O resultado da operação 5 x 3, no sistema romano de numeração é:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
This text is a / an
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
(ENEM 2019 1° APLICAÇÃO) Mídias: aliadas ou inimigas da educação física escolar?
No caso do esporte, a mediação efetuada pela câmera da TV construiu uma nova modalidade de consumo: o esporte telespetáculo, realidade textual relativamente autônoma face à prática “real” do esporte, construída pela codificação e mediação dos eventos esportivos efetuados pelo enquadramento, edição das imagens e comentários, interpretando para o espectador o que ele está vendo. Esse fenômeno tende a valorizar a forma em relação ao conteúdo, e para tal faz uso privilegiado da linguagem audiovisual com ênfase na imagem cujas possibilidades são levadas cada vez mais adiante, em decorrência dos avanços tecnológicos. Por outro lado, a narração esportiva propõe uma concepção hegemônica de esporte: esporte é esforço máximo, busca da vitória, dinheiro... O preço que se paga por sua espetacularização é a fragmentação do fenômeno esportivo. A experiência global do ser-atleta é modificada: a socialização no confronto e a ludicidade não são vivências privilegiadas no enfoque das mídias, mas as eventuais manifestações de violência, em partidas de futebol, por exemplo, são exibidas e reexibidas em todo o mundo.
BETTI, M. Motriz, n. 2, jul.-dez. 2001 (adaptado).
A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada na
- Matemática | 3.7 Logarítmicas
(IFSUL) O gráfico que melhor representa a função real de variável real
é:
- Ciências - Fundamental | 08. Distribuição de nutrientes e de gases pelo corpo
João acabou de almoçar aquela deliciosa pizza de pepperoni com seus amigos no intervalo da aula e fez o seguinte comentário:
- Nossa, que pizza gostosa! - diz João.
- Verdade, agora ela tem que passar pelo sistema digestório, né? - responde Maria.
- Isso mesmo! Quando comemos, o alimento passa pela nossa boca, onde é triturado pelos dentes e misturado com a saliva - explica a professora Ana.
- Depois, o alimento segue para o estômago, onde é misturado com suco gástrico, que ajuda na digestão. - completa a professora.
- Ah, agora eu entendi por que eu sinto fome de novo algumas horas depois de comer - diz Pedro.
- Isso mesmo! Quando os nutrientes são absorvidos pelo nosso corpo, eles são distribuídos para as células que precisam de energia para funcionar. Por isso, é importante manter uma alimentação saudável e equilibrada - finaliza a professora Ana.
A partir do texto e do seu conhecimento sobre o sistema digestório, responda:
O que acontece com os nutrientes depois que são absorvidos pelo corpo de João?
- Sociologia - Fundamental | 1. Questões Sociais
(Enem PPL 2019) O conhecimento é sempre aproximado, falível e, por isso mesmo, suscetível de contínuas correções. Uma justificação pode parecer boa, num certo momento, até aparecer um conhecimento melhor. O que define a ciência não será então a ilusória obtenção de verdades definitivas. Ela será antes definível pela prevalência da utilização, por parte dos seus praticantes, de instrumentalidades que o campo científico forjou e tornou disponíveis. Ou seja, cada progressão no conhecimento que mostre o caráter errôneo ou insuficiente de conhecimentos anteriores não remete estes últimos para as trevas exteriores da não ciência, mas apenas para o estágio de conhecimentos científicos historicamente ultrapassados.O texto desmistifica uma visão do senso comum segundo a qual a ciência consiste no(a)