(IFCE) O polígono regular convexo cujo ângulo interno é 7/2 do seu ângulo externo é
Questões relacionadas
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
Between now and 2050 the number of people living in cities will grow from 3.9 billion to 6.3 billion. The proportion of urban dwellers will swell from 54% to 67% of the world’s population, according to the UN. In other words, for the next 36 years the world’s cities will expand by the equivalent of six São Paulos every year. This growth will largely occur in developing countries. But most governments there are ignoring the problem, says William Cobbett of the Cities Alliance, an NGO that supports initiatives such as the one launched by New York University to help cities make long-term preparations for their growth. “Whether we want it or not, urbanisation is inevitable,” say specialists. “The real question is: how can we improve its quality?”
The Economist, June 21st 2014. Adaptado
(FUVEST 2015 1ª FASE) De acordo com o texto,
- História | 6.01 Revolução Francesa
A Revolução Francesa teve início em 1789. Neste processo a(o)
- Matemática | 14.1 Posição e Poliedros
Portões basculantes são aqueles cuja abertura é feita por um mecanismo de elevação do portão, rotacionando-o sobre um eixo móvel. Na figura a seguir, observe o modelo de um portão basculante com esquemas sobre seu funcionamento. Os pontos A e B indicam os centros dos rolamentos, localizados nos extremos do eixo móvel do portão. Os esquemas indicando apenas o ponto B são simetricamente válidos também para o ponto A:
Os rolamentos (aliados ao conjunto de hastes e roldanas), ao deslizarem sobre a guia linear, fazem o portão tanto rotacionar sobre si mesmo quanto se elevar, recolhendo-se no alto. O movimento dos centros dos rolamentos ocorre sempre no mesmo plano α, ortogonal ao plano do chão e paralelo às frentes das guias lineares.
A figura que representa a projeção ortogonal da trajetória dos centros dos rolamentos do portão basculante sobre o plano do chão é
- Biologia | 10.5 Cordados
Estudos com fósseis de dinossauros têm elucidado a fisiologia desses animais. Tecidos macios, como os da pele e do coração, raramente, são preservados em fósseis. Por isso, durante muito tempo, permaneceu a seguinte dúvida: a pele dos dinossauros era coberta por penas ou escamas? A descoberta do fóssil do dinossauro Psittacosaurus evidenciou que essa espécie de herbívoros bípedes tinha pele dura e escameada, com mais de 25 camadas de colágeno, e parecida com a de tubarões, répteis e golfinhos atuais. Pesquisadores americanos obtiveram sequências de peptídeos de ossos de um T-Rex com sessenta e oito milhões de anos e descobriram que elas faziam parte de proteínas de colágeno. Por meio de uma pesquisa da Universidade de Manchester, na Grã-Bretanha, descobriu-se que dinossauros como os da espécie Velociraptor possuíam sistema respiratório semelhante ao das aves modernas. Já o exame do primeiro fóssil de um coração de dinossauro revelou que o órgão do animal extinto era mais parecido com o de um homem que com o de um lagarto.
A partir desse texto, julgue o item que se segue.
Nas aves modernas, as penas criam uma camada de ar na superfície corpórea e, por isso, servem como isolante térmico.
- Sociologia - Fundamental | 5. Trabalho
(Enem digital 2020) Ao mesmo tempo que as novas tecnologias inseridas no universo do trabalho estão provocando profundas transformações nos modos de produção, tornam cada vez mais plausível a possibilidade de liberação do homem do trabalho mecânico e repetitivo.
O paradoxo da relação entre as novas tecnologias e o mundo do trabalho, demonstrado no texto, pode ser exemplificado pelo(a)