Marca a alternativa que explica para que utilizamos o “puntos suspensivos”
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 05. Composição e Diversidade da Sociedade Local
Em 2015, a maior agência de notícias do mundo convidou vários fotógrafos para mostrarem as condições de trabalho nas escolas de diversos lugares. Observe as fotos a seguir:
Com base nas fotografias e no que foi trabalhado em sala de aula, pode-se afirmar que a escola é um lugar onde os alunos sempre:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee la fábula y después contesta a la cuestión propuesta.
El gallo y la joya
Un gallo, buscando comida para él y sus gallinas, encontró una gema y exclamó:
- Si mi dueño te hubiera encontrado, y no yo, él te habría tomado, y llevado a vender; pero yo no he encontrado para ti ningún objetivo. Prefiero tener un grano de cereal que todas las joyas en el mundo.
- Lo que no tiene utilidad, no tiene valor.
Disponible en < http://edyd.com/Fabulas/Esopo/E136Elgalloylajoya.htm.>. Acceso el 15 sep. 2012.
Marca la alternativa que completa la frase de acuerdo con el texto.
El Gallo
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Materiais:
- Seis objetos de texturas diferentes (que sejam conhecidos dos alunos) dentro de saquinhos de TNT com elástico na boca.
- Lápis
- Papel canson ou cartolina no tamanho A4
- Canetinha e lápis de cor
- Caderno de artes ou papéis de rascunho
Desenvolvimento:
1 – Dividir a turma em 6 grupos.
2 – Entregar os materiais a cada grupo.
3 – Entregar para cada grupo um saquinho com um objeto dentro passando a seguinte instrução:
- Tocar sem olhar.
- Esperar que todos toquem antes de comentar sobre o que é.
- Comentar com os colegas sobre o que acreditam estar dentro do saquinho.
- Realizar alguns desenhos do objeto de memória, sem olhar dentro do saquinho.
4 – Pensar na textura do material que compõe o objeto e tentar reproduzi-la de memória.
5 – Depois de todas estas etapas cumpridas, retirar o objeto de dentro do saquinho e então realizar um completo desenho de observação, registrando também as impressões de cada um a respeito da textura do objeto.
Observações:
1 – Esta atividade depende muito da escolha dos objetos pelo professor. Não precisam ser grandes, mas devem ter uma textura aparente, por exemplo:
bijuterias
pistache
concha e estrela do mar
cascas de árvore
estopa
bucha vegetal
2 – Alguns dos objetos oferecem a possibilidade de frotagem.
3 – Podem ser usados também numa bela colagem completada com pintura a dedo em cores neutras e terrosas.
4 – O saquinho de TNT deve deixar entrar o objeto, mas deve manter a boca fechada.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 03.1. Verbos, frase e oração, sujeito e predicado
Leia o texto abaixo para responder à questão.
“Literatura indígena é sempre militante”, diz Daniel Munduruku
Por Bruno Molinero
Daniel Munduruku gosta de dizer que pegou gosto pela leitura por causa de uma aranha. Ainda criança, uma de suas obrigações era organizar a biblioteca de sua escola. Só que não importava o quanto ele limpasse: uma aranha todos os dias fazia uma teia na mesma prateleira, sobre o mesmo livro. Era só abrir a biblioteca e lá estava a trama pegajosa. Até que o garoto, intrigado, resolveu dar uma olhada na obra de que o inseto tanto gostava. E foi então que leu pela primeira vez O Pequeno Príncipe.
Disponível em: <http://eraoutravez.blogfolha.uol.com.br/2017/03/06/literatura-indigena-e-sempre-
militante-diz-daniel-munduruku-leia-entrevista/>. Acesso em: 22 mar. 2017. Adaptado.
Vocabulário
Militante – que ou aquele que defende ativamente uma causa ou exerce efetivamente uma atividade.
Releia o trecho:
Suas histórias para crianças e adolescentes giram em torno da temática indígena [...]
Se histórias estivesse no singular, a frase correta seria:
- Literatura
(IFSP) Leia o soneto abaixo, de Gregório de Matos Guerra, para responder à questão.
Fábio: que pouco entendes de finezas:
Quem faz só o que pode, a pouco se obriga
Quem contra os impossíveis se fatiga,
a esse cede o Amor em mil 1ternezas.
Amor comete sempre altas empresas:
Pouco amor, muita sede não mitiga:
Quem impossíveis vence, esse é que instiga
vencer por ele muitas estranhezas.
As durezas da cera, o Sol abranda,
a da terra as branduras endurece:
Atrás do que resiste, o raio é que anda.
Quem vence a resistência, se enobrece:
Quem faz o que não pode, impera e manda:
Quem faz mais do que pode, esse merece.
1ternezas: ternuras
GUERRA, Gregório de Matos. A um namorado, que se presumia de obrar finezas. In: HOLANDA, Sérgio Buarque de.
Antologia dos Poetas Brasileiros da Fase Colonial. São Paulo: Perspectiva, 1979. p.65-66.
A leitura atenta do texto permite afirmar que