O fechamento de seis unidades de uma empresa calçadista na Bahia deve resultar na demissão de 1 800 funcionários. Enquanto demite no Brasil, a empresa abre uma fábrica na Índia. Nas seis unidades fechadas na Bahia eram produzidos cabedais de calçados esportivos que serão fabricados também na Índia.
O Globo, 17 dez. 2011 (adaptado).
A estratégia produtiva adotada pela empresa, que explica o processo econômico descrito, está indicada na:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
Serafim da Silva Neto defendia a tese da unidade da língua portuguesa no Brasil, entrevendo que no Brasil as delimitações dialetais espaciais não eram tão marcadas como as isoglossas1 da România Antiga. Mas Paul Teyssier, na sua História da Língua Portuguesa, reconhece que na diversidade socioletal essa pretensa unidade se desfaz. Diz Teyssier:
“A realidade, porém, é que as divisões ‘dialetais’ no Brasil são menos geográficas que socioculturais. As diferenças na maneira de falar são maiores, num determinado lugar, entre um homem culto e o vizinho analfabeto que entre dois brasileiros do mesmo nível cultural originários de duas regiões distantes uma da outra.”
SILVA, R. V. M. O português brasileiro e o português europeu contemporâneo: alguns aspectos da diferença. Disponível em: www.uniroma.it. Acesso em: 23 jun. 2008.
1 isoglossa – linha imaginária que, em um mapa, une os pontos de ocorrência de traços e fenômenos linguísticos idênticos.
FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
De acordo com as informações presentes no texto, os pontos de vista de Serafim da Silva Neto e de Paul Teyssier convergem em relação:
- História | 4.2 Baixa Idade Média
Entre o século XII e XIII, a recrudescência das condenações da usura é explicada pelo temor da Igreja ao ver a sociedade abalada pela proliferação da usura, quando muitos homens abandonam sua condição social, sua profissão, para tornarem-se usurários. No século XIII, o papa Inocêncio IV teme a deserção dos campos, devido ao fato de os camponeses terem se tornado usurários ou estarem privados de gado e de instrumentos de trbalho pertencentes aos possuidores de terras, eles próprios atraídos pelos ganhos da usura. A atração pela usura ameaça a ocupação dos solos e da agricultura e traz os espectro da fome. A atitude da Igreja em relação à prática em questão era motivada pelo interesse em:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Desde a promulgação da Lei Seca, em 2008, várias campanhas publicitárias têm sido feitas para alertar os motoristas sobre os riscos de se dirigir alcoolizado. Partindo do conceito de que dirigir alcoolizado provoca acidentes e mata, essas campanhas reforçam princípios que fundamentam
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Analise o quadro a seguir.
Durante a República Liberal, a postura adotada pelos governos brasileiros em relação à política externa, no contexto da Guerra Fria é caracterizada
- Física | 2.4 Gravitação Universal
(EPCAR (AFA)) Considere a Terra um Planeta esférico, homogêneo, de raio R massa M concentrada no seu centro de massa e que gira em torno do seu eixo E com velocidade angular constante w isolada do resto do universo.
Um corpo de prova colocado sobre a superfície da Terra, em um ponto de latitude ⱷ descreverá uma trajetória circular de raio r e centro sobre o eixo E da Terra, conforme a figura abaixo. Nessas condições, o corpo de prova ficará sujeito a uma força de atração gravitacional F, que admite duas componentes, uma centrípeta, Fcp, e outra que traduz o peso aparente do corpo, P.
Quando ⱷ=0°, então o corpo de prova está sobre a linha do equador e experimenta um valor aparente da aceleração da gravidade igual a ge. Por outro lado, quando ⱷ=90°, o corpo de prova se encontra em um dos Polos, experimentando um valor aparente da aceleração da gravidade igual a gp.
Sendo G a constante de gravitação universal, a razão ge/gp vale