_______ loves swimming.
Questões relacionadas
- História | 6.02 Era Napoleônica
Se a injustiça faz parte do atrito necessário à máquina do governo, deixemos que assim seja: talvez amacie com o passar do tempo. Deixemos que nossas vidas sejam um antiatrito capaz de deter a máquina. O que devemos fazer, de qualquer maneira, é verificar se não nos estamos prestando ao mal que condenamos.
Henry D. Thoreau. A desobediência civil. Porto Alegre: L&PM (com adaptações).
Considerando a série Os desastres da guerra, de Francisco Goya, cuja gravura E não há remédio é apresentada, bem como o texto precedente, de H. D. Thoreau, julgue os seguintes itens.
Devido a sua conexão com a política espanhola para superar a guerra, Goya selecionou os títulos da série Os desastres da guerra, entre os quais se inclui E não há remédio.
- Língua Portuguesa - Fundamental
Associe segundo o código:
1. Hipônimo
2. Hiperônimo
I. Vegetal é ( ) de rosa.
II. Homem é ( ) de animal.
III. Eletrodoméstico é ( ) de liquidificador
IV. Mamífero é ( ) de tigre.
V. Pastor-alemão é ( ) de cachorro.
A alternativa CORRETA é:
- História | B. Roma
É sabido que os cristãos sofreram severas perseguições durante um longo período no qual foram vítimas de uma grande intolerância por parte do Império Romano. Um decreto foi assinado pelo Imperador romano para dar fim às perseguições. Qual foi esse decreto?
- Biologia | 11.2 Sistema Respiratório
(ENEM 2015 1ª APLICAÇÃO) Hipóxia ou mal das alturas consiste na diminuição de oxigênio (O2) no sangue arterial do organismo. Por essa razão, muitos atletas apresentam mal-estar (dores de cabeça, tontura, falta de ar etc.) ao praticarem atividade física em altitudes elevadas. Nessas condições, ocorrerá uma diminuição na concentração de hemoglobina oxigenada (HbO2) em equilíbrio no sangue, conforme a relação:
Hb (aq) + O2 (aq) HbO2 (aq)
Mal da montanha. Disponível em: www.feng.pucrs.br. Acesso em: 11 fev. 2015 (adaptado)
A alteração da concentração de hemoglobina oxigenada no sangue ocorre por causa do(a):
- Língua Portuguesa | 1.10 Semântica
Texto I
No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra
[...]
ANDRADE, C. D. Reunião. Rio de Janeiro: José Olympio, 1971 (fragmento).
Texto II
As lavadeiras de Mossoró, cada uma tem sua pedra no rio: cada pedra é herança de família, passando de mãe a filha, de filha a neta, como vão passando as águas no tempo [...]. A lavadeira e a pedra formam um ente especial, que se divide e se reúne ao sabor do trabalho. Se a mulher entoa uma canção, percebe-se que a nova pedra a acompanha em surdina...
[...]
ANDRADE, C. D. Contos sem propósito. Rio de Janeiro: Jornal do Brasil, Caderno B,17/7/1979 (fragmento).
Com base na leitura dos textos, é possível estabelecer uma relação entre forma e conteúdo da palavra “pedra”, por meio da qual se observa: