No que se refere ao estilo “Land Art”, assinale a alternativa correta:
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Para resolver a questão analise a imagem, a seguir, que representa um importante movimento operário.
Crédito: prof1rangel.wordpress.com Acesso em 14 mar. 2012.
O movimento dos trabalhadores apresentado na imagem é
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Desde os tempos antigos, o homem tem procurado formas de marcar o tempo e organizar suas atividades diárias. A partir desse interesse surgiu a necessidade de criar calendários, que são sistemas que nos ajudam a organizar e contar os dias, meses e anos. Existem vários tipos de calendários, alguns são baseados em ciclos lunares, enquanto outros seguem o movimento do sol. Além disso, muitas culturas ao redor do mundo possuem seus próprios calendários, com base em suas tradições e crenças.
Qual é a diferença entre o Calendário Solar e o Calendário Lunar?
- Física | A. Escalar
(UFJF) Durante as férias, Caíque visitou os parentes que moram perto de um grande lago navegável. Pela primeira vez ele experimentou pilotar um jet ski e gostou da aventura. Durante o passeio, ele observou vários barcos que andavam paralelamente à sua trajetória. Um primo que estava na margem do lago filmando Caíque no jet ski verificou que ele percorreu 900m em 3 minutos sem alterar sua velocidade. Durante esse tempo, Caíque viu à frente uma lancha se aproximando com velocidade constante. Seu primo constatou que a lancha gastava um terço do tempo para percorrer a mesma distância. Com base nesses dados, marque a afirmativa CORRETA.
- Geografia - Fundamental | 3.2 Ocupação e Miscigenação da População Brasileira
A taxa de fecundidade pode ser definida como a quantidade média de filhos que uma mulher tem durante sua vida fértil. Observe a tabela abaixo, que tem os dados dos Censos Demográficos do IBGE desde 1940.
Com base na tabela, assinale a alternativa correta.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Capítulo LIV - A PÊNDULA
Saí dali a saborear o beijo. Não pude dormir; estirei-me na cama, é certo, mas foi o mesmo que nada. Ouvi as horas todas da noite. Usualmente, quando eu perdia o sono, o bater da pêndula fazia-me muito mal; esse tique-taque soturno, vagaroso e seco parecia dizer a cada golpe que eu ia ter um instante menos de vida. Imaginava então um velho diabo, sentado entre dous sacos, o da vida e o da morte, a tirar as moedas da vida para dá-las à morte, e a contá-las assim:
— Outra de menos...
— Outra de menos...
— Outra de menos...
— Outra de menos...
O mais singular é que, se o relógio parava, eu dava-lhe corda, para que ele não deixasse de bater nunca, e eu pudesse contar todos os meus instantes perdidos. Invenções há, que se transformam ou acabam; as mesmas instituições morrem; o relógio é definitivo, é perpétuo. O derradeiro homem, ao despedir-se do sol frio e gasto, há de ter um relógio na algibeira, para saber a hora exata em que morre.
Naquela noite não padeci essa triste sensação de enfado, mas outra, e deleitosa. As fantasias tumultuavam-me cá dentro, vinham umas sobre outras, à semelhança de devotas que se abalroam para ver o anjo-cantor das procissões. Não ouvia os instantes perdidos, mas os minutos ganhados. De certo tempo em diante não ouvi cousa nenhuma, porque o meu pensamento, ardiloso e traquinas, saltou pela janela fora e bateu as asas na direção da casa de Virgília. Aí achou no peitoril de uma janela o pensamento de Virgília, saudaram-se e ficaram de palestra. Nós a rolarmos na cama, talvez com frio, necessitados de repouso, e os dous vadios ali postos, a repetirem o velho diálogo de Adão e Eva.
Capítulo LV - O VELHO DIÁLOGO DE ADÃO E EVA
BRÁS CUBAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .?
VIRGÍLIA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
BRÁS CUBAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
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VIRGÍLIA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .!
BRÁS CUBAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
VIRGÍLIA. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
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BRÁS CUBAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
VIRGÍLIA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
BRÁS CUBAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
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VIRGÍLIA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ?
BRÁS CUBAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .!
VIRGÍLIA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . !
ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. In: Obra completa.
Rio de Janeiro: Aguilar, 1994, v. I – Romance. p. 569.
Considere as afirmações a seguir:
I. O adjetivo singular (§ 6), pelo contexto, deve significar “simples”.
II. A palavra deleitosa (§ 7) significa “que causa delícia, prazer”, já que se opõe a “sensação de enfado”, usada anteriormente, na mesma frase.
III. O significado do verbo abalroar (§ 7) é “apressar”, e pode ser deduzido a partir de uma expressão usada anteriormente, na mesma frase.
IV. A expressão dous vadios (§ 7) refere-se aos pensamentos das duas personagens – Brás Cubas e Virgília.
Estão corretas apenas as afirmações: