(Moderna - adaptada) Marque a alternativa que escolhe corretamente quais as ideias de Parmênides.
I - O ser é imóvel, uno, eterno, indivisível e pleno.
II - O movimento é a essência da natureza.
III - O ser é não é ao mesmo tempo.
IV - O movimento ou a mudança é algo apenas aparente.
Questões relacionadas
- Biologia | 11.6 Sistema Endócrino
A pancreatite crônica é uma doença que leva à destruição gradativa do pâncreas, o que pode fazer com que ele perca suas funções exócrina e endócrina. No caso de insuficiência exócrina, a pessoa recebe por via oral as enzimas que ela não produz, como A e B. Havendo comprometimento da função endócrina, é necessário receber injeção de C após as refeições.
O texto acima fica correto se as letras A, B e C forem substituídas, respectivamente, por
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
A busca por vida fora da Terra
Um sinal eletrônico é emitido pelo Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, sigla em inglês) da NASA, em Pasadena, Califórnia, e viaja até um robô fixado na parte inferior da camada de gelo de 30 centímetros de espessura em um lago do extremo norte do Alasca. O holofote do robô começa a brilhar. “Funcionou!”, exclama John Leichty, um jovem engenheiro do JPL, que está em uma barraca perto do lago congelado. Embora não pareça uma grande façanha tecnológica, esse talvez seja o primeiro passo para a exploração de uma lua distante.
Mais de sete mil quilômetros ao sul do Alasca, no México, a geomicrobióloga Penelope Boston caminha por uma água turva que bate em seus tornozelos, em uma gruta, cerca de 15 metros abaixo da superfície. Como os outros cientistas que a acompanham, Penelope carrega umrespirador pesado, além do tanque adicional de ar, de modo que possa sobreviver em meio ao sulfeto de hidrogênio, monóxido de carbono e outros gases venenosos da caverna. Aos seus pés, a água corrente contém ácido sulfúrico. A lanterna no capacete ilumina a gotícula de uma gosma espessa e semitranslúcida que escorre da parede. “Não é incrível?”, exclama.
Esses dois locais (um lago congelado no ártico e uma gruta nos trópicos) talvez possam fornecer pistas para um dos mistérios mais antigos e instigantes: existe vida fora do nosso planeta? Criaturas em outros mundos, seja em nosso sistema solar, seja em órbita ao redor de estrelas distantes, poderiam muito bem ter de sobreviver em oceanos recobertos de gelo, como os que existem em um dos satélites de Júpiter, ou em grutas fechadas e repletas de gás, que talvez sejam comuns em Marte. Portanto, se for possível determinar um procedimento para isolar e identificar formas de vida em ambientes igualmente extremos aqui na Terra, então estaremos mais preparados para empreender a busca pela vida em outras partes do Universo.
(Adaptado de Michael D. Lemonick, A busca por vida fora da Terra. National Geographic, jul. 2014, p. 38-40.)
A partir da leitura do texto, pode-se afirmar que:
- Matemática - Fundamental | 05. Expressões Algébricas I
Texto base: Uma das sequências numéricas mais fascinantes e intrigantes é a sequência dos números primos. Durante séculos perguntas como: “Quantos números primos existem”? “Como reconhecer se um dado número é primo?” Ou ainda, “Existem fórmulas ou algoritmos que geram números primos?” Essas perguntas são feitas e ainda estão sem respostas. Nos anos 70, Wilians e Seah escreveram que números da forma (a n - 1) / (a - 1), onde a≠2 e a≠10, podem ser primos unicamente quando o expoente n é primo. Ainda hoje, apesar do avanço tecnológico, é difícil saber se números grandes desse formato são primos.
Enunciado:
A) Determine os números primos gerados para a = 3, n = 3 e para a = 5, n = 3.
B) Determine o valor de a, sabendo que para n = 2, o primo gerado é 7.
- Biologia | 10.4 Artrópodes e Equinodermos
Antonie van Leeuwenhoek e Robert Hooke trouxeram contribuições significativas para o desenvolvimento da biologia, usando microscópios ópticos. Leeuwenhoek utilizava microscópios com uma única lente, enquanto Hooke utilizava microscópios com duas lentes. A figura abaixo retrata o detalhe de um animal desenhado por Hooke.
Considerando que ele tenha visto o animal na posição em que desenhou, esse mesmo animal seria visto no microscópio de Leeuwenhoek com
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Fazendeiro de cana Minha terra tem palmeiras? Não. Minha terra tem engenhocas de rapadura e cachaça e açúcar marrom, tiquinho, para o gasto. [...] Tem cana caiana e cana crioula, cana-pitu, cana rajada, cana-do-governo e muitas outras canas de garapas, e bagaço para os porcos em assembleia grunhidora diante da moenda movida gravemente pela junta de bois de sólida tristeza e resignação. As fazendas misturam dor e consolo em caldo verde-garrafa e sessenta mil-réis de imposto fazendeiro. DRUMMOND, Carlos Drummond de. Boitempo. vol. 02. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1988.
Para que um texto ganhe significado, é necessário que nele existam pistas sobre o pacto de leitura que o autor propõe ao leitor. A construção dos efeitos de sentido do poema “Fazendeiro de cana” depende que o leitor perceba a