(FGV-Adaptada) Observe a imagem da Falha de Santo André, na Califórnia (EUA).
(http://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/04/falha-de-san-andreas.jpg)
A importante Falha de Santo André está relacionada
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 10. Arte no Cotidiano
Materiais:
- Caderno de arte para execução de projeto
- Materiais escolhidos segundo o projeto de cada grupo
- Imagens apresentadas no item Desenvolvimento, ampliadas, coloridas em fotocópia no tamanho A4 e montadas sobre colorset preto com margem de 7 cm
- Máquina fotográfica
Desenvolvimento:
1 - Apresente aos alunos a obra "Amarelinha", do artista nigeriano, Yinka Shonibare:
Disponível em: http://www.terminartors.com/artworkprofile/Shonibare_Yinka-Hopscotch. Acesso em: set. 2013.
2 - Observem bem a imagem desta instalação realizada pelo artista. Quanta informação, não é mesmo? Estimule os alunos a estabelecer relações de significado entre a obra, o artista e sua nacionalidade. Quais questionamentos ele parece fazer? Que jogo é este? Quem está jogando? A amarelinha representa qual território? Veja como o artista aproxima a divisão espacial da amarelinha da própria divisão do território africano. Há também um incômodo na relação de identidade entre os jogadores - adultos, ricos, nobres e a identidade do jogo - infantil, ingênuo, alegre.
3 - Talvez fosse interessante convidar um professor de história para conversar um pouco com os alunos sobre o neocolonialismo africano, a diáspora africana, os ganhos e as perdas dentro deste contexto. Ele poderia apresentar um mapa da África totalmente dividido segundo a ocupação política e econômica dos europeus no século XIX.
4 - Outra obra muito curiosa do artista:
Corrida para a África (2003). Trabalho que contém um valor didático incomparável ao abordar a questão do imperialismo. Esses personagens representam a corrida para a África após a Conferência de Berlim, no final do século XIX Líderes europeus sem cabeça, mas vestidos com roupas de desenhos africanos (pintados pelo próprio artista), são a verdadeira representação de uma cultura que se impõe, se apropria de outra. Um estranho jogo de contraditórias metáforas entre dominado e dominador. Disponível em: http://abrarahmed3.blogspot.com.br/2013/04/yinka-shonibare.html. Acesso em: set. 2013.
5 - Sobre o artista:
Nascido na Inglaterra em 1962 e criado na Nigéria, Yinka Shonibare atualmente vive e trabalha em Londres, onde ganhou atenção internacional, explorando questões de raça, cultura e classe a partir de uma variedade de meios, incluindo escultura, pintura, fotografia e arte de instalação. A adoção de um sujeito rico e complexo, a abordagem não convencional, pode-se dizer que são algumas das características desse artista, bem como um interesse em fazer a ponte entre design, etnografia e arte contemporânea. O humor misturado com ironia são meios de abordagem de aspectos históricos, políticos e sociais. Suas obras, ao mesmo tempo inocentes e subversivas, são posicionadas na frente de uma série de conceitos convencionais históricos e culturais ressignificados. Disponível em: http://abrarahmed3.blogspot.com.br/2013/04/yinka-shonibare.html. Acesso em: set. 2013.
6 - Sobre Instalação:
A Instalação é um espaço imersivo criado, em muitos casos, apenas para um local específico que a aproxima dos conceitos da Site Specific Art.
- Inicia-se com as primeiras experimentações modernistas estabelecidas por Kurt Schwitters (Merzbau – 1923) e Marcel Duchamp (6 milhas de fio – 1942);
- No mundo contemporâneo, sua força expressiva toma forma com as linguagens da Land Art, Minimal Art, Work in Progress, Intervenções Urbanas, etc.;
- A instalação artística dialoga com uma relação indissociável entre o espectador e a obra;
- O termo deriva do usual descritivo em legendas de publicações de exposições americanas = installation view;
- Condição estrutural da atualidade que coloca a Instalação no mundo contemporâneo = A ARTE CONTEMPORÂNEA NÃO PODE SER “VISTA” APENAS COM OS OLHOS. PRECISA SER “PERCEBIDA” COM TODO O CORPO DO SEU ESPECTADOR.
Fonte: Conceitos preliminares de instalação artística. Disponível em: http://www.iar.unicamp.br/dap/instalacoes/conceitos.html. Acesso em: set. 2013.
