(ENEM 2012 1º APLICAÇÃO)
A personagem Susanita, no último quadro, inventa o vocábulo mujerez, utilizando-se de um recurso de formação de palavra existente na língua espanhola. Na concepção da personagem, o sentido do vocábulo mujerez remete à
Questões relacionadas
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
A depressão caracteriza-se por um desequilíbrio na química cerebral. Os neurônios de um deprimido não respondem bem aos estímulos dos neurotransmissores. Os remédios que combatem a depressão têm o objetivo de restabelecer a química cerebral. Com o aumento gradativo de casos de depressão, a venda desses medicamentos está em crescente evolução, conforme ilustra o gráfico.
No período de 2005 a 2009, o aumento percentual no volume de vendas foi de
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
(ENEM 2012 2º APLICAÇÃO)
WATTERSON, B. Calvin e Haroldo: O Progresso Científico deu "Tilt". São Paulo: Best News, 1991.
De acordo com algumas teorias políticas, a formação do Estado é explicada pela renúncia que os indivíduos fazem de sua liberdade natural quando, em troca da garantia de direitos individuais, transferem a um terceiro o monopólio do exercício da força. O conjunto dessas teorias é denominado de:
- Geografia - Fundamental | 8.02 Principais Conflitos no Continente
Leia o texto a seguir.
"A África precisa de ajuda, mas não do tipo que o Ocidente está fornecendo no momento. A ajuda convencional para o desenvolvimento transformou o continente em um recebedor dependente de caridade. Nós devemos suspender as doações e adotar em seu lugar modelos bem sucedidos de microempréstimos, ajudando os africanos a ajudarem a si mesmos". (Trecho do texto)
Disponível em http://www.geografiaparatodos.com.br/index.php?pag=sl260 Acesso em: 17 mar. 2012.
O aspecto geopolítico do continente africano que pode ser identificado e criticado é
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.05 Tirinha
Texto base:
Enunciado:
Que tipo de emoção a interjeição AIII!! expressa no contexto acima?
- Literatura | 5.2 Modernismo
(ENEM 2009 2ªAPLICAÇÃO) Resolvo-me a contar, depois de muita hesitação, casos passados há dez anos — e, antes de começar, digo os motivos por que silenciei e por que me decido. Não conservo notas: algumas que tomei foram inutilizadas e, assim, com o decorrer do tempo, ia-me parecendo cada dia mais difícil, quase impossível, redigir esta narrativa. Além disso, julgando a matéria superior às minhas forças, esperei que outros mais aptos se ocupassem dela. Não vai aqui falsa modéstia, como adiante se verá. Também me afligiu a idéia de jogar no papel criaturas vivas, sem disfarces, com os nomes que têm no registro civil. Repugnava-me deformá-las, dar-lhes pseudônimo, fazer do livro uma espécie de romance; mas teria eu o direito de utilizá-las em história presumivelmente verdadeira? Que diriam elas se se vissem impressas, realizando atos esquecidos, repetindo palavras contestáveis e obliteradas?
RAMOS, Graciliano. Memórias do cárcere. Rio de Janeiro: Record, 2000, v.1, p. 33.
Em relação ao seu contexto literário e sócio-histórico, esse fragmento da obra Memórias do Cárcere, do escritor Graciliano Ramos,