(UFES) A altitude é um fator que influencia condições ambientais e, por isso, é levada em consideração na prática esportiva. É correto afirmar que o aumento da altitude causa
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.11 Poema
Leia o texto.
O espelho deu uma resposta à perua. Essa resposta comprova que ela
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
O Reizinho Mandão foi publicado no ano de 1978, pela Editora Pioneira. A obra reflete o momento político vivido pelo Brasil, pois foi lançada um pouco antes da extinção do AI-5 (Ato Institucional nº 5), que dava força total à censura e às perseguições políticas totalmente arbitrárias. O Reizinho Mandão faz crítica aos governos militares brasileiros, já que a primeira edição da obra é de 1978 (final do período militar). A autora, Ruth Rocha, utilizou-se da sátira ou da paródia para apresentar o seu personagem principal.
Leia a seguir um trecho do livro O reizinho mandão, de Ruth Rocha, e responda às questões.
O reizinho não queria saber de nada.
[…]
Ele era tão mandão, que queria mandar em tudo que acontecia no reino.
Quando eu digo tudo, era tudo mesmo!
A diversão do reizinho era fazer leis e mais leis.
[…]
Eu sou o rei. Eu é que mando!
ROCHA, Ruth. O reizinho mandão. São Paulo: Editora Pioneira, 1978.
a) Ao ler o trecho do livro, você acha que a autora também encontrou um jeito de criticar a ditadura militar?
( ) sim ( ) não
b) Que relação pode ser estabelecida entre as frases da autora e a ditadura militar?
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
Para irrigar sua plantação, um produtor rural construiu um reservatório a 20 metros de altura a partir da barragem de onde será bombeada a água. Para alimentar o motor elétrico das bombas, ele instalou um painel fotovoltaico. A potência do painel varia de acordo com a incidência solar, chegando a um valor de pico de 80 W ao meio-dia. Porém, entre as 11 horas e 30 minutos e as 12 horas e 30 minutos, disponibiliza uma potência média de 50 W. Considere a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2 e uma eficiência de transferência energética de 100%.
Qual é o volume de água, em litros, bombeado para o reservatório no intervalo de tempo citado?
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el texto abajo con atención y haz lo que se pide.
El robot del futuro tendrá súper músculos impresos en 3D
El robot del futuro tiene súper músculos para levantar mil veces su peso, impreso en 3D y en un material sintético, informó Nature Communications. El trabajo es el resultado de un grupo de investigadores de la Universidad de Columbia, conducidos por Hod Lipson. “Estamos dando grandes pasos en la inteligencia de los robot, pero sus cuerpos son aún primitivos”, dijo Lipson. Ahora “hemos superado una de las barreras finales para hacer realistas a los robot”, o sea capaces de imitar verdaderamente los sistemas biológicos naturales, agregó. El resultado resuelve un problema de larga data en la creación de los músculos destinados a los robot blandos que, a diferencia de los rígidos, pueden imitar los movimientos naturales, como agarrar y manipular, entonces se vuelven capaces de interactuar con el hombre con delicadeza para ayudarlo en la casa, industrias u hospitales. Anteriormente, ningún material pudo funcionar como un músculo blando que pudiera doblarse, extenderse y levantar un peso, y todos los intentos hechos habían fracasado porque requerían de aparatos demasiados grandes.
Disponible en < http://www.cubadebate.cu/noticias/2017/09/20/el-robot-del-futuro-tendra-super-musculos-impresos-en-3d/#.WudsRogvy00>. Acceso el 28 de abril de 2018
A) Según el texto, ¿Cuáles eran las barreras para que los robots fueran hechos de forma realista? ¿Cómo se solucionó el problema?
B) Supón que tú tienes un robot inteligente. Utilizando la estructura “poder + [infinitivo]” pídele 3 favores al robot.
Ej.: ¿Puedes jugar a los videojuegos conmigo?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Leia o texto a seguir. A Internet nos deixa estúpidos: entrevista com Mark Bauerlein Por Eduardo Szklarz.
Para o americano Mark Bauerlein, é preciso tirar os jovens da rede para que passem mais tempo com os pais - e, assim, fiquem mais inteligentes.
“[...] Como a internet piora a inteligência dos jovens? Eu me refiro principalmente a 4 elementos: curiosidade intelectual, conhecimento histórico, consciência cívica e hábitos de leitura. Os jovens têm lido cada vez menos nos EUA. E estou dizendo livros, jornais e revistas, que ainda são o principal e o mais importante acesso ao conhecimento. Mas a web não pode ser útil para o conhecimento? Poderia, mas os garotos não se importam com essas coisas. Eles não visitam um site de um grande museu para ver as pinturas. Preferem visitar seu perfil pessoal na internet ou fazer upload das fotos da última festa, ou escrever em seu blog como odeiam a escola. Segundo o instituto Nielsen Media Research, 9 entre os 10 sites mais populares entre os adolescentes são redes de relacionamento. É isso que as ferramentas significam para eles: um meio social. [...] É possível tirar os jovens da internet? É possível estabelecer um momento em que eles desliguem o celular, apaguem o computador e leiam um jornal, uma revista ou um livro. Nessa “hora da leitura”, os meninos podem ler o que quiserem. Não têm que ler Jorge Luis Borges ou Moby Dick. O importante é que possam ficar sentados, sem interrupção, e focar-se no texto. Depois disso, podem voltar a jogar videogame! A ideia é colocar um muro entre eles e os amigos durante uma pequena parte do dia. Acha que isso vai dar certo? Já vem dando certo com alunos meus. Quando lhes digo que precisam passar um tempo desplugados, ou não fazer o dever com a TV ligada, vejo que eles relaxam. Acho que muitos jovens já estão cheios de tantas conexões, celulares e e-mails. Realmente gostariam de dar um tempo. Mas pense no que aconteceria. Imagine que você está na faculdade e não tem orkut. Você está fora! A pressão é enorme. É como se tivesse 5 anos e ninguém quisesse brincar com você. Weinberger também diz que mais importante do que o conhecimento é a compreensão dos fatos... Sim, concordo, mas a compreensão é um processo bastante lento. E a internet agita tanto os garotos que muitos professores nos EUA já acham difícil mandar os alunos ler um livro com mais de 200 páginas. Os adolescentes não conseguem se concentrar por muito tempo. Um argumento complexo ou um poema difícil viraram coisas irritantes para ser assimiladas. [...] Mark Bauuerlein tem 49 anos e vive com a família em Atlanta, EUA. Disponível em: <super.abril.com.br/tecnologia/internet-deixa-estupidos-entrevista-mark-b....> Acesso em 05 nov. 2014.
Enunciado:
Apesar das duras críticas feitas pelo autor, ele aponta possibilidades de conciliação entre o uso da internet e a dedicação à leitura paginada. Escreva um parágrafo relatando a experiência de “passar um tempo desplugado”.