O consumo de energia elétrica, nos últimos meses, na casa de uma família, é mostrado nas seguintes tabelas.
A média do consumo mensal de energia elétrica na casa dessa família, de setembro de 2011 a fevereiro de 2012, é:
Questões relacionadas
- Biologia | 4.2 Citoplasma
(UFRGS) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem. Os procariotos atuais contêm estruturas também presentes nas células dos eucariotos, tais como __________ e __________. A teoria da __________ descreve de que maneira as células eucarióticas poderiam ter evoluído a partir das procarióticas.
- Língua Portuguesa | 1.10 Semântica
CANÇÃO DO VER
[1] Fomos rever o poste.
O mesmo poste de quando a gente brincava de pique
e de esconder.
Agora ele estava tão verdinho!
[5] O corpo recoberto de limo e borboletas.
Eu quis filmar o abandono do poste.
O seu estar parado.
O seu não ter voz.
O seu não ter sequer mãos para se pronunciar com
[10] As mãos.
Penso que a natureza o adotara em árvore.
Porque eu bem cheguei de ouvir arrulos1 de passarinhos
que um dia teriam cantado entre as suas folhas.
Tentei transcrever para flauta a ternura dos arrulos.
[15] Mas o mato era mudo.
Agora o poste se inclina para o chão − como alguém
que procurasse o chão para repouso.
Tivemos saudades de nós.
Manoel de Barros Poesia completa. São Paulo: Leya, 2010.
No poema, o poste é associado à própria vida do eu poético.
Nessa associação, a imagem do poste se constrói pelo seguinte recurso da linguagem:
- Arte - Fundamental | 01.2. Colagem ao ar livre
MATERIAL
- Barbante
-Tinta guache
- Cola
- Cartolina branca
- Pratinhos descartáveis
- Jornal
- Avental
PROCEDIMENTOS
- Esta atividade poderá ser feita em grupos de até 04 crianças.
- Escolher um local na parte externa da escola, bem agradável . Pode ser no jardim, embaixo de uma árvore.
- O professor deverá dividir os grupos e forrar o chão com o jornal. Colocar o avental nas crianças.
- O professor deverá cortar um pedaço de 15 cm de barbante para cada cor de guache.
- Distribuir para cada grupo as cartolinas, as tintas e os barbantes.
- O professor deverá colocar as tintas nos pratinhos para as crianças. Misturar um pouco de cola na tinta para fixação do barbante.
- Instruir os alunos para mergulhar o barbante na tinta, apertar para tirar o excesso e colocar em cima da folha da maneira que quiser, formando um lindo desenho.
- Deixar secar.
- Biologia | 9.2 Histologia Vegetal
(Udesc) Os tecidos vegetais fundamentais são aqueles encarregados de uma série de funções, como preenchimento e sustentação. A respeito destes tecidos, analise cada proposição e assinale (V) para verdadeira ou (F) para falsa.
( ) O parênquima de reserva está presente em sementes, frutos, raízes e rizomas e tem como função o armazenamento de substâncias nutritivas.
( ) O parênquima clorofiliano é o principal tecido de preenchimento de folhas, tendo por função a realização da fotossíntese.
( ) O colênquima é formado por células vivas e é responsável pela sustentação de folhas, frutos e caules.
( ) O parênquima aquífero está presente em plantas aquáticas, auxiliando na flutuabilidade desses vegetais.
( ) O esclerênquima é formado por células mortas, impregnadas de lignina, e é responsável pela sustentação de caules em crescimento.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
- Língua Inglesa | 1.6 Interpretação de Imagem
(FUVEST 2020 1º FASE)
Bill Waterson, Calvin and Hobbes. Disponível em https://www.gocomics.com/.
As possíveis soluções, em polegadas (inches, em inglês), para o problema matemático proposto no quadrinho, no caso em que os pontos A, B e C estão em uma mesma reta, são