(UPE) Existem drogas lícitas e ilícitas, isto é, legais, (podendo ou não estarem submetidas a algum tipo de restrição) e ilegais, proibidas por lei. Há outra forma de classificar as drogas, por exemplo, a que se baseia nas ações aparentes das drogas sobre o Sistema Nervoso Central (SNC), conforme as modificações observáveis na atividade mental ou no comportamento das pessoas que utilizam essa substância. São elas:
I. drogas depressoras da atividade mental
II. drogas estimulantes da atividade mental
III. drogas perturbadoras da atividade mental
Assinale a alternativa CORRETA quanto ao uso da droga depressora, estimulante e perturbadora, respectivamente, em concentrações que modificam a atividade mental e o comportamento.
Questões relacionadas
- Biologia | 13.7 Interação Gênica
Em 1908, os cientistas Hardy e Weinberg formularam um teorema que estabeleceu um modelo para o comportamento dos genes nas populações naturais. No esquema a seguir, estão representados, de acordo com o princípio Hardy–Weinberg, os alelos A e a em diferentes gerações. No eixo horizontal, estão indicadas as frequências alélicas p e q e, no eixo vertical, as frequências genotípicas. Os três possíveis genótipos são representados pelos diferentes glifos.
Acerca das informações contidas no esquema e nos conhecimentos relacionados ao tema, é correto afirmar, exceto.
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Os tsunamis são ondas gigantes formadas no oceano provocadas por fenômenos geológicos como, por exemplo, maremotos.
Em mar profundo tais ondas apresentam amplitude de 1 metro e se propagam com velocidades da ordem de 500 km/h. Ao se aproximarem da costa, onde o mar apresenta menor profundidade, a velocidade dessas ondas diminui, proporcionando uma diminuição de seu comprimento de onda e um aumento significativo de sua amplitude.
Apesar da velocidade, da amplitude e do comprimento de onda se alterarem, a frequência dessa onda não se altera, permanecendo em toda a sua propagação com valor próximo de 2 · 10 -3 Hz.
De acordo com as informações acima, determine o período de tais ondas e assinale a alternativa cujo gráfico representa a amplitude em função do tempo de um tsunami em mar profundo.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Disponible en:<http://www.casadellibro.com/libro-y-tu-que-quieres-ser-la-guia-de-las-profesiones-creativas/> Acceso el: 22 nov. 2016
Enunciado:
a) ¿Cuáles son las profesiones que aparecen en la imagen? ¿Qué elementos te permitieron identificar las profesiones?
b) ¿Cómo contestaría a la pregunta de la imagen?
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Falar de economia de água em um planeta onde 75% da superfície é coberta pelo recurso hídrico parece papo de “ecochato”, mas não é. O Planeta Água, como é conhecida a Terra, pode sim secar e essa realidade está mais perto de acontecer a cada dia, por conta do desperdício e da contaminação da água.
A ONU já alertou: se não houver mudanças de hábitos no curto prazo, até 2030 quase metade da população global terá problemas de abastecimento – sem contar as 768 milhões de pessoas que já não possuem acesso à água potável e podem ficar em situação ainda mais complicada.
O desperdício começa na própria rede de distribuição, por conta de problemas como vazamentos e “gatos” – sabia que, no Brasil, a cada 100 litros de água coletados, apenas 64 chegam ao seu destino? –, e se agrava quando o recurso entra na casa dos brasileiros.
Economizar água já é uma necessidade urgente em todo o mundo e, além de não ser tão difícil, pode aliviar as despesas no fim do mês. Duvida?
Disponível em:<http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/15-dicas-praticas-economizar-agua-desperdicio-777421.shtml>.
Acesso em: 15 jan. 2015. Adaptado.
A frase “sabia que, no Brasil, a cada 100 litros de água coletados, apenas 64 chegam ao seu destino?” significa que
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 Notícia
Leia o texto sobre o projeto Poesia Nossa de Cada Dia. A seguir, responda à questão.
