A produção de soro antiofídico é feita por meio da extração da peçonha de serpentes que, após tratamento, é introduzida em um cavalo. Em seguida são feitas sangrias para avaliar a concentração de anticorpos produzidos pelo cavalo. Quando essa concentração atinge o valor desejado, é realizada a sangria final para obtenção do soro. As hemácias são devolvidas ao animal, por meio de uma técnica denominada plasmaferese, a fim de reduzir os efeitos colaterais provocados pela sangria.
Disponível em: http://www.infobibos.com. Acesso em: 28 abr. 2010 (adaptado).
A plasmaferese é importante, pois, se o animal ficar com uma baixa quantidade de hemácias, poderá apresentar:
Questões relacionadas
- Geografia | 5.3 Urbanização
(UEPB) O crime se tomou banal, a vida não vale quase nada. Ser assaltado é quase natural não só em bairros ditos perigosos ou nas grandes cidades, mas também no interior, onde se perdeu a velha noção de segurança. Em São Paulo, os arrastões são tão comuns que em alguns restaurantes o cliente é recebido por seguranças armados e com coletes à prova de bala, que nos acompanham até a mesa sempre olhando para os lados. Pessoas inocentes são chacinadas em vários locais do espaço urbano. Morar em casa é considerado loucura. Recomenda-se que moremos em edifícios: “mais seguros” será? Hoje a população vive apavorada, está nas mãos de criminosos, frequentemente impunes. Lei de responsabilidade criminal só depois de 18 anos. Jovens monstros, assassinos frios, sem remorso, drogados, saem para matar porque deu vontade e depois vão beber num bar, jogar na lan house, curtir no Facebook com cara de bons meninos. Num artifício semântico insensato e cruel, se apanhados, não os devemos chamar de assassinos: são infratores, mesmo que tenham violentado, torturado e matado (...). Estamos indefesos e apavorados, nas mãos do acaso. Até quando?
(LUFT, Lya – Revista Veja. 24 de abril 2013.
O texto reflete a violência vivenciada pela população no espaço geográfico brasileiro. Essa radiografia não é exclusiva das grandes cidades. Hoje, é disseminada pelo interior, onde grupos criminosos vão procurando novos territórios. Com base na leitura do texto e em seus conhecimentos sobre o tema, analise as proposições e identifique a alternativa correta.
I. A violência urbana se expressa através de níveis cada vez mais elevados de criminalidade, da sujeição frequente ao domínio de instintos selvagens e bárbaros, do crime organizado em torno do tráfico de drogas, dos atos despidos de qualquer civilidade. A população do bem se encontra exposta à mercê da bandidagem e das instituições fracas e corrompidas, nas quais a autoridade social se encontra desacreditada.
II. A violência está enraizada no próprio processo histórico brasileiro, desde os primórdios da colonização. À medida que as cidades passaram a inchar de forma caótica e desordenada sem nenhum planejamento, vários problemas sociais urbanos ocuparam seus espaços.
III. Fazemos parte de um sistema econômico que mais exclui do que inclui as pessoas. Esse sistema aliena os trabalhadores do produto do seu trabalho e por outro lado estimula ao máximo o consumismo, através de canais disponibilizados pela mídia e a cultura de massa.
IV. Jovens excitados pelo apelo do consumismo, sem perspectivas materiais e sociais, muitos também por índole, abandonados pelo poder público que não investe o suficiente em políticas educacionais, culturais e de emprego, veem abrir-se diante de seus olhos o universo do crime organizado que lhes proporciona tudo o que desejam. Esse mundo, a princípio fascinante, oferece apenas uma vida perdida, sem dignidade, mergulhada numa sida de vícios, na prática de uma violência desenfreada que acaba ceifando sua própria vida e da população.
Estão corretas:
- Física | 3.6 Termodinâmica
(UESB)
A busca pelo entendimento e compreensão das transformações gasosas que ocorrem na Natureza é realizada através da observação e medida das variações de temperatura, pressão e volume sofridas pelos gases.
O gráfico representado na figura mostra o comportamento de um gás ideal quando sofre a transformação ABCDA. Com base nas informações fornecidas pelo gráfico, pode-se afirmar que o trabalho total realizado nessa transformação é, em 109J, igual a
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
MATERIAL
- Papel Canson formato A4
- Cola
- Tesoura sem ponta
- Cola colorida
- Lápis de cor
- Imagem grande de um rosto de uma pessoa
PROCEDIMENTOS
- O professor deverá falar mais um pouco sobre Picasso, e o movimento cubista.
- Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cubismo
- https://www.todamateria.com.br/cubismo/
- Pedir as crianças para trazerem de casa uma imagem grande de um rosto de uma pessoa recortada de revistas ou jornais.
- Pedir as crianças para traçarem linhas retas no verso da folha (da imagem).
- Fonte: https://br.pinterest.com/pin/542754192566888275/
- OBS: Como são crianças pequenas, utilizar no máximo 04 linhas .
- Distribuir uma folha de papel canson para cada criança.
- Pedir as crianças para recortar a imagem nas linhas traçadas e reservar os pedaços para uma montagem cubista.
- Antes de iniciar a colagem, instrua as crianças a organizar as peças de maneira que as figuras não se encaixem corretamente de forma tradicional .
- O professor deverá auxiliar as crianças neste momento da atividade.
- Vá colando peça por peça .
- Entre uma peça e outra, pode ser aplicado cola colorida ou se as crianças preferirem pode ser usado o lápis de cor.
- Depois de finalizado a atividade o professor poderá colocar uma moldura (de papel) e fazer uma exposição dos trabalhos na escola.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o trecho.
Os métodos mais modernos foram empregados no combate: boletins aos milhões, jornais ilustrados, fotografias, cartazes, vitrinas, equipes de agitadores inundando os mercados, os trens e lugares públicos, até o cinema e as caravanas de propagandas: Trotsky viajava, por exemplo, num trem especial, organizado como um escritório de propaganda, com vagão impressor, outro com exposição dos modelos dos materiais de divulgação, etc.
TCHAKHOTINE, Sergei. A mistificação das massas pela propaganda política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967. p. 333.
Com base no texto e em seus conhecimentos é possível afirmar que a propaganda política soviética procurava, principalmente
- Matemática | 3.1 Introdução
O ganho real de um salário, r, é a taxa de crescimento do poder de compra desse salário. Ele é calculado a partir do percentual de aumento dos salários e da taxa de inflação, referidos a um mesmo período. Algebricamente, pode-se calcular o ganho real pela fórmula
em que i é o percentual de aumento no valor dos salários e f é a taxa de inflação, ambos referidos a um mesmo período.
Considere que uma categoria de trabalhadores recebeu uma proposta de aumento salarial de 10%, e que a taxa de inflação do período correspondente tenha sido 5%. Para avaliar a proposta, os trabalhadores criaram uma classificação em função dos ganhos reais conforme o quadro.
Ganho real
Classificação
Igual ou superior a 5%
Boa
Maior ou igual a 1,5% e menor do que 5%
Regular
Maior do que 0% e menor do que 1,5%
Ruim
Igual ou menor do que 0%
Inaceitável (ganho real negativo significa perda do poder de compra dos salários)
Eles classificaram a proposta de aumento e justificaram essa classificação apresentando o valor do ganho real que obteriam.
A classificação, com sua respectiva justificativa, foi