Em dias com baixas temperaturas, as pessoas utilizam casacos ou blusas de lã com o intuito de minimizar a sensação de frio. Fisicamente, esta sensação ocorre pelo fato de o corpo humano liberar calor, que é a energia transferida de um corpo para outro em virtude da diferença de temperatura entre eles.
A utilização de vestimenta de lã diminui a sensação de frio, porque
Questões relacionadas
- Física
No interior de uma caixa de massa M, apoiada num piso horizontal, encontra-se fixada uma mola de constante elástica k presa a um corpo de massa m, em equilíbrio na vertical. Conforme a figura, este corpo também se encontra preso a um fio tracionado, de massa desprezível, fixado à caixa, de modo que resulte uma deformação b da mola. Considere que a mola e o fio se encontram no eixo vertical de simetria da caixa. Após o rompimento do fio, a caixa vai perder contato com o piso se
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A imagem ilustra a retirada do pau-brasil, que se tornou a principal atividade econômica dos portugueses após a chegada à Terra de Vera Cruz (posteriormente, Brasil) em 1500. A partir da observação da mesma, explique como funcionava o esquema de exploração da madeira na nova colônia portuguesa.
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
(UFPR) O salicilato de metila é um produto natural amplamente utilizado como analgésico tópico para alívio de dores musculares, contusões etc. Esse composto também pode ser obtido por via sintética a partir da reação entre o ácido salicílico e metanol, conforme o esquema abaixo:
A reação esquematizada é classificada como uma reação de: - Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
Ao reconhecer que as provas e testemunhos muitas vezes entravam em conflito e que a melhor maneira de resolvê-los era quantificar a inevitável incerteza, os romanos criaram o conceito da meia prova, que se aplicava aos casos em que não havia razões convincentes nem para se crer nem para se duvidar de evidências ou testemunhos. Em alguns casos, a doutrina romana incluía até mesmo graus mais refinados de prova, como no decreto eclesiástico de que “um bispo não deve ser condenado, a não ser com 72 testemunhas… um padre ou cardeal não deve ser condenado, a não ser com 44 testemunhas; um diácono ou cardeal da cidade de Roma, com 36 testemunhas; um subdiácono, acólito, exorcista, leitor ou hostiário, com sete testemunhas”. Para ser condenado sob essas regras, além de cometer o crime, a pessoa teria também que vender ingressos para o espetáculo.
MLODINOW, L. O andar do bêbado: como o acaso determina nossas vidas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2010 (adaptado).
A situação descrita no texto apresenta uma característica de justiça que, nos dias atuais, é combatida por ser considerada contrária aos princípios democráticos. Trata-se da
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Dança da solidão
Solidão é lava que cobre tudo
Amargura em minha boca
Sorri seus dentes de chumbo
Solidão palavra cavada no coração
Resignado e mudo
No compasso da desilusão, viu
Desilusão, desilusão
Danço eu, dança você
Na dança da solidão
BIS
Camélia ficou viúva
Joana se apaixonou
Maria tentou a morte
Por causa do seu amor
Meu pai sempre me dizia
Meu filho tome cuidado
Quando eu penso no futuro
Não esqueço o meu passado, ô
Desilusão, desilusão
Danço eu dança você
Na dança da solidão
BIS
Quando vem a madrugada
Meu pensamento vagueia
Corro os dedos na viola
Contemplando a lua cheia
Apesar de tudo existe
Uma fonte de água pura
Quem beber daquela água
Não terá mais amargura, ô
Desilusão, desilusão
Danço eu, dança você
Na dança da solidão
BIS
VIOLA, P. Disponível em: https://www.letras.mus.br. Acesso em: 15 mar. 2022.
Tema constante em letras de música, a solidão é metaforizada como “lava que cobre tudo”, e concretizada como “amargura em minha boca” na canção de Paulo De Faria. Na canção, enumeram-se Camélia, Joana e Maria para