(CEFSA) Furanos e dioxinas são substâncias caracterizadas pela presença de cloro ou bromo em suas moléculas. Estudos recentes sobre a toxicidade dessas substâncias sobre o aparelho reprodutor em ratas revelaram redução dos níveis de estrógenos e FSH (hormônio folículo-estimulante).
Assim, sobre essas fêmeas, pode-se afirmar que
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | Habilidade 2
BRASIL. Ministério da Saúde. 2009 (adaptado).
O texto tem o objetivo de solucionar um problema social:
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia(UNEB) A Terra recebe continuamente do Sol energia equivalente a 1,3 kW/m² e em torno de 30% dessa energia é refletida pela atmosfera, não alcançando a superfície do planeta. Sabendo-se que a radiação solar incide perpendicularmente sobre uma área plana de oito hectares de plantio de capim-elefante e que um hectare é igual a um hectômetro quadrado, pode-se afirmar que a energia absorvida pelo capim-elefante, em 10h de insolação, é aproximadamente igual, em kWh, a
- Matemática - Fundamental | 01. Conjuntos Numéricos
Na reta numérica a seguir, cada unidade está dividida em duas partes iguais.
O número representado pela expressão a . (– b) localiza-se, nessa reta,
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
(IFSUL) O sequestro das palavras
Gregório Duvivier
Vamos supor 1que toda palavra tenha uma vocação primeira. A palavra mudança, por exemplo, nasceu filha da transformação e da troca, e desde pequena 2servia para descrever o processo de mutação de uma coisa em outra
coisa que não deixou de ser, na essência, a mesma coisa 3– quando a coisa é trocada por outra coisa, não é mudança, é substituição. A palavra justiça, por exemplo, brotou do casamento dos direitos com a igualdade (sim, foi
um ménage): 4servia para tornar igual aquilo que tinha o direito de ser igual 5mas não estava sendo tratado como tal.
6No entanto as palavras cresceram. E, assim como as 7pessoas, 8foram sendo contaminadas pelo mundo __________ sua volta. As palavras, 9coitadas, não sabem escolher amizade, não sabem dizer não. A liberdade, por
exemplo, é dessas palavras que só dizem sim. Não nasceu de ninguém. Nasceu contra tudo: a prisão, a dependência, o poder, o dinheiro 10– mas não se espante se você vir __________ liberdade vendendo absorvente,
desodorante, cartão de crédito, empréstimo de banco. A publicidade vive disso: dobrar as melhores palavras sem pagar direito de imagem. Assim, você 11verá as palavras ecologia e esporte juntarem-12se numa só para criar o
EcoSport 13– existe algo menos ecológico ou esportivo que um carro14? Pobres palavras. Não 15tem advogados. Não precisam assinar termos de autorização de imagem. Estão aí, na praça, gratuitas.
Nem todos aceitam que as palavras 16sejam sequestradas ao bel-prazer do usuário. A 17política é o campo de guerra onde se 18disputa a posse das palavras. A “ética”, filha do caráter com a moral, transita de um lado para o
outro dos conflitos, assim como a Alsácia-Lorena, e não sem guerras sanguinárias. Com um revólver na cabeça, é obrigada __________ endossar os seres mais amorais e sem caráter. A palavra mudança, que sempre andou com
__________ esquerdas, foi sequestrada pelos setores mais conservadores da sociedade 19– que fingem querer mudar, quando o que querem é trocar 20(para que não se mude mais). 21A Justiça, coitada, foi cooptada por quem
atropela direitos e desconhece a igualdade, confundindo-a o tempo todo com seu primo, o justiçamento, filho do preconceito com o ódio.
Já a palavra impeachment, recém-nascida, filha da democracia com a mudança, 22está escondida num porão: 23emprestaram suas 24roupas __________ palavra golpe, que desfila por aí usando seu nome e seus documentos.
Enquanto isso, a palavra jornalismo, coitada, agoniza na UTI. As palavras não lutam sozinhas. É preciso lutar por elas.
Texto publicado em 21 mar. 2016. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/gregorioduvivier/2016/03/1752170-o-sequestro-das-palavras.shtml. Acesso em: 06 abr. 2016.
Quanto ao emprego dos verbos no texto “O sequestro das palavras”, é correto afirmar que:
- Sociologia - Fundamental | 4. Grupos e Instituições Sociais
(Unioeste 2009) Leia a letra de música a seguir:
Família (Arnaldo Antunes /Toni Bellotto - Titãs)
Família! Família!
Papai, mamãe, titia
Família! Família!Almoça junto todo dia
Nunca perde essa mania...
Mas quando a filha
Quer fugir de casa
Precisa descolar um ganha-pão
Filha de família se não casa
Papai, mamãe
Não dão nem um tostão...
Família êh! Família ah!
Família! oh! êh! êh! êh!
Família êh! Família ah!
Família!...
Família! Família!
Vovô, vovó, sobrinha
Família! Família!
Janta junto todo dia
Nunca perde essa mania...
Mas quando o nenê
Fica doente
Uô! Uô!
Procura uma farmácia de plantão
O choro do nenê é estridente
Uô! Uô!
Assim não dá prá ver televisão...
Família êh! Família ah!
Família! oh! êh! êh! êh!
Família êh! Família ah!
Família! hiá! hiá! hiá!...
Família! Família!
Cachorro, gato, galinha
Família! Família!
Vive junto todo dia
Nunca perde essa mania...
A mãe morre de medo de barata
Uô! Uô!
O pai vive com medo de ladrão
Jogaram inseticida pela casa
Uô! Uô!
Botaram cadeado no portão...
Família êh! Família ah!
Família!Família êh! Familia ah!Família! oh! êh! êh! êh!Família êh! Família ah!Família! hiá! hiá! hiá!...Com base na letra de música Família e nos seus conhecimentos sobre o tema, pode-se afirmar queI. A família continua sendo uma instituição social valorizada em nossa sociedade.II. A família descrita na música é extensa e monogâmica.III. A família descrita na música é de um tipo alternativo, fora dos padrões tradicionais.IV. Na família os papéis sociais são muito bem definidos.Assinale a alternativa que contempla as afirmativas corretas