A camada da atmosfera que se situa entre a troposfera e a mesosfera denomina-se:
Questões relacionadas
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Name the rooms with the words from the box according to their corresponding place in the apartment.
Available at: http://www.coveonormond.com/rooms/premium-one-bedroom.aspx. Accessed on: May 23, 2016.
- Física | F. Circuitos Elétricos
Baterias são dispositivos que acumulam energia e estão presentes em inúmeros aparelhos portáteis. Uma bateria ideal não possui resistência interna. Entretanto, baterias reais apresentam resistência interna disponibilizando uma tensão efetiva V inferior à sua tensão nominal £, conforme a figura. Uma vez que se sabe o valor da tensão nominal da bateria, determina-se sua carga pelo conhecimento da corrente i enquanto está conectada a um circuito de resistência R, de tensão efetiva V, e da resistência interna r da bateria.
De posse de um voltímetro V , de um amperímetro A e de uma resistência-teste R, a configuração adequada para avaliar a carga da bateria é:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.03 Poema e Prosa
Texto base: 10509806
Leia atentamente o soneto de Luís Vaz de Camões e responda às questões 4 e 5. Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.
É um não querer mais que bem-querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;
É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.
Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor? CAMÕES, Luís Vaz de. Sonetos. Texto integral. Notas de M. de Lurdes Saraiva.
Lisboa, Publicações Europa-América, 1975. p. 181. Glossário
Contentamento – estado de quem está contente, satisfeito.
Desatinar – fazer perder a razão.
Enunciado:
Qual é a figura de linguagem presente no primeiro verso do poema?
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Available at: http://goo.gl/BEI42A. Accessed on January 22nd, 2016. (Adapeted)
What time does the ‘Art Show for Kids’ start?
- Arte - Fundamental | 01.2. Colagem ao ar livre
9. Texto base: Studiare 107380
MATERIAL
- Restos de papéis para reciclar
- Cartolina
- Baldes
- Jornal
- Bacias
- Vasilhas plásticas
- Peneiras
- Cola ou grude
- Liquidificador
PROCEDIMENTOS
- O professor vai começar a aula falando sobre a reciclagem.
- Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Reciclagem
- Proponha aos alunos a construção de uma pequena fábrica de produção de papel reciclado/artesanal, na sala de aula.
- Peça aos alunos para fazerem pesquisas sobre o papel reciclado.
- Sugestão de sites:
- http://www.comofazerpapel.com.br/historia.html
- http://www.comofazerpapel.com.br/assets/comofazerpapel.pdf
- Solicite aos alunos para que coletem restos de papel nos lixos da escola e de casa, porque serão necessários enquanto matéria-prima para a nossa oficina.
- Solicite aos alunos para que realizem entrevistas com professores da Área de Ciências da sua escola a respeito de reciclagem de papel, a importância da coleta seletiva e a redução de consumo.
- Socialize as respostas/informações obtidas na entrevista com os professores de Ciências da escola;
- Convide um destes professores para conversar com os alunos sobre a importância de se reciclar o lixo escolar (papel);
- Proponha a confecção de cartazes divulgando a proposta de se fazer papel na escola e conclamando a comunidade escolar para coletar/juntar papel e encaminhar à sala de Artes;
- Espalhe os cartazes pela escola.
- Prepare as mesas da sala de aula forrando-as com jornal;
- Disponibilize balde, água, bacias/vasilhas plásticas, molduras com tela (que podem ser substituídas por peneiras), papéis usados, jornal, cola ou grude, liquidificador;
- Solicite aos alunos para que:
- piquem os retalhos de papel coletados e coloquem de molho em uma bacia/balde com água;
- coloquem o papel amolecido no liquidificador com água;
- batam essa mistura no liquidificador para obtenção da polpa;
- despejem a polpa em uma vasilha grande e quadrada com água;
- colham a polpa com a moldura (ou peneira) de baixo para cima, no sentido de criar uma película sobre a tela;
- coloquem para secagem em local seguro e de fácil ventilação
- Fonte: Acervo e Autoria Marileusa Reducino e Soraia Lelis
- Fonte: Acervo e Autoria Marileusa Reducino e Soraia Lelis
- Guarde os papéis, depois de secos ,em uma caixa.
- Fonte: Acervo e Autoria Marileusa Reducino e Soraia Lelis
- Incentive a classificação dos papéis por cor, gramatura, textura propondo a seleção e contagem de tipos e quantidade;
- Organize com o grupo de alunos, um mostruário com fragmentos de todos os papéis produzidos:
- Pesquisa e possibilidade em papel reciclado: descobertas alquímicas
- Papel reciclado com pigmento a partir de guache ou anilina
- Fonte: Acervo e Autoria Marileusa Reducino e Soraia Lelis
- Papel reciclado
- Fonte: Acervo e Autoria Marileusa Reducino e Soraia Lelis
- Papel reciclado trabalhado em Batique
- Fonte: Acervo e Autoria Marileusa Reducino e Soraia Lelis
LELIS, Soraia Cristina Cardoso Lelis. Poéticas Visuais em construção: o fazer artístico e a educação (do) sensível no contexto escolar. Dissertação de Mestrado, Instituto de Artes da UNICAMP: Campinas-SP, 2004, p. 120.
Disponível também em www.nupea.fafcs.ufu.br
- Proponha aos alunos para que façam diferentes cartões com o papel fabricado usando de composições em recorte e colagem;
- Sugira a criação de imagens com o papel fabricado nas capas de seus cadernos/agendas.
- Entregue a cada aluno os passos/etapas para produção de papel, caso se interessem na continuidade desta com outros fins além da escola.
Alquimia do Papel
RECEITA DO GRUDE Como fazer o grude? Na falta de cola, improvise, fazendo a seguinte receita: para 500 ml de água, dissolva uma colher bem cheia de polvilho. Pingue algumas gotas de limão. Leve ao fogo, mexendo sempre, até esta mistura leitosa apresentar transparência. Na impossibilidade de aquisição das pranchas (Molduras), pode-se optar por peneiras com tela fina. Estando o dia chuvoso ou necessitando das molduras para uma produção maior, sugerimos um outro tipo de secagem. Colocar a moldura ou peneira com a pasta de papel coada, sobre folhas de jornal, esperando que sugue o excesso de água. Cobrir com outras folhas de jornal e enxugar. Depois de seco, retirar com muito cuidado. Fonte: LELIS, Soraia Cristina Cardoso Lelis. Poéticas Visuais em construção: o fazer artístico e a educação (do) sensível no contexto escolar. Dissertação de Mestrado, Instituto de Artes da UNICAMP: Campinas-SP, 2004, Anexos. Disponível também em www.nupea.fafcs.ufu.br
- Monte com seus alunos uma exposição com mostra dos trabalhos realizados com papel reciclado na escola e o mostruário construído com as possibilidades encontradas na pesquisa teórico vivencial.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19338