(UNESP-Adaptada) A queima dos combustíveis fósseis (carvão e petróleo), assim como dos combustíveis renováveis (etanol, por exemplo), produz CO2 que é lançado na atmosfera, contribuindo para o efeito estufa e possível aquecimento global. Por qual motivo o uso do etanol é preferível ao da gasolina?
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 04.3. Pintura
Texto base: Studiare 107324
MATERIAL
- Aparelho completo para reprodução de imagens (Data-Show)
- Rolos de papel higiênico
- Caneta hidrocor
- Tinta guache – cores variadas
- Panos para limpeza
- Recipiente de água
PROCEDIMENTOS
- Mostrar imagens de índios de diversas tribos para as crianças.
- Disponível:
- Google imagens – imagens de índios
- Google imagens – imagens de pinturas indígenas
- Chamar a atenção das crianças para as pinturas dos indígenas e informar que elas podem ser encontradas não apenas nos corpos, mas nas cerâmicas, redes, cestos, etc.
- Falar com as crianças sobre como os índios produziam as tintas e como pintavam
- Disponível: http://slideplayer.com.br/slide/335627/
- A atividade desta aula será trabalhar com elementos da cultura indígena confeccionando uma pulseira de material reciclável (rolo de papel higiênico) e desenho através da pintura.
- Distribuir os rolos de papel higiênico e pedir para as crianças cortar em 03 pedaços este rolo.
- Pedir as crianças para fazerem uma pintura com o dedo (como os indígenas) tampando todo o espaço do papel higiênico.
- Instruir os alunos a usarem cores diferentes nesta pintura.
- Após secar, utilizar a canetinha e fazer desenhos legais para finalizar.
- OBS: com 01 rolo de papel é possível confeccionar 03 pulseiras.
Fonte: http://www.ideiacriativa.org/2015/04/grafismo-cultura-indigena-e-reciclagem.html
Enunciado:
Studiare 107324
MATERIAL
- Aparelho completo para reprodução de imagens (Data-Show)
- Rolos de papel higiênico
- Caneta hidrocor
- Tinta guache – cores variadas
- Panos para limpeza
- Recipiente de água
PROCEDIMENTOS
- Mostrar imagens de índios de diversas tribos para as crianças.
- Disponível:
- Google imagens – imagens de índios
- Google imagens – imagens de pinturas indígenas
- Chamar a atenção das crianças para as pinturas dos indígenas e informar que elas podem ser encontradas não apenas nos corpos, mas nas cerâmicas, redes, cestos, etc.
- Falar com as crianças sobre como os índios produziam as tintas e como pintavam
- Disponível: http://slideplayer.com.br/slide/335627/
- A atividade desta aula será trabalhar com elementos da cultura indígena confeccionando uma pulseira de material reciclável (rolo de papel higiênico) e desenho através da pintura.
- Distribuir os rolos de papel higiênico e pedir para as crianças cortar em 03 pedaços este rolo.
- Pedir as crianças para fazerem uma pintura com o dedo (como os indígenas) tampando todo o espaço do papel higiênico.
- Instruir os alunos a usarem cores diferentes nesta pintura.
- Após secar, utilizar a canetinha e fazer desenhos legais para finalizar.
- OBS: com 01 rolo de papel é possível confeccionar 03 pulseiras.
Fonte: http://www.ideiacriativa.org/2015/04/grafismo-cultura-indigena-e-reciclagem.html
- Matemática - Fundamental | 05. Interpretando tabelas e gráficos
Leia as informações dos gráficos e responda a questão.
Complete a tabela com os números do gráfico sobre a coleta de lixo. Escreva os números usando apenas algarismos.
- Biologia | 11.5 Sistema Nervoso
(UFJF) O sistema somatossensorial nos informa o que ocorre tanto na superfície do corpo como em seu interior, e processa muitas classes de diferentes estímulos, como pressão, temperatura, toque, posição. Em uma experiência, após vendar os olhos do indivíduo, foram feitos toques com as duas pontas de um compasso em diversas partes do corpo e em diferentes distâncias, visando à identificação das regiões e distâncias onde eram sentidos um ou dois toques. Os locais do corpo, a quantidade de toques que foram sentidos e a distância entre as duas pontas do compasso estão apresentados na tabela:
Distância (cm)
6
5
3,5
2,5
1
0,5
<0,5
Locais
Número de toques
Costas
2
2
1
1
1
1
1
Panturrilha
2
1
1
1
1
1
1
Antebraço
2
2
1
1
1
1
1
Polegar
2
2
2
2
2
2
2
Indicador
2
2
2
2
2
2
2
As diferenças observadas entre as várias regiões do corpo refletem que a densidade dos receptores
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
MATERIAL
- Plástico para forrar as mesas
- Balão
- Tinta guache – cores ariadas
- Bandeja de isopor
- Papel kraft
PROCEDIMENTOS
- O professor vai separar a turma em grupo de 04 crianças.
- Forrar as mesas.
- Pedir para cada criança encher um balão.
- Instruir as crianças para não encher muito pois ele pode estourar.
- Pedir as crianças para colocar a tinta no pratinho de isopor e misturar. O professor poderá
distribuir para cada grupo de crianças, 03 cores de tintas. Sugestão: Coloque as cores
primárias e deixe que elas façam as misturas.
- Com muito cuidado, a criança deverá pressionar o fundo do balão na tinta e ir carimbando
no papel kraft, dando uma sequência, até a tinta começar a falhar. Ai pressiona novamente
o fundo do balão na tinta e começa a carimbar de novo.
- O professor deverá auxiliar as crianças neste momento.
- Deixe as crianças explorarem várias cores.
- Vai ficar um painel super legal.
- Coloque para secar.
- Exponha o painel, nos corredores da escola.
Fonte:https://cdn.architecturendesign.net/wp-content/uploads/2015/06/AD-Amazing-Paintings-For-Your-Blank-Walls-18.jpg
A FORMAÇÃO DAS CORES
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
LOS ANGELES . Come summer 2006, Warner Brothers Pictures hopes to usher “Superman” into thousands of theaters after a 19-year absence. But given the tortured history surrounding that studio’s attempts to revive “Superman,” the forerunner of Hollywood’s nowubiquitous comic-book blockbusters, the Man of Steel’s arrival would be nothing short of a miracle. Since Warner began developing a remake of the successful comic-book franchise in 1993, it has spent nearly $10 million in development, employed no fewer than 10 writers, hired four directors and met with scores of Clark Kent hopefuls without settling on one. The latest director . Bryan Singer, who directed “X-Men” and its sequel, was named on July 18 to replace Joseph McGinty Nichol, known as McG, who left the project after refusing to board a plane to Australia, where the studio was determined to make the film.
THE NEW YORK TIMES, JULY 22, 2004
(FUVEST 2005 1ª FASE) According to the passage, Superman’s arrival