(PUC-RS) Leia a informação e analise o croqui a seguir.
As bacias hidrográficas são constituídas pelas vertentes e pela rede de rios principais, afluentes e subafluentes, cujo conjunto forma a chamada rede de drenagem. Essa drenagem origina os padrões (desenhos) que os canais fluviais configuram sobre a superfície da bacia hidrográfica.
O padrão de drenagem acima exemplificado classifica-se como
Questões relacionadas
- Física | 5.2 Ondas Mecânicas
O som é um exemplo de uma onda longitudinal. Uma onda produzida numa corda esticada é um exemplo de uma onda transversal. O que difere ondas mecânicas longitudinais de ondas mecânicas transversais é:
- Língua Portuguesa | 1.1 Tipologia e Gênero Textual
Apesar da ciência, ainda é possível acreditar no sopro divino – o momento em que o Criador deu vida até ao mais insignificante dos micro-organismos?
Resposta de Dom Odilo Scherer, cardeal arcebispo de São Paulo, nomeado pelo papa Bento XVI em 2007:
"Claro que sim. Estaremos falando sempre que, em algum momento, começou a existir algo, para poder evoluir em seguida. O ato do criador precede a possibilidade de evolução: só evolui algo que existe. Do nada, nada surge e evolui."
LIMA, Eduardo. Testemunha de Deus. SuperInteressante, São Paulo, n. 263-A, p. 9, mar. 2009 (com adaptações).
Resposta de Daniel Dennet, filósofo americano ateu e evolucionista radical, formado em Harvard e Doutor por Oxford:"É claro que é possível, assim como se pode acreditar que um super-homem veio para a Terra há 530 milhões de anos e ajustou o DNA da fauna cambriana, provocando a explosão da vida daquele período. Mas não há razão para crer em fantasias desse tipo."LIMA, Eduardo. Advogado do Diabo. SuperInteressante, São Paulo, n. 263-A, p. 11, mar. 2009 (com adaptações).
Os dois entrevistados responderam a questões idênticas, e as respostas a uma delas foram reproduzidas aqui. Tais respostas revelam opiniões opostas: um defende a existência de Deus e o outro não concorda com isso. Para defender seu ponto de vista, - História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Leia o texto. Planejando as férias Bia acaba de entrar em férias escolares. Seu pai, Samuel, e sua mãe, Denise, sentaram-se após o jantar para planejar o que fariam durante esse período. — Que tal passarmos o Natal na casa de meus pais em Rio Claro? — sugeriu a mãe de Bia. — Adorei a ideia! Estou morrendo de saudades da vovó Geni e do vovô Antônio. Quero contar para eles que já fiz sete anos e que vou para o 2º ano. — Então o Ano-Novo passaremos com meus pais em Paraty! — afirmou Samuel. — Que bom! Adoro andar de bicicleta em Paraty. Quero contar ao vovô José e à vovó Vilma que vou para o 3º ano — disse Mateus. — Que tal aproveitarmos que estaremos em Paraty e darmos um pulinho nas praias próximas? Estou com saudades do mar — acrescentou Denise. — Oba! Praia! — comemorou Mateus. — Ótima ideia, querida! — respondeu o pai.
Enunciado:
Identifique as relações de parentesco descritas no texto lido.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 03. Ortografia
Texto base:
Enunciado:
Cite dois conhecimentos prévios necessários para a compreensão desse texto.
- Língua Portuguesa | 1.06 Funções Da Linguagem
O telefone tocou.
— Alô? Quem fala?
— Como? Com quem deseja falar?
— Quero falar com o sr. Samuel Cardoso.
— É ele mesmo. Quem fala, por obséquio?
— Não se lembra mais da minha voz, seu Samuel? Faça um esforço.
— Lamento muito, minha senhora, mas não me lembro. Pode dizer-me de quem se trata?ANDRADE, C. D. Contos de aprendiz. Rio de Janeiro: José Olympio, 1958 (fragmento).
Pela insistência em manter o contato entre o emissor e o receptor, predomina no texto a função