(FGV) Baseados na análise de pesquisas e nos dados de várias Pnad (Pesquisa Nacional de Analise de Domicílios) sobre o mercado de trabalho nos últimos 20 anos, o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) lançou, em outubro de 2013, um relatório com informações precisas sobre o trabalho no Brasil. Entre as informações apontadas, destaca-se que:
Questões relacionadas
- Sociologia | 6 Sociologia Brasileira
(Enem) Em sociedade de origens tão nitidamente personalistas como a nossa, é compreensível que os simples vínculos de pessoa a pessoa, independentes e até exclusivos de qualquer tendência para a cooperação autêntica entre os indivíduos, tenham sido quase sempre os mais decisivos. As agregações e relações pessoais, embora por vezes precárias, e, de outro lado, as lutas entre facções, entre famílias, entre regionalismos, faziam dela um todo incoerente e amorfo. O peculiar da vida brasileira parece ter sido, por essa época, uma acentuação singularmente enérgica do afetivo, do irracional, do passional e uma estagnação ou antes uma atrofia correspondente das qualidades ordenadoras, disciplinadoras, racionalizadoras.
HOLANDA, S. B. Raízes do Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1995.
Um traço formador da vida pública brasileira expressa-se,segundo a análise do historiador, na :
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(UEFS) Considere dois blocos metálicos, um de chumbo e outro de alumínio, cada um com massa igual a 200,0g, colocados num béquer com água, e o conjunto em equilíbrio com a temperatura ambiente de 20°C. Introduzindo-se um termômetro no béquer, que se encontra ao nível do mar, o sistema é levado ao fogo e, depois de algum tempo, a temperatura da água para de subir.
Admitindo-se que o calor específico do chumbo e o do alumínio, considerados constantes na faixa de temperatura, são, respectivamente, 0,03 cal/g.°C e 0,21 cal/g.°C, é correto afirmar que a razão entre a quantidade de calor absorvido pelo bloco de alumínio e a quantidade de calor absorvida pelo bloco de chumbo é igual a
- Física | A. Escalar
Em 1994 o mundo viu a apresentação do carro mais rápido do mundo, o Gillet, que alcança velocidade de 250 km/h. Partindo do repouso, em apenas 3,0 segundos atinge velocidade de 90 km/h. Atualmente vários carros superam facilmente a velocidade máxima do Gillet. O Bugatti Veyron, por exemplo vai do repouso a 108 km/h em incríveis 2,5 segundos durante uma arrancada.
No automobilismo as acelerações dos carros é comumente medida em relação a aceleração da gravidade (g), dessa forma, a aceleração que o Bugatti Veyron é capaz de desenvolver durante uma arrancada é de aproximadamente
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(UERJ) Considere a ilustração abaixo, de uma célula animal com padrão diploide de seis cromossomos, ou seja, 2n = 6, em divisão celular. A partir da ilustração, observa-se a ocorrência do seguinte processo:
- Matemática | 12.2 Arcos e Ciclos
(EFOMM) Determine o comprimento do menor arco AB na circunferência de centro O, representada na figura a seguir, sabendo que o segmento OD mede 12 cm os ângulos COD=30º e OAB=15º e que a área do triângulo CDO é igual a 18cm2.