(UPF) “A classificação do relevo brasileiro em grandes unidades, ou compartimentos, é uma síntese dos processos de construção e modelagem da superfície e das formas resultantes”
TERRA; GUIMARÃES; ARAÚJO, 2008, p. 238.
Associe as unidades do relevo da coluna 1 com as características equivalentes na coluna 2.
(1) Planaltos
(2) Depressões
(3) Planícies | ( ) Áreas rebaixadas, geradas pelo desgaste erosivo das massas rochosas menos resistentes. Em geral, constituem-se por bacias sedimentares. |
( ) Bacias de sedimentação recente, formadas por deposições do Período Quaternário, cujas superfícies apresentam-se aplainadas e ainda em processo de consolidação. | |
( ) De modo geral, caracterizam-se como relevos residuais e suas estruturas rochosas oferecem maior resistência à erosão. |
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Questões relacionadas
- Matemática | 3.3 Quadrática ou 2° Grau
O trinômio do segundo grau y = (2m + 1) x² + 4mx + m, em que m é um número real, é sempre positivo, se e somente se:
- Física
A figura abaixo representa um móvel que descreve um movimento circular uniforme de raio no sentido horário, com velocidade de módulo
Assinale a alternativa que melhor representa, respectivamente, os vetores velocidade e aceleração do móvel quando passa pelo ponto assinalado na figura.
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
(Famerp) Indivíduos de duas espécies de roedores (X e Y) competem entre si por sementes de girassol, podendo, além disso, apresentar os mesmos parasitas intestinais.
Em um experimento, um pesquisador manteve a mesma quantidade de indivíduos dessas duas espécies no mesmo ambiente, com sementes de girassol como alimento. A análise foi feita com as espécies de roedores parasitadas e, depois de um tratamento, com as mesmas espécies sem os parasitas. O gráfico ilustra o resultado obtido.
Os resultados mostrados no gráfico permitem concluir que:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Professor, o fragmento a seguir compõe o conteúdo do capítulo 7 – unidade 2 – do livro didático, v.8, p.53.
[...] O homem só tem significado como produtor ou consumidor anônimo (de preferência como consumidor) de mercadorias, tendo, ele próprio, se transformado em mercadoria no que ser refere à questão do trabalho assalariado, ou como apêndice de máquina. [...]
- Ouça e analise com os alunos a canção “Terceira pessoa do plural”, executada pelo Engenheiros do Hawaii.
- Sob a visão da ética, solicite aos alunos que associem a letra da canção ao texto apresentado pelos autores do livro didático, v.8, capítulo 7, unidade 2, p.53, e registrem por escrito.
Corrida pra vender cigarro
Cigarro pra vender remédio
Remédio pra curar a tosse
Tossir, cuspir, jogar pra fora
A venda de produtos que prejudicam a saúde impulsiona as vendas de remédios. A saúde é oferecida a partir da lógica de mercado, ou seja, os lucros. A ética é colocada em segundo plano.
Corrida pra vender os carros
Pneu, cerveja e gasolina
Cabeça pra usar boné
E professar a fé de quem patrocina
Combustíveis que poluem, carros, cervejas, vestuários são associados ao consumo hedônico, a busca pela satisfação. As pessoas ignoram as consequências do consumismo. A ética é colocada em segundo plano.
Eles querem te vender
Eles querem te comprar
Querem te matar (de rir)
Querem te fazer chorar
De acordo com o texto, apresentado pelos autores do livro didático, v.8, p.53, o homem só tem significado como produtor ou consumidor anônimo (de preferência como consumidor) de mercadorias, tendo, ele próprio, se transformado em mercadoria no que ser refere à questão do trabalho assalariado, ou como apêndice de máquina.
Quem são eles?
Quem eles pensam que são?
Quem são eles?
Quem eles pensam que são? [2X]
"Eles" são as empresas e instituições privadas, detentoras dos meios de produção e do processo de formação e distribuição de riquezas, as grandes corporações internacionais.
Corrida contra o relógio
Silicone contra a gravidade
Dedo no gatilho, velocidade
Quem mente antes diz a verdade
O imediatismo está associado com o hedonismo no contexto atual. O culto ao corpo, ao novo, também são alvos do mercado, da busca pelos lucros.
Satisfação garantida
Obsolescência programada
Eles ganham a corrida
Antes mesmo da largada
Mercadorias que duram pouco para que as compras continuem. Os consumidores estão satisfeitos porque querem continuar a comprar.
Eles querem te vender
Eles querem te comprar
Querem te matar (a sede)
Eles querem te sedar
De acordo com o texto, apresentado pelos autores do livro didático, v.8, p.53, o homem só tem significado como produtor ou consumidor anônimo (de preferência como consumidor) de mercadorias, tendo, ele próprio, se transformado em mercadoria no que ser refere à questão do trabalho assalariado, ou como apêndice de máquina.
Quem são eles?
Quem eles pensam que são?
Quem são eles?
Quem eles pensam que são? [2X]
"Eles" são as empresas e instituições privadas, detentoras dos meios de produção e do processo de formação e distribuição de riquezas, as grandes corporações internacionais.
Vender, comprar, vendar os olhos
Jogar a rede... contra a parede
Querem te deixar com sede
Não querem te deixar pensar
Este é o vazio do consumidor hedonista. As mídias condicionam a percepção e, por mais que eles comprem, não estarão completos.
Quem são eles?
Quem eles pensam que são?
Quem são eles?
Quem eles pensam que são?
Quem são eles?
"Eles" são as empresas e instituições privadas, detentoras dos meios de produção e do processo de formação e distribuição de riquezas, as grandes corporações internacionais. O lucro é mais importante e a ética é parcial.
Humberto Gessinger
Disponível em: <https://www.letras.mus.br/engenheiros-do-hawaii/747530/>. Acesso em: 6 fev. 2017.
Outro endereço - Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=tVQu5CZeE8M&feature=youtu.be>. Acesso em: 6 fev. 2017.
- Professor, organize a turma em grupos e solicite aos alunos que façam paródias de suas canções preferidas, destacando a importância da ética nas ações empreendedoras e as mudanças necessárias nas relações de consumo das pessoas. Em seguida, os alunos apresentarão as paródias para turma.
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
O fisiologista inglês Archibald Vivian Hill propôs, em seus estudos, que a velocidade
Tipo de curva
Semirreta oblíqua
Semirreta horizontal
Ramo de parábola
Arco de circunferência
Ramo de hipérbole
O fisioterapeuta analisou a dependência entre v e p na equação de Hill e a classificou de acordo com sua representação geométrica no plano cartesiano, utilizando o par de coordenadas (p; v). Admita que K > 0.
Disponível em: http:?/rspb.royalsocietypublishing.org. Acesso em: 14 jul. 2015 (adaptado).
O gráfico da equação que o fisioterapeuta utilizou para maximizar o efeito dos exercícios é do tipo: