(IFSUL) Considerando o termo “neves”, podemos afirmar que a probabilidade de escolhermos uma letra ao acaso deste termo e esta ser uma vogal é
Questões relacionadas
- História
No início do século XIV, o fim da ordem templária marca um importante momento da transição entre a primeira fase do feudalismo, caracterizada pela cultura cavalheiresca, e a segunda fase, caracterizada pela formação de uma forte burguesia mercantil. Sobre a ordem templária, é correto afirmar que foi
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
(EEWB) Observe atentamente a imagem e o texto a seguir:
O personagem Homem Aranha criado por Stan Lee e Steve Ditko na década de 60, encontra-se, junto com o Super Homem (Joe Shuster e Jerry Siegel, 1938) e o Batman (Bob Kaine, 1939) entre os mais populares desenhos em quadrinhos.
“Diferente dos demais heróis, ele vende fotos do HomemAranha para o Clarim Diário. Seus motivos, porém, são altruístas: ele ajuda a tia viúva e idosa a pagar as contas, principalmente com os remédios. É, portanto, um dos superheróis mais humanizados das histórias em quadrinhos, o que o levou a um sucesso estrondoso e a uma competição direta de popularidade com ícones do nível de Super Homem e Batman.”
http://pt.wikipedia.org/wiki/homem-aranha
O personagem Peter Parker adquire seus poderes ao ser picado por uma aranha modifi cada geneticamente. O veneno da maioria das aranhas é composto basicamente por enzimas e moléculas biologicamente ativas produzidas por glândulas situadas no cefalotórax. Supondo que essas substâncias tenham a capacidade de atravessar a membrana plasmática da célula, qual das estruturas abaixo teria a capacidade de transformar permanentemente um ser vivo, de forma que o mesmo adquira características diferentes das herdadas do(s) progenitor(es):
- Arte - Fundamental | 08. Matrizes Estéticas e Culturais
.
Materiais:
- Tinta guache
- Canetinhas
- Lapis de cor
- Giz de cera
- Cartolina branca em tamanho A4
Desenvolvimento:
1 - Apresentar às crianças as imagens das obras do artista José Assunção. Isto poderá ser feito dividindo-se a turma em grupos e então distribuindo para cada grupo uma imagem em xerox colorido de uma das obras do artista no tamanho A4. Considero importante que tais imagens estejam devidamente montadas em colorset preto ou papel cartão preto.
2 - Distribuir também uma lista de perguntas, por exemplo:
- Qual a temática deste artista?
- O que esta obra apresenta?
- Você já esteve numa festa como esta?
- O que você considerou mais interessante no trabalho deste artista?
- Quais os detalhes foram descobertos?
3 - Pedir então que cada grupo faça uma pesquisa sobre festas populares ou folclóricas da cidade (se houver mais de uma) ou do Brasil para apresentarem para turma. Solicitar que complementem a pesquisa com no mínimo três imagens.
Aqui é importante abordar a questão da memória e do valor do patrimônio cultural imaterial. Na realidade, as “coisas” não possuem memória, a memória está em nós. Qual a importância de conhecer a memória cultural de um lugar? Temos preservado a memória cultura de nossa cidade? Em que sentido isto influencia a nossa vida hoje e no futuro? É fácil preservar?
4 - Fixar todas as imagens trazidas pelos grupos nas paredes da sala.
5 - Solicitar aos alunos que façam um esboço de um desenho sobre uma festa popular no caderno de artes para pintura.
6 - Pedir que transfiram o desenho para a cartolina.
7 - Realizar a pintura.
Referências:
Sobre José Assunção:
www.youtube.com/watch?v=ueusakumMJE (ótimo vídeo do programa “Terra de Minas” sobre o artista)
Obras doaArtista:
http://joserosarioart.blogspot.com/2011/09/jose-assuncao.html
Observações:
1 - A obra de José Assunção daria também uma bela instalação em miniatura.
2 - Se julgar conveniente, o desenho poderá ser preenchido apenas com canetinha, lápis de cor e giz de cera.
3 - A montagem dos trabalhos ficaria interessante e, coerente com a obra do artista, se fossem montados estandartes nos moldes das festas de padroeiro.
4 - Outra atividade complementar poderia ser uma exposição com fotografias tiradas pelos alunos destas festas em sua cidade ou, quem sabe até mesmo filmes.
5 - Uma visita ao Grupo de Congado ou levar a turma a assistir um Grupo de Congado também pode ser enriquecedor.
6 - Dividir a pesquisa por tipos de festa também é outra opção: Congado, Marujada, Procissões, etc.
7 - Propor também que a pesquisa seja de apenas uma festa e explorar a percepção de cada grupo sobre um mesmo evento.
- Ciências - Fundamental | 05.4. Tecnologia e saúde
Texto base: Leia o texto e a imagem do cartaz a seguir.
[...] Órgãos artificiais são uma grande invenção do século XX. Embora o transplante seja o ideal, não há órgãos suficientes para as pessoas que precisam deles. Os órgãos artificiais podem manter os pacientes vivos enquanto eles aguardam a cirurgia. O aparelho de diálise renal é um dos exemplos mais antigos disso. O primeiro rim artificial foi inventado em 1913. [...] Disponível em: < http://www.planetseed.com/pt-br/relatedarticle/do-seculo-xx-em-diante-o-papel-da-tecnologia/>. Acesso em: 21 out. 2013. (Fragmento)
Disponível em: < http://www.institutoric.org.br/wp-content/uploads/2013/02/doe-vida.jpg >. Acesso em: 21 out. 2013.
Enunciado:
Relacione as informações apresentadas no texto e no cartaz e escreva um parágrafo sobre a tecnologia na medicina e suas possibilidades.
- Geografia - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Os solos são fundamentais para a sobrevivência humana, sobretudo porque a maior parte de nosso alimento provém dos campos de cultivo e de pastagens. A formação de um solo maduro com todos os horizontes como apresentado na figura levou milhões de anos.
A figura apresenta o perfil de um solo.