O polígono regular cujo número de lados é dado pelo resultado da potência 3² é o
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 09. Pontos cardeais
Lúcia adora viajar. Nas férias ela visitou quatro capitais brasileiras. Veja no mapa do Brasil abaixo a sequência das cidades visitadas.
Viagem 1 – Belo Horizonte (MG) → Maceió (AL)
Viagem 2 – Maceió (AL) → Palmas (TO)
Viagem 3 – Palmas (TO) → Belém (PA)
Viagem 4 – Belém (PA) → Cuiabá (MT)
Utilizando a Rosa dos Ventos indique as direções de cada viagem, respectivamente, de 1 até 4.
- Matemática - Fundamental | 04. Adição e Subtração
Leia os preços dos produtos para responder a questão.
Bárbara comprou 1 pizza congelada e 1 pacote de biscoito. Roberta comprou 1 pacote de batata frita e 1 caixa de água de coco. Quem gastou mais?
- Matemática - Fundamental | 01. Números até Dez
OS NÚMEROS ESTÃO SEMPRE PRESENTES EM NOSSA VIDA. ELES SÃO USADOS PARA DIVERSAS SITUAÇÕES. DESENHE E ESCREVA O NOME DE ALGUMAS SITUAÇÕES EM QUE PODEMOS UTILIZAR OS NÚMEROS.
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Enunciado:
Observe o mapa da cidade de São Lourenço (MG).
Disponível em http://www.descubraminas.com.br/Turismo/DestinoMapa.aspx?cod_destino=138. Acesso em 15 out. 2012
Lúcio estava na Igreja Matriz. Para sair deste local e ir até o Parque das Águas II, pelo caminho mais curto, ele passou pelo(a)
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Materiais:
• Máquina fotográfica com a função vídeo
Desenvolvimento:
1 - Você sabe o que é uma performance? Apresente o conceito de performance para seus alunos.
Assim como no Teatro o corpo do ator é um instrumento para manifestar um texto, na performance o corpo do artista é um instrumento de manifestação de um texto que, ao contrário do teatro, é de autoria do próprio artista. Podemos dizer que, na performance, o corpo do artista é a própria obra, o lugar onde a obra do artista acontece. Não há a representação do texto de outra pessoa. Tudo o que acontece numa performance está vinculado ao interesse do artista quando a compôs. Assim que a Performance termina, termina também a obra que ficará registrada apenas em vídeo ou em fotografias. Poderá ser repetida, mas possui a característica de ser única em cada apresentação, pois o improviso é parte ativa de uma performance, bem como a interferência e participação do público.
2 - Em seguida apresente a eles a performance "Tanque", assim que o vídeo terminar, deixe que os alunos apresentem suas impressões livremente e só depois apresente o significado da performance conforme descrição dos autores da mesma (vide texto abaixo):
- Vídeo 1: <http://www.youtube.com/watch?v=4WPLDUToofU&feature=related>
TANQUE:
2003
Tanque, objeto seco e de concreto armado.
O drama cotidiano redimensionado através dos recursos da expressão cênica da dança e da ópera. Situações aparentemente banais do dia a dia trabalhadas para ressaltar o absurdo que tais ações possam deflagrar. O esvaziamento cultural de nossa sociedade causado pelo empobrecimento material, impossibilitando os sonhos e os desejos em contraposição a um mundo virtual, imagético e altamente perverso imposto pelo meio de comunicação mais acessível e comum a toda população, inerente à classe social: a televisão. O tanque, objeto-de-combate, tem sua função definida e representativa nas obrigações cotidianas da sobrevivência e vem de acordo com tal reflexão. Do tanque para a televisão e da televisão para o tanque. O corpo cego estará dentro de todas as ações, criando uma partitura coreográfica que explicita uma dança doméstica, porém estranhamente cortada pelo canto em estilo operístico."
Tanque foi apresentado pela primeira vez no Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto em 2003. Continuou sua trajetória tendo sido apresentado na Galeria Vermelho (SP) em 2004, dentro da programação de um evento de performances, no Brasil em Cena em 2006 (Berlim, Alemanha), no Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto em 2007 (Brasil) e no Festival Internacional de Teatro Palco e Rua -- FIT em 2007 (Belo Horizonte, Brasil).
- Observe como é interessante a performance! Parece um pequeno teatro, sem a lógica de ser uma história completa, a performance transfere parte de sua composição para quem vê pois, somos nós, os espectadores, que atribuímos significado a ela, completando seus sentido. Não seria o mesmo em toda obra de arte? Conduza o debate a fim de que os alunos estabeleçam diferenças e aproximações com o teatro.
- No caso de O Tanque, quanto da vida, quanto dos acontecimentos que estão em torno de nós dependem de nós? O que pode estar acontecendo enquanto lavamos uma simples roupa? Se pensarmos nisto, o que podemos aprender sobre a nossa vida? Sermos mais felizes, vivermos melhor com as pessoas, lutar mais pelo que acreditamos, etc.
3 - Após a apresentação do vídeo, propor aos alunos que representem cenas do cotidiano para serem filmadas pelos colegas.
4 - A turma poderá ser dividida entre quem quer representar e quem irá filmar, assim serão formadas duplas. Seria interessante que resultassem pelo menos 10 pequenos filmes da experiência.
5 - O professor acompanhará o processo criativo das duplas primando por um resultado sério.
6 - O aluno da dupla que optar por representar deverá colocar uma roupa neutra, toda preta, por exemplo, e deverá pensar numa maneira curiosa, inusitada de terminar sua apresentação de forma a surpreender a todos. A performance não poderá ultrapassar 3 minutos.
7 - As filmagens poderão ser feitas na escola, durante as aulas de arte, após a definição do que será a performance por parte dos alunos sob a orientação do professor.
8 - Ao final, o professor poderá organizar na sala ou no auditório a apresentação dos pequenos filmes para toda a turma. Enquanto assistem os alunos poderão formular perguntas uns para os outros sobre o significado do que fizeram e uma roda de conversa encerrará a atividade.
Observações:
1 - Professor, fotografe o que puder desta atividade. Os ensaios, as conversas e os filmes sendo apresentados. Você poderá montar uma bela exposição e quem sabe estender a apresentação dos filmes para toda a escola.
Referências:
1 - Sobre a Performance:
Disponível em: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3646.
COHEN, Renato. Performance como Linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2002.
2 - Sobre o happening:
Disponível em: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3647.
3 - Happening, performance e body art
Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/artes/happening-performance-body_art.jhtm>.