7 - Convide seus alunos a realizarem uma mini-instalação sobre o contexto social, político ou cultural do Brasil a partir do que aprenderam com o artista Yinka Shonibare.
8 - Divida a turma em grupos. Cada grupo pensará em um tema e no modo como realizará sua instalação. Poderão ser usados objetos e figuras que sejam portadores do significado que querem expressar. Poderão trabalhar com pequenas dimensões, comprando bonequinhos que enfeitam bolos, por exemplo, e pintando os bonecos com tinta guache misturada em cola branca.
9 - O professor(a) poderá acompanhar as conversas relacionadas à intenção e à constituição da forma da pequena instalação, sugerindo meios para que ela seja concretizada com sucesso.
10 -Desenvolva as etapas com calma:
1 - Idealização da instalação - rascunho do resultado e lista de materiais;
2 - Preparo dos materiais pelos grupos;
3 - Execução de pinturas, desenhos, modelagens, etc. relacionados às necessidades do projeto;
4 - Escolha do espaço para montagem;
5 - Montagem da instalação.
11 - Atenção! Instalação não é maquete! Daí a importância de escolher um lugar capaz de acolher a proposta de cada grupo.
12 - Após a montagem (e durante) poderão ser realizadas fotografias do processo e do resultado.
13 - Os alunos poderão ser responsáveis por cuidar da instalação por um dia a fim de que os demais alunos da escola possam vê-la e discutir com eles a respeito.
14 - Monte uma exposição das fotos ao final para servir de disparador nas reflexões sobre o processo, a reverberação no meio escolar, o aprendizado adquirido, a importância do trabalho, etc.
Observações:
1 - Nada impede que os alunos realizem realmente instalações! Tudo vai depender de como a turma, com sua supervisão, se organizará para isso, tendo em mente a relação com o tempo. Fazer com calma, fazer bem feito.
- Química | A. Plana
(UECE) Leia atentamente as seguintes informações referentes a três substâncias denominadas de E, G e J.
I. O ácido propanoico é obtido a partir da oxidação da substância E.
II. A substância G é isômero de posição do propanol.
III. A substância J é isômero de função da substância G.
Considerando as informações a respeito das substâncias E, G e J, é correto afirmar que a substância
- Matemática - Fundamental | 23. Operações envolvendo frações
Texto base: Fabiana treinou durante muito tempo para poder competir nas olimpíadas da escola. Ela conseguiu completar uma prova de corrida com um tempo de
de hora.
Enunciado:
O tempo, em minutos, que Fabiana gastou para completar essa prova foi de
- Literatura | 2. Produção Medieval
Desenganos da vida humana metaforicamente
É a vaidade, Fábio, nesta vida,
Rosa, que da manhã lisonjeada,
Púrpuras mil, com ambição dourada,
Airosa rompe, arrasta presumida.
É planta, que de abril favorecida,
Por mares de soberba desatada,
Florida galeota empavesada,
Sulca ufana, navega destemida.
É nau enfim, que em breve ligeireza
Com presunção de Fênix generosa,
Galhardias apresta, alentos preza:
Mas ser planta, ser rosa, nau vistosa
De que importa, se aguarda sem defesa
Penha a nau, ferro a planta, tarde a rosa?
Disponível em http://saladeportugues-cel.blogspot.com/2014/01/gregorio-de-matos.html
O lirismo barroco está fundamentado na relação do homem entre precariedade da vida humana e a ação do tempo. Nesse aspecto, o texto poético conclui metaforicamente que
- Espanhol - Fundamental | 2. Léxico
Considera el contexto y haz lo que se te pide.
Imagínate la situación a seguir y completa el texto con los posesivos adecuados. Santiago quiere ir a una fiesta, pero no encuentra sus vaqueros predilectos.
Santiago: ¡Mamá, no sé dónde están ____________ vaqueros cortados!
Madre: Hijo, yo tampoco. Si no cuidas ____________ cosas, ¿qué le puedo hacer?
Santiago: ¡Ay…! ¿Benjamín, me prestas aquellos vaqueros____________
Benjamín: ¿Los ____________¿Estás loco?
Santiago: Está bien… De hoy en adelante voy a ser más cuidadoso…
Benjamín: Bueno, si me lo prometes…pero voy a usar ____________ vaqueros mañana… ¿Quiere que te preste ____________ pantalones azules?
Santiago: Sí, por supuesto… ¡Son muy bonitos! Gracias, hermano…