos no liquidificador, coar e servir.
Esse suco é rico em vitamina C, ferro e é delicioso.
Esse suco não é usual em nossa alimentação, mas pode ser útil para combater a desnutrição de crianças e adultos.
Explique por que esse suco pode contribuir para a saúde e o combate à desnutrição.
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Read the text and answer the question.
Kids' Predictions for Our Future
Spot the Nanodog asked fifth-graders at Elon Elementary School in North Carolina to write what they think the future will bring. […]
Ross S. - Teleportation; hologram TV; tastebud scanners that tell you what you want to eat; sea suits that go below 100,000,000 feet; Rocket boots.
Barrington L. - Soon to come: Time machines. Flying cars. Jet packs that really work and are easy to use.
Jacob T. - Robots doing all the chores; flying cars; everything is free because we can make it out of thin air with special machines.
Natalie K. - When grocery shopping, everything in the buggy will ring itself up. No more car accidents and less traffic because cars will fly. Available at: http://www.elon.edu/e-web/predictions/kidzone/yourfuture.xhtml. Accessed on: March 18th, 2013.
Enunciado:
Choose the correct item.
The children who say that cars will fly are
- História - Fundamental | 04. O tempo na história
Leia o texto e responda à questão.
O PASSADO QUE NÃO ESTÁ NOS LIVROS DE HISTÓRIA
Seu José Soares Pontes tem 77 anos e foi condutor de bondes em Santos, no litoral paulista, nas décadas de 1950 e 1960. Convidado pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Therezinha Pimentel, foi conversar com crianças que pesquisavam os primórdios do morro São Bento, onde vivem e por onde bondes circulavam antigamente. Apesar de contar com pouquíssimos dados escritos sobre o bairro, no encontro de gerações a turma descobriu que o morro tem uma história que pode ser contada por quem já viveu mais. E o simpático senhor se sentiu útil por saber que sua trajetória de vida é fonte de conhecimento para os mais novos. (...) Onde mais a experiência de vida do condutor de bondes poderia ser conhecida senão entre seus familiares e amigos? Relatada para mais de 80 crianças, ela agora está perpetuada no acervo da escola e na exposição de fotos e textos exibidos em painéis aberta aos moradores do bairro. (...) O bairro e a cidade, segundo os moradores Foi difícil para a Escola Municipal Therezinha Pimentel, em Santos (SP), encontrar informações sobre o bairro onde está instalada. (...) Um convite para que dona Maria Alexandre Fernandes visitasse a turma abriu a todos uma janela do passado. Avó de uma aluna, dona Maria, de 68 anos, é bordadeira desde os 7. "Aprendi o ofício com minha mãe, uma imigrante que trabalhava dia e noite para sustentar a casa." Além de descrever sua arte para a garotada, ela falou sobre a chegada e a vida dos portugueses que ocuparam o bairro no começo do século XX. Assim como o condutor de bondes José, a bordadeira Maria também faz parte da historia do morro São Bento. "A classe ficou muito curiosa para saber como eram e o que faziam as crianças daqui antigamente", conta a professora Marta. "Mas todos aprenderam mais do que os costumes de uma época. Descobriram que o bairro em que moram tem história, da qual eles participam", completa. (...)
Disponível em <http://revistaescola.abril.com.br/historia/fundamentos/passado-nao-esta-livros-historia-423062.shtml> Acesso em 10/12/2009
"Mas todos aprenderam mais do que os costumes de uma época. Descobriram que o bairro em que moram tem história, da qual eles participam."
De que forma as pessoas participam da história de um lugar?
- Química | A. Equilíbrio Químico
O monóxido de carbono, formado na combustão incompleta em motores automotivos, é um gás extremamente tóxico. A fim de reduzir sua descarga na atmosfera, as fábricas de automóveis passaram a instalar catalisadores contendo metais de transição, como o níquel, na saída dos motores.
Observe a equação química que descreve o processo de degradação catalítica do monóxido de carbono:
Com o objetivo de deslocar o equilíbrio dessa reação, visando a intensificar a degradação catalítica do monóxido de carbono, a alteração mais eficiente é:
- Matemática - Fundamental | 11. Figuras Geométricas Planas
Gabi pegou uma folha de cartolina retangular de 40 cm por 20 cm e dividiu-a em cinco partes: dois quadrados e três retângulos. Unindo as cinco partes com fita adesiva, ela montou uma caixa sem tampa. A figura 1 mostra a cartolina dividida e a figura 2 mostra a caixa montada.
O volume da caixa montada por Gabi é igual a: