Marca o pronome indefinido que completa a oração abaixo.
“Tenemos __________ cosas que hablar esa noche”
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Em dias de bastante umidade e principalmente quando o Sol aparece logo após um período de chuva, é possível observar um arco colorido no céu, chamado arco-íris.
Mas o mesmo fenômeno que explica o surgimento do arco-íris pode ser observado quando se rega um jardim. Utilizando uma mangueira e direcionando o spray de água de maneira inclinada, sob a luz solar, é possível observar o mesmo fenômeno em escala menor. Nos dois casos, a visualização das cores estará associada à
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
TEXTO I
Zapeei os canais, como há dezenas de anos faço, e pá: parei num que exibia um episódio daquela velha família do futuro, Os Jetsons.
Nesse episódio em particular, a Jane Jetson, esposa do George, tratava de dirigir aquele veículo voador deles. Meu queixo foi caindo à medida que as piadinhas machistas sobre mulheres dirigirem foram se acumulando. Impressionante! Que futuro careta aqueles roteiristas imaginavam! Seriam incapazes de projetar algo melhor, e não apenas em termos de tecnologias, robôs e carros voadores? Será que nossa máxima visão de futuro só atinge as coisas, e jamais as pessoas? Como a Jane, uma mulher de 33 anos no desenho, poderia ser o que foram as minhas bisavós?
O futuro, naquele desenho, se esqueceu de ser melhor nas relações entre as pessoas. Aliás... tão parecido com a vida.
Fiquei de cara, como dizemos aqui, ou como dizíamos na minha adolescência, pobre adolescência, aprendendo, sem querer e sem muita defesa, um futuro tão besta quanto o passado.
RIBEIRO, A. E. Disponível em: www.rascunho.com br. Acesso em: 21 out. 2021 (adaptado).
TEXTO II
Masculino e feminino são campos escorregadios que só se definem por oposição, sempre incompleta, um do outro. São formações imaginárias que buscam produzir uma diferença radical e complementar onde só existem, de fato, mínimas diferenças. O resto é questão de estilo. Até pelo menos a segunda metade do século 19, o divisor de águas era claro: os homens ocupavam o espaço público. As mulheres tratavam da vida privada. Privada de quê? De visibilidade, diria Hannah Arendt. De visibilidade pública. Do que as mulheres estiveram privadas até o século 20 foi de presença pública manifesta não em imagem, mas em palavra. A palavra feminina, reservada ao espaço doméstico, não produzia diferença na vida social.
KHEL, M. R. Disponível em: https://alias.estadao.com.br. Acesso em: 19 out. 2021 (adaptado).
A representação da mulher apresentada no Texto I pode ser explicada pelo Texto II no que diz respeito a(as):
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Leia a crônica do Luis Fernando Veríssimo e responda a questão: Complô Mal chegou no céu, o gaúcho pediu para falar com Deus. Queria fazer uma queixa. Deus estava em reunião e o gaúcho foi encaminhado a São Pedro. São Pedro estava na sala de comando meteorológico. Era ali, cercado por sua equipe à frente de painéis sofisticadíssimos, que São Pedro dirigia o tempo do mundo. ― O que é? Disse São Pedro, sem olhar para o gaúcho. Prestava atenção numa tela à sua frente. ― Estão contra nós ― queixou-se o gaúcho. ― Quem? ― Todo mundo. ― Bobagem. ― Verdade. Veja só o que tem nos acontecido. E, seguindo São Pedro pela sala enquanto este ajustava controles e checava mostradores, o gaúcho contou tudo que tinha feito ao Rio Grande do Sul nos últimos tempos. Tudo. Concluiu dizendo que aquilo só podia ser uma campanha organizada. Um complô contra o Rio Grande! ― Paranoia ― sentenciou São Pedro. ― Fazem pouco de nós. Nós... Mas São Pedro o interrompeu com um gesto. Apontou para uma tela. ― Veja. Por coincidência, vamos programar o tempo no Rio Grande do Sul para as próximas horas. E São Pedro passou a dar ordens a seus comandados. ― Grandes nuvens negras! ― Grandes nuvens negras ― confirmou o encarregado do setor. ― Relâmpagos espetaculares. ― Relâmpagos espetaculares. ― Trovões retumbantes! ― Trovões retumbantes. O gaúcho entusiasmado chegou a ficar na ponta dos pés, de tão ansioso, esperando a ordem final de São Pedro. ― E atenção ― disse São Pedro. Todos esperavam a ordem. São Pedro fechou os olhos, como que buscando inspiração, e ficou assim por uns instantes. Depois decretou: ― Chuviscos. Houve risadas generalizadas da equipe. Quando saía da sala, o gaúcho viu, com o rabo dos olhos, São Pedro tapar a boca para não rir também. O complô era mais amplo do que se imaginava. (VERISSIMO, L. F. Mais comédias para ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008. p. 73 – 74)
Enunciado:
Observe um fragmento da crônica:
“Todos esperavam a ordem. São Pedro fechou os olhos, como que buscando inspiração, e ficou assim por uns instantes”
Os trechos destacados apresentam:
predicados verbais, pois possuem verbos de ação. predicados verbais, pois possuem verbos de ação. predicados verbais, pois possuem verbos de ação.
- Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas
TEXTO I
Devido aos seus benefícios para a saúde, como a redução dos níveis de açúcar e colesterol, a aveia ganhou um considerável status de alimento saudável. Ela pode ser consumida na forma de grão, floco, farelo, mingau e farinha, pura ou incorporada em receitas de bolo, panqueca, biscoito, entre outras.
Disponível em: https://www.ecycle.com.br. Acesso em: 4 abr. 2020 (adaptado).
TEXTO II
Informação nutricional da aveia em flocos
porção de 30 g (2 colheres de sopa)
carboidratos
16 g
proteínas
5 g
gorduras totais
2,4 g
gorduras saturadas
0,5 g
fibra alimentar
3,1 g
sódio
0,75 mg
ferro
1,2 mg
O componente da tabela não absorvido pelo organismo humano e principal responsável pelos benefícios citados no texto I é o(a)
- História | 6.18 Nova Ordem Mundial
(FUVEST 2017 1° FASE) Leia o texto e observe a imagem.
Numa guerra não se matam milhares de pessoas. Mata-se alguém que adora espaguete, outro que é gay, outro que tem uma namorada. Uma acumulação de pequenas memórias... .
Nós que aqui estamos, por vós esperamos. Direção de Marcelo Masagão. Brasil, 1999.
A partir do texto e da imagem, pode-se afirmar corretamente que