(ENEM 2012 2º APLICAÇÃO)
Cenas do filme Tempos Modernos (Modern Times), EUA, 1936, Direção: Charles Chaplin, Produção: Continental
A figura representada por Charles Chaplin critica o modelo de produção do início do século XX, nos Estados Unidos da América, que se espalhou por diversos países e setores da economia e teve como resultado
Questões relacionadas
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
Leia.
TUBERCULOSE NA MIRA
A prevenção da tuberculose, sobretudo em crianças portadoras de HIV pode ganhar um novo aliado. Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) descreveram como o sistema imune do hospedeiro reconhece a bactéria Mycobacterium avium, do mesmo gênero da M. tuberculosis, e que, pelas semelhanças, serve como modelo para o estudo da infecção.
Pelo mecanismo descrito, um receptor específico das células imunes, o TLR9, identifica o DNA do bacilo. “Esse reconhecimento é um importante mecanismo que desencadeia a resposta imunológica”, afirma Sérgio Costa Oliveira, do Departamento de Bioquímica da UFMG [...]. Ao reconhecer o bacilo, as células de defesa são ativadas a liberar citocinas, que são proteínas importantes no mecanismo de destruição do micro-organismo.
Adaptado de: Ciência Hoje, nº 283 / julho de 2011, p. 69.
Sobre a tuberculose e outras patologias de interesse epidemiológico, foram feitas as seguintes proposições:
I. No herpes, com o uso de antibióticos específicos, há a diminuição dos sintomas e posterior eliminação do agente etiológico da doença.
II. A tuberculose , assim como a meningite, é uma doença que pode ser transmitida por secreção salivar e, ambas, podem ser prevenidas por imunização ativa.
III. A utilização de técnicas adequadas de conservação de alimentos diminui as chances de intoxicação botulínica causada pelo Clostridium botulinium.
IV. Na AIDS, a dupla hélice do DNA do vírus desencadeia uma série de reações imunológicas comandadas pelos macrófagos.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
- Química | 2.8 Radioatividade
Foram estudados, independentemente, o comportamento de uma amostra de 100 mg do radioisótopo bismuto-212 e o de uma amostra de 100 mg do radioisótopo bismuto-214. Essas espécies sofrem desintegração radioativa distinta, sendo o bismuto-212 um emissor , enquanto que o bismuto-214 é um emissor .
As variações das massas desses radioisótopos foram acompanhadas ao longo dos experimentos. O gráfico a seguir ilustra as observações experimentais obtidas durante as primeiras duas horas de acompanhamento.
Sobre esse experimento é INCORRETO afirmar que:
- Física | B. Resistores
(FUVEST 2020 1º FASE) Um fabricante projetou resistores para utilizar em uma lâmpada de resistência L. Cada um deles deveria ter resistência R. Após a fabricação, ele notou que alguns deles foram projetados erroneamente, de forma que cada um deles possui uma resistência RD= R/2.
Tendo em vista que a lâmpada queimará se for percorrida por uma corrente elétrica superior a V/(R + L), em qual (is) dos circuitos a lâmpada queimará?
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
(IFPE) Na doença de Alzheimer, as alterações na proteína “tau” levam à desintegração dos “microtúbulos” existentes nas células do cérebro, destruindo o sistema de transporte dos neurônios, ou seja, inicialmente provoca disfunções na comunicação bioquímica entre os neurônios e, numa fase posterior, a morte destas células. Na divisão celular os “microtúbulos” são responsáveis - Química | 1. Química Geral e Inorgânica
Os combustíveis fósseis, que têm papel de destaque na matriz energética brasileira, são formados, dentre outros componentes, por hidrocarbonetos.
A combustão completa dos hidrocarbonetos acarreta a formação de um óxido ácido que vem sendo considerado o principal responsável pelo efeito estufa.
A fórmula química desse óxido corresponde a: