A pele humana, quando está bem hidratada, adquire boa elasticidade e aspecto macio e suave. Em contrapartida, quando está ressecada, perde sua elasticidade e se apresenta opaca e áspera. Para evitar o ressecamento da pele é necessário, sempre que possível, utilizar hidratantes umectantes, feitos geralmente à base de glicerina e polietilenoglicol:
A retenção de água na superfície da pele promovida pelos hidratantes é consequência da interação dos grupos hidroxila dos agentes umectantes com a umidade contida no ambiente por meio de
Questões relacionadas
- Geografia | A. Globalização
Com tanta espionagem à solta, governantes sofrem para ter um smartphone, acessível aos cidadãos comuns, mas problemático para líderes políticos. O aparelho é também um potencial rastreador preciso, capaz de localizar o chefe de Estado no mapa e gravar as conversas mesmo sem estar fazendo uma chamada.
Tentação e risco na forma de um smartphone. O Globo, 26 out. 2013 (adaptado).
A situação retratada problematiza o uso dessa tecnologia em relação ao(à)
- Biologia | 11.8 Sistema Sensorial
(FATEC) Quando pensamos em comunicação, lembramo-nos da fala e da escrita, que são modos humanos de trocar informações. Os animais podem não ser capazes de falar ou dominar técnicas de linguagens avançadas, mas eles certamente possuem outros meios de se comunicar. O som da baleia, o uivo dos lobos, o coaxar dos sapos, o piar dos pássaros e até mesmo a dança agitada das abelhas ou o abanar de rabo de cachorros estão entre as diversas formas pelas quais os animais comunicam-se.
As questões a seguir apresentam-se integradas pelo tema "Comunicação", que nos faz refletir sobre as várias formas de comunicação entre os seres de uma mesma espécie e também sobre a evolução das formas de comunicação humana desde os primórdios. Segundo Steven
Mithen*, milhões de anos foram necessários para que a mente humana evoluísse. Os indícios desse longo processo de evolução estão hoje presentes em nosso comportamento, nas formas usadas para a comunicação, tais como a pedra, as pinturas, a escrita e até mesmo a forma como convivemos e como conversamos no cotidiano.
Mithen, Steven. A pré-história da mente. São Paulo: Editora da Unesp, 2002.
Esse fato pode ser observado na tirinha seguinte, em que Helga dialoga com sua filha na presença de seu marido, Hagar.
Além da fala e da escrita, podemos perceber o ambiente que nos cerca de várias maneiras diferentes: vendo, ouvindo, cheirando, apalpando e sentindo sabores. Ao processar essas informações, nossa mente as interpreta como sinais de perigo, sensações agradáveis ou desagradáveis etc. Depois dessas interpretações, respondemos aos estímulos do ambiente, interagindo com ele. Considerando que a capacidade de perceber o ambiente depende de células altamente especializadas, é correto afirmar que
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Leia os depoimentos de Conceição e Paulo. Eles falam sobre a vida deles nas cidades onde viviam.
Nasci em Recife em 1931. Quando criança, morava com meus avós, pais, irmãos, tios, primos. A casa era enorme! Minha casa tinha um quintal e no fundo um mangue. Brincava de subir em árvore, casinha, caçar caranguejo, andar de bicicleta e de tudo que era proposto pelos meus irmãos e primos. Estudava pela manhã. Depois do almoço, tinha que fazer tarefas e depois brincava até escurecer. Ao retornar para casa, tomava banho, arrumava as coisas para o dia seguinte, jantava com a família inteira e depois ficava conversando na varanda. Ouvia-se rádio ou brincava-se de nada que sujasse até a hora da minha avó me mandar dormir. Conceição Maria da Conceição
Moro em São José dos Campos, em São Paulo. Nasci em 2005. Moro num apartamento com minha mãe. Vou à escola pela manhã, almoço na casa da minha avó, e fico lá à noitinha. Terças e quintas, na parte da tarde, tenho aula de Inglês. Segunda, quarta e sexta, tenho aula de futebol. Quando volto, faço meus deveres de casa. Gosto de jogar videogame e assistir TV, mas faço isso de 5 e meia da tarde até as 19 horas. Minha mãe me busca depois do trabalho. Fazemos um lanche e depois assisto televisão até dormir junto com minha mãe. Nos finais de semana, às vezes saio para ir ao shopping, vou ao clube ou fico em casa. Paulo
Enunciado:
a) Complete o quadro comparando as duas realidades:
b) Comparando os relatos de Conceição e Paulo e os dias atuais, a qual conclusão você pode chegar sobre o modo de vida das crianças?
- Matemática | 1.05 Sistema Métrico e Base Decimal
Desde 2005, a média anual de área desmatada na Amazônia caiu pela metade – graças, principalmente, à implantação de um sistema de monitoramento da floresta por satélite. Se a média de desmatamento da década anterior tivesse sido mantida, o Brasil teria 81 000 km2 de florestas a menos. Isso é o equivalente a 54 vezes a área aproximada da cidade de São Paulo.
(Exame, novembro de 2013. Adaptado.)
De acordo com esses dados, a área territorial aproximada da cidade de São Paulo, em metros quadrados, é corretamente expressa por
- Matemática | 14.2 Prisma
Num recipiente com a forma de paralelepípedo reto-retângulo, colocou-se água até a altura de 8 cm e um objeto, que ficou flutuando na superfície da água. Para retirar o objeto de dentro do recipiente, a altura da coluna de água deve ser de, pelo menos, 15 cm. Para a coluna de água chegar até essa altura, é necessário colocar dentro do recipiente bolinhas de volume igual a 6 cm³ cada, que ficarão totalmente submersas.
O número mínimo de bolinhas necessárias para que se possa retirar o objeto que flutua na água, seguindo as instruções dadas, é de