O gráfico relaciona diversas variáveis ao processo de formação de solos. A interpretação dos dados mostra que água é um dos importantes fatores de pedogênese, pois nas áreas
Questões relacionadas
- Física
De acordo com a terceira lei de Newton, a toda força corresponde outra igual e oposta, chamada de reação. A razão por que essas forças não se cancelam é:
- Física | A. Imãs e Campo Magnético
No Eletromagnetismo, existe uma lei que estabelece a seguinte relação: a variação temporal do fluxo de campo magnético através de uma área é responsável por produzir um campo elétrico perpendicular a essa área e, consequentemente, um campo magnético induzido no sentido oposto àquela variação.
A lei que estabelece uma relação matemática para o enunciado mostrado acima é chamada de:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.10 Biografia e Autobiografia
Quem sou
Sou fofa. Pelo menos é o que dizem as boas línguas.
Nasci no dia 10 de novembro de 1974, sou carioquésima (daquelas que louvam o Rio e agradecem diariamente por ser de uma cidade tão linda e especial), empolgada, teimosa, escorpiana, portelense, Fluminensesesê!, abracenta, sorridente, chorona (do tipo ridícula, choro até vendo comercial de detergente), alucinada por sambas e marchinhas de Carnaval, louca por brigadeiro (para comer de colher) e adrenalina — já saltei de paraquedas e asa-delta algumas vezes — e viciada em algumas séries de TV (Friends, Seinfeld, Sex and The City, Big Bang Theory e Brothers and Sisters são minhas preferidas). [...]
O texto anterior é um trecho de uma autobiografia – um texto escrito pela própria autora, Thalita Rebouças, contando um pouco sobre a sua história. Ela utilizou uma linguagem informal e descontraída.
Reescreva o texto, transformando a autobiografia em uma biografia. Use uma linguagem um pouco mais formal
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
A adolescência está mais complexa
Estou sempre em contato com pais, avós e educadores formais e recebo deles, pessoalmente ou pela internet, muitas questões, dúvidas e angústias que eles vivem em relação aos filhos, netos e alunos. Nos últimos dias, o tema que predominou foram os adolescentes. Vamos, então, refletir sobre essa fase do desenvolvimento. Há até pouco tempo, sabíamos com clareza conceituar a adolescência: um período de transformações pessoais, sociais, emocionais, psicológicas e, principalmente, de concepção a respeito de si mesmo e da vida, que resultava em mudanças de comportamento. A puberdade – as alterações físicas dessa etapa – antecedia a adolescência e a precipitava. E agora? Primeiramente, essa etapa da vida foi prolongada: não termina mais perto dos 20 anos, com a entrada na maturidade adulta. Hoje, podemos considerar a adolescência até mais ou menos os 25 anos, e olhe lá! Seu início também foi antecipado: não depende mais da puberdade, pois pode se iniciar bem antes. Outra questão importante foi a mudança na busca da privacidade do adolescente. Quem não se lembra dos melhores amigos dessa época da vida, ou dos diários, escritos – e escondidos – com dedicação? Pois esses foram recursos que os adolescentes já usaram para construir sua privacidade em relação à família. Hoje, a situação ficou complexa: com a internet, os diários – com fotos e tudo o mais – passaram a ser expostos publicamente, não mais compartilhados apenas com a(o) melhor amiga(o) ou escondidos. E os pais? Ah! Eles fazem de tudo para que os filhos contem a eles todos os detalhes da sua vida. [...] Eles ultrapassam todos os limites possíveis? Vamos repactuar a relação com eles, verificar como demos oportunidade para que tenham feito o que fizeram. Sempre há essa possibilidade! Mas vamos, principalmente, entender essa crise como um pedido de socorro, que eles têm tanta dificuldade em simbolizar. Essa é a companhia que eles precisam, e que podemos oferecer! SAYÃO, Rosely. Folha de S. Paulo, 14 jun. 2016. (Fragmento)
Esse texto se classifica como artigo de opinião porque defende o posicionamento crítico do autor a respeito de um tema. A passagem que apresenta um ponto de vista explícito é:
- Matemática - Fundamental | 11. Áreas e Volumes
A imagem a seguir representa um terreno que servirá como depósito das mercadorias de uma fábrica de tecidos. O quadrado sombreado na imagem corresponde à parte do terreno reservada para a montagem do escritório, ficando o restante como depósito.
Quanto valerá, em m 2, a área do terreno destinada para o depósito?