(CESGRANRIO-RJ) De acordo com a Lei de Lavoisier, quando fizermos reagir completamente, em ambiente fechado, 1,12 g de ferro com 0,64 g de enxofre, a massa, em g, de sulfeto de ferro obtida será de: (Fe = 56; S = 32)
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia os textos a seguir, considerando que, no texto 2, há claras referências ao texto 1, um trecho do poema Vou-me embora para Pasárgada, de Manuel Bandeira.
Texto 1
Vou-me embora pra Pasárgada
Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei [...]
Lá a existência é uma aventura
De tal modo inconsequente
Que Joana a louca da Espanha
Vem a ser contraparente
Da nora que nunca tive.[...]
Em Pasárgada tem tudo
É outra civilização [...]
Disponível em: www.itinieráriodepasárgada.org.br.\>. Acesso em: 28 nov. 2012.
Texto 2
Bandeira que me perdoe, mas vou-me embora de Pasárgada
Vou-me embora de Pasárgada
Sou inimigo do Rei
Não tenho nada que eu quero
Não tenho e nunca terei
Vou-me embora de Pasárgada
Aqui não sou feliz
A existência é tão dura
As elites tão senis
Que Joana, a louca da Espanha,
Ainda é mais coerente
Do que os donos do país. [...]
Disponível em: < http://www2.uol.com.br/millor/aberto/poemas/014.htm >. Acesso em: 28 nov. 2012.
O texto 2 propõe o inverso do que o texto 1 sugere. Por se tratar de um intertexto com recursos de ironia e alteração das ideias apresentadas no texto 1, o texto 2 constitui uma
- Biologia | 13.4 Heredogramas
Analise o heredograma.
Sabendo que o indivíduo 8 é afetado por uma característica recessiva e ligada ao sexo que
condiciona uma determinada doença, é correto afirmar que:
- Geografia - Fundamental | E. Atividade Pecuária
Enunciado:
- a) Explique por que os animais estão mudando para a cidade.
- b) Aponte fatos presentes no texto que caracterizam a expansão agrícola no Cerrado.
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
Segundo a Biblioteca Virtual Leite Lopes,
O calor de combustão de um combustível é a quantidade de calor que 1 grama da substância produz, ao ser completamente queimada.
(www.prossiga.br/leitelopes/)
O calor de combustão do carvão vegetal pode ter valores muito variáveis, mas um valor médio bem aceito é 3,0 · 107 J/kg.
Nesse caso, sabendo-se que o calor específico da água é 4,2·103 J/(kg·ºC), e supondo que não haja perdas, a massa de carvão que, completamente queimada, fornece a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de 1,0 kg de água de 28 ºC à fervura (100 ºC), em gramas, é aproximadamente de
- Arte - Fundamental | 01.1. Texto teatral
Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, peça aos alunos que escrevam outras palavras utilizando a palavra ÉTICA, procurando escolher palavras que se relacionem a ela.
1.2. Peça aos alunos que façam uma ilustração para a palavra ÉTICA, no quadro ao lado dela, mostrando uma ação que traduz a ideia de ética.
1.3. Professor, coloque o trabalho dos alunos no mural para apreciação de todos.
E
T
I
C
A
2. Segundo passo
2.1. Professor, reflita com a turma a tirinha do Armandinho.
2.2. Peça aos alunos que observem a tirinha:
a) Registrem as palavras ou expressões que não estão de acordo com um empreendedor social.
b) Escrevam uma frase utilizando as palavras que estão de acordo com um empreendedor social.
Disponível em: <http://dc.rbsdirect.com.br/imagesrc/23090365.jpg?w=660>. Acesso em: 24 abr. 2018.
3. Terceiro passo
3.1. Professor, explique aos alunos que empreendedorismo social é um nome dado a um conjunto de ações empreendedoras que visam à melhoria da sociedade, onde os empreendedores lançam mão de medidas que podem ser ao mesmo tempo lucrativas e sociais.
3.2. Conte para os alunos que “A Caslu”, liderada por Fernanda Gentil atua em algumas épocas festivas do ano (Dia das Crianças, Natal... A cada ação fazemos novas camisas e ajudamos uma nova instituição. Um princípio básico da Caslu: não doamos dinheiro. O dinheiro arrecadado com a venda das camisas é sempre revertido em benefícios pré-definidos e detalhados a cada campanha.
3.3. Assista e comente com os alunos o vídeo “Fernanda Gentil fala sobre o projeto Caslu”, disponível no site:
https://globoplay.globo.com/v/3495744/