NIK. Disponível em: https://twitter.com. Acesso em: 20 set. 2021.
A tirinha pode apresentar uma emoção especial para ser transmitida, no caso dessa tirinha vemos o humor sendo trabalhado a partir da ironização no final dela, a ironia está no fato de:
Questões relacionadas
- Biologia
(UEMG) O Reino Animal, Animalia ou Metazoa é constituído por espécimes heterótrofos que necessitam ingerir ou absorver moléculas orgânicas pré-formadas de outros seres vivos para aquisição de energia e síntese das moléculas de que precisam. Os seres que pertencem ao Reino Animal são eucariontes e pluricelulares. Eles possuem capacidade de locomoção e de reprodução sexuada. Os animais vertebrados (que possuem vértebras) e os animais invertebrados (que não possuem vértebras) são classificados em diversos filos.
Sobre os animais invertebrados e os vertebrados, analise as afirmativas a seguir:
I- Nos artrópodes e na maioria dos moluscos, o sistema circulatório é aberto (lacunar), ou seja, o líquido bombeado pelo coração periodicamente abandona os vasos e cai em lacunas corporais.
II- Nos artrópodes e na maioria dos insetos, a respiração é traqueal; nos aracnídeos, além da traqueal, também é observada a filotraqueal; e os crustáceos em geral respiram por brânquias.
III- Nos anelídeos e nos vertebrados, o sistema circulatório é fechado, o sangue circula por uma grande rede de vasos pelos quais ocorrem as trocas de substâncias entre o sangue e os tecidos.
IV- Nos vertebrados, o sistema respiratório pode ser pulmonar ou branquial, ou seja, os processos de trocas gasosas ocorrem nos pulmões ou nas brânquias.
Estão CORRETAS as afirmativas:
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
Pesquisadores delimitaram Unidades Evolutivas Significativas (UES) de cinco espécies pertencentes a diferentes grupos de vertebrados, distribuídos em oito áreas distintas, como mostra o quadro. Cada UES representa uma população isolada histórica e geneticamente diferenciada e apresenta prioridade para manejo e conservação.
Espécie pertencente ao grupo
Área
Anfíbio
Ave
Lagarto
Morcego
Roedor
1
UES5
UES2
UES1
UES1
UES3
2
UES3
UES1
UES2
UES1
UES2
3
UES3
UES2
UES2
UES1
UES2
4
UES4
UES3
UES3
UES2
UES3
5
UES1
UES3
UES4
UES2
UES1
6
UES2
UES3
UES4
UES2
UES1
7
UES5
UES2
UES1
UES1
UES2
8
UES2
UES1
UES3
UES1
UES3
MIRANDA, N. E. O.; ALMEIDA JR., E. B.; COLLEVATTI, R. G. Priorizando áreas para a conservação com base em Unidades Evolutivas Significativas (ESU). Genética na Escola, n.1, 2015 (adaptado).
Considerando a área 4, a espécie que terá prioridade nas estratégias de conservação pertence a que grupo?
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
A escrita é uma tecnologia intelectual que vem auxiliar o trabalho biológico. É como uma nova memória, situada fora do sujeito, e ilimitada. Com ela não é mais necessário reter todos os relatos – este auxiliar cognitivo vem, portanto, relativizar a memória para que a mente humana possa desviar sua atenção consciente para outros recursos e faculdades.
Se é arriscado associar diretamente o surgimento da ciência ao da escrita, podemos, de qualquer forma, afirmar que a escrita deu impulso e desempenhou um papel fundamental na construção do discurso científico. O distanciamento possibilitado pela grafia no papel traz o registro das experiências e das hipóteses, o conhecimento especulativo, o documentário de comprovações, a compilação de teorias e de paradigmas em torno dos quais as comunidades científicas vão se agrupar.
RAMAL, A. C. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002
O advento da escrita como tecnologia intelectual está diretamente ligado a uma série de mudanças na forma de pensar e de construir o conhecimento nas sociedades.
A partir do texto, constata-se que, na elaboração do discurso científico, a escrita:
- Física
lLEIA:Um dos principais impactos das mudanças ambientais globais é o aumento da frequência e da intensidade de fenômenos extremos, que quando atingem áreas ou regiões habitadas pelo homem,causam danos. Responsáveis por perdas significativas de caráter social,econômico e ambiental, os desastres naturais são geralmente associados a terremotos, tsunamis, erupções vulcânicas, furacões, tornados, temporais, estiagens severas, ondas de calor etc.(Disponível em:
. Acesso em: 20 maio 2015.) Leia o texto a seguir.
Um raio é uma descarga elétrica na atmosfera. Geralmente, ele começa com pequenas descargas elétricas dentro da nuvem, que liberam os elétrons para iniciar o caminho de descida em direção ao solo. A primeira conexão com a terra é rápida e pouco luminosa para ser vista a olho nu. Quando essa descarga, conhecida como “líder escalonado”,encontra-se a algumas dezenas de metros do solo, parte em direção a ela outra descarga com cargas opostas, chamada de “descarga conectante”. Forma-se então o canal do raio, um caminho ionizado e altamente condutor. É neste momento que o raio acontece com a máxima potência, liberando grande quantidade de luz e som.
(Adaptado de: SABA, M. M. F. A Física das Tempestades e dos Raios. Física na Escola. v.2. n.1. 2001.)Com base no texto e nos conhecimentos sobre eletrostática, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) A maioria das descargas elétricas atmosféricas ocorre quando o campo elétrico gerado pela diferença de cargas positivas e negativas é próximo de zero.
( ) Acorrente elétrica gerada pelo raio produz um rápido aquecimento do ar, e sua inevitável expansão produz o som conhecido como trovão.
( ) Acorrente elétrica gerada a partir de um raio pode ser armazenada e utilizada,posteriormente, para ligar o equivalente a 1000 lâmpadas de 100 watts.
( )Para saber a distância aproximada em que um raio caiu, é preciso contar os segundos entre a observação do clarão e o som do trovão. Ao dividir o valor por 3, obtém-se a distância em quilômetros.
( ) A energia envolvida em um raio produz luz visível, som, raios X e ondas eletromagnéticas com frequência na faixa de AM.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta. - História
Os egípcios da Antiguidade acreditavam que a vida continuava no além-túmulo e que, para isso, era preciso que o ambiente social, em que os donos dos túmulos viveram, fosse representado nas suas paredes. Essas pinturas da tumba de Nakht, escriba do Império, representam