A escolha de uma forma teatral implica a escolha de um tipo de teatralidade, de um estatuto de ficção com relação à realidade. A teatralidade dispõe de meios específicos para transmitir uma cultura-fonte a um público-alvo; é sob esta única condição que temos o direito de falar em interculturalidade teatral.
PAVIS, P. O teatro no cruzamento de culturas. São Paulo: Perspectiva, 2008.
A partir do texto, o meio especificamente cênico utilizado para transmitir uma cultura estrangeira implica
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | B. Pontuação
A civilização 2“pós-moderna” culminou em um progresso inegável, que não foi percebido antecipadamente, em sua inteireza. Ao mesmo tempo, sob o 3“mau uso” da ciência, da tecnologia e da capacidade de invenção nos precipitou na miséria moral inexorável. Os que condenam a ciência, a tecnologia e a invenção criativa por essa miséria ignoram os desafios que explodiram com o capitalismo monopolista de sua terceira fase.
Em páginas secas premonitórias, E. Mandel* apontara tais riscos. O 4“livre jogo do mercado” (que não é e nunca foi 5“livre”) rasgou o ventre das vítimas: milhões de seres humanos nos países ricos e uma carrada maior de milhões nos países pobres. O centro acabou fabricando a sua periferia intrínseca e apossou-se, como não sucedeu nem sob o regime colonial direto, das outras periferias externas, que abrangem quase todo o 6“resto do mundo”.
Florestan Fernandes, Folha de S. Paulo, 27/12/1993.
(FUVEST 2014 1° FASE) O emprego de aspas em uma dada expressão pode servir, inclusive, para indicar que ela
I. foi utilizada pelo autor com algum tipo de restrição;
II. pertence ao jargão de uma determinada área do conhecimento;
III. contém sentido pejorativo, não assumido pelo autor.
Considere as seguintes ocorrências de emprego de aspas presentes no texto:
A. “pós-moderna” (ref. 2);
B. “mau uso” (ref. 3);
C. “livre jogo do mercado” (ref. 4);
D. “livre” (ref. 5);
E. “resto do mundo” (ref. 6).
As modalidades I, II e III de uso de aspas, elencadas acima, verificam-se, respectivamente, em
- Biologia | 10.5 Cordados
Segundo especialistas, mais da metade das espécies de anfíbios do mundo está ameaçada de extinção. As principais ameaças são a destruição dos habitats, a poluição e o aquecimento global. Entre as principais características que tornam os anfíbios particularmente sensíveis a alterações ambientais provocadas pelo ser humano, podemos citar:
- História | 6.08 Imperialismo
(UPE) O último Estado independente da Índia, o reino de Panjab, foi conquistado no período de 1846- 1848; daí por diante, a dominação inglesa se estendeu por todo o território. Apesar da completa sujeição em que se encontravam reinos e Estados, o povo indiano empreendeu vários esforços para recobrar a liberdade.
Sobre a dominação inglesa na Índia, assinale a alternativa CORRETA.
- Língua Portuguesa | 1.05 Intertextualidade
(UEPB) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Reescrever, editar e remixar na era digital: novos conteúdos?
Os historiadores da escrita defendem que ela passou por três grandes fases: manuscrita, livro impresso e eletrônica, cada uma definida por diferentes materiais e instrumentos, também advertem que cada uma sobrevive ilimitadamente nas seguintes, se adequando a diferentes áreas de uso. Ao mesmo tempo que nascem novas práticas, 1nada desaparece, tudo se reorganiza.
2Portanto, se apresentar as culturas escritas às crianças e aos jovens é fundamental, nos encontramos diante de um desafio: a cultura escrita é diversa. Ela existe de um modo manual, tanto a impressa como a digital. 3A questão não se reduz a deixar de escrever no papel para fazê-lo no computador. 4Quando se usam papel ou computador, são mantidos, em parte, os conteúdos a ensinar, mas se impõem novos e isso nos faz reformular o ensino. [...]
In: Revista Nova Escola, São Paulo: Abril, Ano XXVIII, n° 260, março de 2013, p. 71.
A expressão “nada desaparece, tudo se organiza” (ref. 1) pode ser considerada:
I. Intertextualidade de base estilística, pois apresenta certos procedimentos similares conhecidos em outra situação discursiva.
II. Comparação, por existir alguma semelhança entre dois enunciados produzidos em situações distintas.
III. Construção discursiva que remete a um enunciado produzido em outro contexto enunciativo.
Analise as proposições e marque a alternativa que apresenta, apenas, a(s)correta(s).
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Na opinião de muitos historiadores, o surgimento dos seres-humanos deu-se na África. Somente após muitos anos eles se deslocaram para outras regiões do planeta, até chegarem ao continente americano. Existem diversas opiniões sobre a maneira como estes povos chegaram na América. Dentre várias teorias de habitação da América, a mais aceita seria a de que os homens teriam vindo do Norte da Ásia pelo Estreito de Bering.
Enunciado:
Explique, de acordo com os estudos científicos, como foi possível o homem atravessar o Estreito de Bering.