Pode-se viver sem ciência, pode-se adotar crenças sem querer justificá-las racionalmente, pode-se desprezar as evidências empíricas. No entanto, depois de Platão e Aristóteles, nenhum homem honesto pode ignorar que uma outra atitude intelectual foi experimentada, a de adotar crenças com base em razões e evidências e questionar tudo o mais a fim de descobrir seu sentido último.
ZINGANO, M. Platão e Aristóteles: o fascínio da filosofia. São Paulo: Odysseus, 2002.
Platão e Aristóteles marcaram profundamente a formação do pensamento Ocidental. No texto, é ressaltado importante aspecto filosófico de ambos os autores que, em linhas gerais, refere-se à
Questões relacionadas
- Química | 1.7 Gases
(UNIME) A solubilidade de gases em líquidos aumenta com o aumento da pressão e, por isso, mergulhadores que trabalham em águas profundas devem se preocupar com a mistura gasosa que constitui os cilindros de ar comprimido utilizados no mergulho. O ar atmosférico absorvido na respiração, a pressão atmosférica de 1,0atm, tem, na sua composição em volume, aproximadamente, 21% de oxigênio, 78% de nitrogênio e 1% de outros gases. Mergulhadores que trabalham a uma profundidade de 30,5m são submetidos a uma pressão aproximada de 4,0atm e, nesse caso, a concentração nitrogênio no ar inspirado pode se tornar um problema porque, com o aumento da pressão, aumenta a solubilidade do nitrogênio no sangue, o que causa a narcose por N2(g), cujo efeito é parecido com o da embriaguez. Assim sendo, esses profissionais, algumas vezes, substituem o nitrogênio pelo hélio, He (g), que tem solubilidade muito mais baixa nos fluídos biológicos e não causa os mesmos efeitos do nitrogênio, no ar utilizado para encher os cilindros.
Considerando-se as informações do texto, em que um cilindro utilizado por mergulhadores contém uma mistura de 16% de oxigênio, 24% de hélio e 60% de nitrogênio, porcentagens em volume, e que os gases se comportam como ideais, é correto concluir:
- Filosofia | 2.3 Helenismo
(VUNESP) A caverna (...) é o mundo sensível onde vivemos. O fogo que projeta as sombras na parede é um reflexo da luz verdadeira (do Bem e das ideias) sobre o mundo sensível. Somos os prisioneiros. As sombras são as coisas sensíveis, que tomamos pelas verdadeiras, e as imagens ou sombras dessas sombras, criadas por artefatos fabricadores de ilusões. Os grilhões são nossos preconceitos, nossa confiança em nossos sentidos, nossas paixões e opiniões. O instrumento que quebra os grilhões e permite a escalada do muro é a dialética. O prisioneiro curioso que escapa é o filósofo. A luz que ele vê é a luz plena do ser, isto é, o Bem, que ilumina o mundo inteligível como o Sol ilumina o mundo sensível. O retorno à caverna para convidar os outros a sair dela é o diálogo filosófico, e as maneiras desajeitadas e insólitas do filósofo são compreensíveis, pois quem contemplou a unidade da verdade já não sabe lidar habilmente com a multiplicidade das opiniões nem mover-se com engenho no interior das aparências e ilusões. Os anos despendidos na criação do instrumento para sair da caverna são o esforço da alma para libertar-se. Conhecer é, pois, um ato de libertação e de iluminação. A Paideia filosófica é uma conversão da alma voltando-se do sensível para o inteligível. Essa educação não ensina coisas nem nos dá a visão, mas ensina a ver, orienta o olhar, pois a alma, por sua natureza, possui em si mesma a capacidade para ver.
Chauí, M. Introdução à história da filosofia. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
De acordo com o texto, pode-se afirmar que:
- Matemática - Fundamental | 02. Potenciação e Radiciação
Observe a expressão numérica (2 3 ⋅ 2 3) 2 : (1 + 1) 10, aplique as propriedades da potenciação para simplificá-la e escolha a alternativa com o resultado correto.
- Física | 3.5 Gases
Em um experimento controlado em laboratório, uma certa quantidade de gás ideal realizou o ciclo ABCDA representado na figura abaixo.
Nessas condições, analise as afirmativas, a seguir, como verdadeiras (V) ou falsas (F).
01)
( )
No percurso AB o trabalho realizado pelo gás é igual a 6.102J
02)
( )
No percurso BC o trabalho realizado é nulo.
04)
( )
No percurso CD ocorre diminuição da energia interna.
08)
( )
Ao completar cada ciclo, o trabalho líquido é nulo.
16)
( )
Utilizando-se esse ciclo em uma máquina, de modo que o gás realize quatro ciclos por segundo, a potência dessa máquina será igual a 12.102W
Dê como resposta a soma dos números que precedem as afirmativas verdadeiras.
- Física | A. Métodos de Eletrização, Lei de Coulomb e Campo Elétrico
(FACULDADE GUANAMBI) O corpo humano é capaz de gerar campos elétricos, e o coração, de gerar correntes elétricas que percorrem o tecido muscular do coração, resultando em seu funcionamento. Sabendo-se que uma partícula eletrizada positivamente com carga igual a 2μC, ao ser abandonada na região entre duas placas condutoras e paralelas no vácuo, separadas por uma distância de 20,0cm e submetidas a ddp de 15,0V, adquire uma aceleração de módulo igual a 5,0. 10-2 m/s². Nessas condições, a massa dessa partícula é igual, em g, a