Um Estado é uma multidão de seres humanos submetida a leis de direito. Todo Estado encerra três poderes dentro de si, isto é, a vontade unida em geral consiste de três pessoas: o poder soberano (soberania) na pessoa do legislador; o poder executivo na pessoa do governante (em consonância com a lei) e o poder judiciário (para outorgar a cada um o que é seu de acordo com a lei) na pessoa do juiz.
KANT, I. A metafísica dos costumes. Bauru: EDIPRO, 2003.
De acordo com o texto, em um Estado de direito
Questões relacionadas
- Língua Inglesa | 1.2 Competências e Habilidades
(ENEM 2012 1º APLICAÇÃO) I, too
I, too, sing America.
I am the darker brother.
They send me to eat in the kitchen
When company comes,
But I laugh,
And eat well,
And grow strong.Tomorrow,
I’ll be at the table
When company comes.
Nobody’ll dare
Say to me,
“Eat in the kitchen,”
Then.Besides,
They’ll see how beautiful I am
And be ashamedI, too, am America.
HUGHES, L. In: RAMPERSAD, A.; ROESSEL, D. (Ed.) The collected poems of Langston Hughes. New York: Knopf, 1994.
Langston Hughes foi um poeta negro americano que viveu no século XX e escreveu I, too em 1932. No poema, a personagem descreve uma prática racista que provoca nela um sentimento de:
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
A escrita é uma das formas de expressão que as pessoas utilizam para comunicar algo e tem várias finalidades: informar, entreter, convencer, divulgar, descrever. Assim, o conhecimento acerca das variedades linguísticas sociais, regionais e de registro torna-se necessário para que se use a língua nas mais diversas situações comunicativas.
Considerando as informações acima, imagine que você está à procura de um emprego e encontrou duas empresas que precisam de novos funcionários. Uma delas exige uma carta de solicitação de emprego. Ao redigi-la, você:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
A história do futebol brasileiro contém, ao longo de um século, registros de episódios racistas. Eis o paradoxo: se, de um lado, a atividade futebolística era depreciada aos olhos da “boa sociedade” como profissão destinada aos pobres, negros e marginais, de outro, achava-se investida do poder de representar e projetar a nação em escala mundial. A Copa do Mundo no Brasil, em 1950, viria a se constituir, nesse sentido, em uma rara oportunidade. Contudo, na decisão contra o Uruguai sobreveio o inesperado revés. As crônicas esportivas elegiam o goleiro Barbosa e o defensor Bigode como bodes expiatórios, “descarregando nas costas” dos jogadores os “prejuízos’ da derrota. Uma chibata moral, eis a sentença proferida no tribunal dos brancos. Nos anos 1970, por não atender às expectativas normativas suscitadas pelo estereótipo do “bom negro”, Paulo César Lima foi classificado como “jogador-problema”. Ele esboçava a revolta da chibata no futebol brasileiro. Enquanto Barbosa e Bigode, sem alternativa, suportaram o linchamento moral na derrota de 1950, Paulo César contra-atacava os que pretendiam condená-lo pelo insucesso de 1974. O jogador assumia as cores e as causas defendidas pela esquadra dos pretos em todas as esferas da vida social. “Sinto na pele esse racismo subjacente”, revelou à imprensa francesa: Isto é, ninguém ousa pronunciar a palavra ‘racismo’. Mas posso garantir que ele existe, mesmo na Seleção Brasileira”. Sua ousadia consistiu em pronunciar a palavra interdita no espaço simbólico do discurso oficial para reafirmar o mito da democracia racial.
Disponível em: https://observatorioracialfutebol.com.br. Acesso em: 22 jun. 2019 (adaptado).
O texto atribui o enfraquecimento do mito da democracia racial no futebol à
- Química | 4. Química Ambiental
(UNIC)
A energia é vital para o ser humano, a começar pela energia retirada dos alimentos na nutrição. Desde os primórdios, quando aprendeu a manipular o fogo para cozinhar os alimentos e se aquecer, o ser humano foi aumentando, cada vez mais, o consumo de energia. Durante muitos séculos, contou apenas com a energia da força física, dos animais domesticados e da queima da lenha. A queima da madeira foi a principal fonte de energia, na Europa, até o século XVIII, quando o aumento do consumo trouxe a preocupação com a devastação das florestas europeias. Atualmente, as principais fontes de energia no mundo são os combustíveis fósseis: o carvão mineral, o petróleo e o gás natural, como mostram as matrizes energéticas de produção e de consumo de energia no Brasil, em 2007, apresentadas nos gráficos.
Com base em uma análise das matrizes da produção e do consumo de energia da atualidade, mostradas nos gráficos e relacionadas à qualidade e à manutenção da vida da espécie humana no Planeta, é correto afirmar:
- Biologia | 10.4 Artrópodes e Equinodermos
(UCS) Relacione as características, apresentadas na COLUNA A, ao seu respectivo grupo animal, listado na COLUNA B.
COLUNA A
COLUNA B
1. Corpo dividido em cabeça, tórax e abdome; 3 pares de patas e um par de antenas.
( ) Diplopoda
2. Exoesqueleto quitinoso. cefalotórax e abdome; apresenta dois pares de antenas.
( ) Insecta
3. Cefalotórax e abdome; 4 pares de patas e quelíceras.
( ) Arachnidea
4. Corpo cilíndrico segmentado em três tagmas e dois pares de pernas por segmento no abdome.
( ) Crustacea
5. Corpo dividido em dois tagmas: cabeça e tronco; duas pemas por metâmero.
( ) Chilopoda
Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente os parênteses, de cima para baixo.