Acerca da localização geográfica da cidade de Roma na Antiguidade, podes afirmar que:
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 02. Arte e Identidade
Tramas do Brasil
Materiais
- Computadores para pesquisa
- Papéis para anotações
- Cartolina e canetinha preta
Atividade
- Divida a turma em 6 grupos;
- Cada grupo deverá pesquisar os padrões de estampa nos trabalhos feitos em fibra por cada um dos povos indígenas indicados abaixo;
- Em seguida, devem reproduzir na cartolina os padrões encontrados;
- Posteriormente, devem pesquisar o contexto da tribo, o local, a população e alguma curiosidade do povo indígena junto com a estampa para a turma;
- Após o término das apresentações, cubra uma parede da sala ou um corredor da escola com as estampas em exposição e faça uma roda de conversa para abordarem as diferenças e semelhanças encontradas entre os padrões.
Povos indicados e links com imagens para pesquisa:
1 - Povo WaiWai: <http://www.amoakonoya.com.br/index.php?l=en&s=arte&som=off&peca=41>; <https://pib.socioambiental.org/pt/povo/waiwai>. Acesso em: 05 mar. 2017.
2- Povo Kaiabi: <http://www.amoakonoya.com.br/index.php?l=en&s=arte&som=off&peca=44>; <https://pib.socioambiental.org/pt/povo/kaiabi>. Acesso em: 05 mar. 2017.
3 - Povo Tiriyó: <http://prodocult.museudoindio.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=166&Itemid=273>; <https://pib.socioambiental.org/pt/povo/tiriyo>. Acesso em: 05 mar. 2017.
4 - Povo Tiriyó: <http://www.iande.art.br/boletim010.htm>; https://pib.socioambiental.org/pt/povo/wayana. Acesso em: 05 mar. 2017.
5 - Povo WaimiriAtroari: <http://www.iande.art.br/trancado/caixa/waimiripakra040916.htm>; <https://pib.socioambiental.org/pt/povo/waimiri-atroari/695>. Acesso em: 05 mar. 2017.
6 - Povo WaimiriAtroari: <http://www.iande.art.br/trancado/cozinha/saterepeneira040315.htm>; <https://pib.socioambiental.org/pt/povo/satere-mawe>. Acesso em: 05 mar. 2017.
- Matemática | 09. Probabilidade
Em uma reserva florestal existem 263 espécies de peixes, 122 espécies de mamíferos, 93 espécies de répteis, 1 132 espécies de borboletas e 656 espécies de aves.
Disponível em: http:www.wwf.org.br. Acesso em: 23 abr. 2010 (adaptado).
Se uma espécie animal for capturada ao acaso, qual a probabilidade de ser uma borboleta?
- Ciências - Fundamental | 06. Nutrição do corpo humano
Texto base:
Leia o texto. Para crescer com saúde, é necessário, entre diversas coisas, que a criança se alimente bem. Vale lembrar que comer muito somente uma coisa não significa que se está comendo de forma correta. Uma boa alimentação é aquela em que as pessoas comem de tudo um pouco. Nenhum alimento sozinho possui todos os nutrientes que nosso corpo precisa e, assim, é necessário variar os alimentos que comemos. Devemos acrescentar na nossa dieta, todos os dias, alimentos como frutas, verduras, folhas, grãos (como o feijão, milho, arroz, soja e lentilha), leite e carne. Além disso, é bom sempre bebermos líquidos, como água, sucos e chás. Disponível em: <http://escolakids.uol.com.br/alimentacao.htm>. Acesso em: 19 jun. 2017.
Enunciado:
Com base na leitura do texto, qual exemplo de alimentação caracteriza um hábito benéfico à saúde?
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
A natureza predatória do desmatamento da Amazônia mostra-se no fato de que, com seus 750 mil km2 de área desmatada, a região contribui com 14,5% do valor do produto agropecuário brasileiro. São Paulo tem área agrícola de 193 mil km2 e entra com 11,3% da produção nacional.
(Ricardo Abramovay. Amazônia, 2019. Adaptado.)
Os dados apresentados no excerto contribuem para colocar em xeque
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Read the dialogue. Number the balloons in the picture.
- Hello, everyone! Here are three new students in our school.
- Hi, my name’s Dandara.
- Hi, everyone! I’m EB.
- Hello! My name’s Mateus. Call me Matt, OK?
- Nice to meet you! Welcome to our school!
- Nice to meet you, too.
- Welcome!