(UTFPR) Um salão pode ser revestido totalmente com 540 ladrilhos de 3600 cm2cm^2 cada um. Assinale qual a área do salão.
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 07. Qualidade Ambiental e Cidadania
Marque a afirmativa verdadeira sobre a poluição na Terra.
- Geografia - Fundamental | 1.02 As Diferentes Maneiras de Regionalizar o Planeta
O mapa apresentado a seguir destaca algumas cidades espalhadas pelo mundo, enumerando-as de 1 a 10, que podem ser identificadas pela lista ao lado. Observe:
A respeito dessas cidades, podemos afirmar que:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Leia o texto abaixo para responder à questão. Ao comer um típico acarajé preparado por uma baiana em Salvador ou se deliciar com uma moqueca capixaba feita em uma panela de barro, você pode estar saciando não só a sua fome de comida, mas também a de cultura. É que o modo de fazer o acarajé e o processo de produção da panela de barro são exemplos de patrimônios imateriais do Brasil. [...] Declarar uma tradição como patrimônio imaterial do Brasil é uma forma de reconhecer sua importância para o país e garantir que ela não se perca com o tempo. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/das-baianas-do-acaraje-ao-frevo/>.
Acesso em: 13 jan. 2016. Vocabulário:
Saciando – satisfazendo.
Enunciado:
Entre os bens que compõem o patrimônio nacional, o que pertence à mesma categoria citada no texto está representado em:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Na tarde de 5 de novembro de 2015, uma barragem de rejeitos de mineração de ferro rompeu no município de Mariana, Minas Gerais, despejando cerca de sessenta milhões de metros cúbicos de lama e metais pesados em seiscentos e sessenta e três quilômetros de extensão do rio Doce, que deságua no oceano Atlântico. O volume de lama divulgado é contestado pela empresa responsável, assim como a toxidade do material. Registram-se índices de chumbo, arsênio e manganês acima de níveis seguros para o ecossistema. De acordo com o Ministério Público de Minas Gerais, condicionantes do licenciamento ambiental da barragem estavam sendo desrespeitadas, sem que houvesse a devida fiscalização, o que incluía um plano de emergência que poderia ter evitado a morte de dezessete pessoas e a total destruição do vilarejo de Bento Rodrigues. O território dos indígenas krenak, no vale do rio Doce, é totalmente destruído pela contaminação da lama. Não há mais possibilidade de pesca, plantio ou criação de animais. Sagrado para os Krenak, o rio é a entidade Watú – avô – por sua importância, grandiosidade e pelo respeito que emana. Hoje uma cerca separa as pessoas da margem intoxicada e infértil. Os rios somos nós todos, seres de água. Cada criança que nasce é uma nascente.
REBOUÇAS, Júlia. Arte porque sim. VOLZ, J.; REBOUÇAS, J. (Org.) 32ª Bienal de São Paulo: Incerteza Viva: Catálogo. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2016.
A importância do rio Doce para a população ribeirinha é inquestionável, tanto para a subsistência quanto para o desenvolvimento da economia local. Essa importância ganha um contorno transcendental na medida em que
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Materiais Necessários
- Lápis grafite e borracha.
- Um estojo de giz pastel oleoso para cada trio.
- Visita ao site: http://programacostume.com/maquiagem-arte-o-trabalho-da-artista-tal-peleg/ para conhecer o trabalho da artista Tal Peleg, de maquiagem. (Acesso em 19 mar.2015).
- Xerox da imagem de um olho em papel de gramatura grande, tamanho A4, na posição horizontal: Canson ou Super White. (Um xerox para cada criança).
Procedimentos
1º. Visitar o site da artista Tal Peleg para apreciação crítica das maquiagens que ela faz nos seus próprios olhos. Durante a apreciação pergunte às crianças sobre este tipo de arte no corpo das pessoas. Indagar se elas conhecem outro tipo de arte feita no corpo. Explorar bastante a forma como ela representa as imagens e levantar hipóteses relacionadas à escolha de cada desenho. Pedir que observem as linhas e pontos que a artista usa em seu trabalho.
2º. Distribuir o papel com o xerox e pedir que criem uma pintura-maquiagem, como se fosse em seu próprio olho. As crianças devem criar um desenho que represente o que elas mais gostam de comer, ou bicho de estimação, ou até uma personagem de quadrinhos ou desenho animado.
3º. Auxiliar na hora da utilização do giz pastel oleoso.
4º. Exponha os trabalhos.
Olho humano
Disponível em: <http://gartic.com.br/jesusdenazare/desenho-livre/olho> Acesso em: 19 mar.2015.