POESIA NOSSA DE CADA DIA
Projeto em escolas do Barreiro estampa versos de alunos em 250 mil sacos de pão e distribui embalagens “especiais” em padarias da região
Versos, estrofes e rimas extrapolam o mundo dos livros e conquistam espaço em suportes nada convencionais: sacos de pão. O papel, antes pardo e desbotado, ganha as cores da imaginação de 400 alunos de escolas públicas de Belo Horizonte e leva poemas e cultura para o dia a dia de moradores do Barreiro. Até o fim do mês, 250 mil embalagens serão distribuídas em padarias da região, dando vida ao projeto Pão e Poesia, que coleciona dois prêmios do Ministério da Cultura e o apoio de voluntários apaixonados pela literatura.
No fino papel usado para embrulhar bisnagas, biscoitos e roscas, autores consa grados, como Affonso Romano de Sant’Anna, Fernando Brant e Líria Porto, dividem espaço com iniciantes, a exemplo de Lorrayne Oliveira Sousa e Charles Rodrigues Filho, ambos de 12 anos. Depois de horas em aulas de leitura e escrita, batizadas de oficinas de sensibilização poética, os estudantes arriscaram os primeiros versos e agora se surpreendem com o resultado. “Não acreditei quando vi um texto meu impresso no papel. Achei muito legal e minha mãe ficou tão orgulhosa que juntou várias embalagens para mandar para meus tios, que moram no Rio de Janeiro”, conta o empolgado Charles.
Aluno do 7º ano do ensino fundamental, ele é recordista em publicação na atual edição do projeto Pão e Poesia, com três textos selecionados. Sem citar um grande autor como inspiração ou o melhor livro que já leu, Charles confessa que o interesse pela literatura começou a nascer agora, a partir do projeto. “Nunca tive muita paciência para livros. Quando escrevia alguma coisa, eram sempre frases soltas. Mas me empolguei com a ideia de ganhar, de uma hora para outra, milhares de leitores. Será que isso vai ter futuro?”, questiona o garoto, com olhos interessados a percorrer as estantes da biblioteca da Escola Estadual Margarida Brochado, no Barreiro.
Se Charles ainda não tem referências literárias de peso, a estudante Lorrayne Sousa esbanja intimidade com o universo das letras. Amante de Monteiro Lobato, ela guarda com carinho uma agenda onde, desde os 6 anos de idade, escreve seus poemas. “Toda ideia que passa pela minha cabeça eu transformo em textos. Às vezes, falo da natureza, da poluição, dos amigos ou da família. Temas nunca faltam. E fiquei emocionada com a chance de publicar meu trabalho”, diz Lorrayne.
Estudantes da Escola Estadual Margarida Brochado, Charles e Lorrayne se somam aos 400 alunos do Barreiro que participam do projeto Pão e Poesia. As oficinas de sensibilização poética, feitas no segundo semestre de 2010 e nos primeiros meses deste ano, movimentaram 10 escolas da região e, este mês, o resultado chega às padarias. Surpresos com a possibilidade de levar cultura junto com “o pão nosso de cada dia”, os fregueses elogiam a iniciativa: “Dessa forma, o pão vira alimento para o corpo e a alma. Achei muito interessante a ideia de ler poesias enquanto tomo meu café. Vou guardar as embalagens e tentar reconhecer os autores entre os alunos que conheço”, conta a comerciante Patrícia Spiazzi, de 23.
Para a diretora da escola, Rosemari Conceição Diegues, as oficinas têm papel transformador na rotina dos jovens. “Com a ajuda de professores de português, os responsáveis pelas oficinas trabalharam várias dinâmicas de leitura e escrita com os estudantes. Essa ação desperta o interesse deles pela leitura e aumenta o contato diário com a cultura”, afirma ela, ressaltando uma mudança de comportamento também durante as aulas. “Tudo isso se reflete na maior concentração dos alunos nas atividades da escola e em melhor desempenho nas avaliações”, conclui.
Fonte: Jornal Estado de Minas – Caderno Gerais – 13/07/2011
Quem teve a ideia para esse projeto?
a) Preencha o quadro com informações completas sobre essa pessoa.
b) Por que ele escolheu as embalagens de pão para publicar as poesias?
c) O que ele fez para conseguir iniciar o projeto?