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Questões relacionadas
- História - Fundamental | 07. Independência da América Espanhola
Texto base: Leia o texto a seguir. Em função da causa emancipatória acionou-se a ideologia liberal importada da Europa. No Velho Mundo, tal ideologia tivera o objetivo de promover a ascensão política da burguesia e extirpar os obstáculos mercantilistas à expansão do projeto capitalista. No Novo Mundo, ela foi também usada para extirpar obstáculos mercantilistas mas não para levar uma nova classe ao poder, e sim para consolidar, pelo contrário, a que já era tradicionalmente dominante e garantir-lhes os cargos de mando [...]. Uma vez completadas as guerras de independência, as elites locais assumiram o poder político como herdeiras da autoridade colonial e não como instrumentos de transformação. LOPEZ, Luiz Roberto. História da América Latina. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989. p.71
Enunciado:
O texto apresenta a influência liberal no processo de emancipação das colônias americanas, em especial, da América Espanhola.
Analise a crítica apresentada no texto sobre o processo de independência da América Espanhola.
- Química | 2.6 EletroquímicaÁgua sem sal
Disponível em: https://cnpem.br. Acesso em: 22 jul. 2020 (adaptado).
Para viabilizar a dessalinização, uma tensão elétrica de 1,2 volt (V) foi aplicada na célula eletroquímica. Essa tensão é menor do que a transmitida por uma pilha comum (AA), de 1,5 V. Quando os eletrodos se tornam saturados por esses elementos, basta inverter a polaridade e há o processo de retrolavagem. Os pesquisadores pretendem, no futuro, construir um protótipo e operá-lo com um painel de energia solar.
Para garantir uma maior eficiência na produção de água dessalinizada é aconselhável utilizar como eletrodo
- História | 4. Patrimônio Cultural
Vemos abaixo duas das inúmeras apropriações dos símbolos nacionais brasileiros durante as manifestações de junho de 2013 em várias cidades do país.
Sobre os símbolos nacionais e suas apropriações, considere as afirmativas abaixo:
1. Os símbolos nacionais, como o hino nacional e a bandeira, foram criados em consonância com os anseios
populares presentes nos períodos tanto da independência quanto da proclamação da república e da república velha, o que explica sua intensa utilização em manifestações populares até os dias atuais.
2. Na figura B, a modificação do lema original da bandeira, “Ordem e Progresso”, de inspiração positivista, para o lema “Em progresso” demonstra a vontade de mudança política e social expressa nas manifestações, a partir de uma iniciativa popular.
3. As apropriações de símbolos nacionais ajudaram a aglutinar forças sociais de diferentes extratos sociais, em especial das classes médias urbanas, nas manifestações de rua e nas redes sociais, em um amplo questionamento das ações do Estado, dos partidos políticos e das condições de vida atuais.
4. Os símbolos nacionais tiveram variados sentidos durante as manifestações de junho de 2013 – do apartidarismo, que reivindicava a união do povo em prol de mudanças sociais e políticas, até o antipartidarismo, que se voltou contra partidos em geral e partidos de esquerda em particular.
Assinale a alternativa correta.
- Língua Portuguesa | 1.10 Semântica
(FUVEST 2019 1ª FASE) Seria difícil encontrar hoje um crítico literário respeitável que gostasse de ser apanhado defendendo como uma ideia a velha antítese estilo e conteúdo. A esse respeito prevalece um religioso consenso. Todos estão prontos a reconhecer que estilo e conteúdo são indissolúveis, que o estilo fortemente individual de cada escritor importante é um elemento orgânico de sua obra e jamais algo meramente “decorativo”.
Na prática da crítica, entretanto, a velha antítese persiste praticamente inexpugnada.
Susan Sontag. “Do estilo”. Contra a interpretação.
Consideradas no contexto, as expressões “religioso consenso”, “orgânico” e “inexpugnada”, sublinhadas no texto, podem ser substituídas, sem alteração de sentido, respectivamente, por:
- Matemática - Fundamental | 2.4 Potenciação e Radiciação de Números Inteiros
Flávio recebeu por e-mail um desenho engraçado de um monstrinho. Ele abriu o arquivo e, dez segundos depois, viu que, em vez de um, havia dois monstrinhos na tela do computador; havia aparecido outro igualzinho ao primeiro. Foi assim que Flávio descobriu que havia um vírus no arquivo recebido. Esse vírus fazia a quantidade de monstrinhos duplicar a cada dez segundos.
Disponível em: <http://www.pt.dreamstime.com>. Acesso em: 28 set. 2012.
Responda:
A) Quantas figuras do monstrinho vão aparecer na tela em 50 segundos?
B) Sabendo que a tela ficou completamente cheia de monstrinhos em um minuto e meio, quanto empo foi necessário para encher a metade da tela?