A charge de Jaguar representa uma família comemorando a vitória do Brasil, na Copa do Mundo de 1970, seguida por um fragmento do poema José, de Carlos Drummond de Andrade. No contexto da poesia
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
(ENEM 2010 1º APLICAÇÃO)
Bilingüismo en la Educación Media Continuidad, no continuismo
Aun sin escuela e incluso a pesar de la escuela, paraguayos y paraguayas se están comunicando en guaraní. La comunidad paraguaya ha encontrado en la lengua guaraní una funcionalidad real que asegura su reproducción y continuidad. Esto, sin embargo, no basta. La inclusión de la lengua guaraní en el proceso de educación escolar fue sin duda un avance de la Reforma Educativa.
Gracias precisamente a los programas escolares, aun en contextos urbanos, el bilingüismo ha sido potenciado. Los guaraníhablantes se han acercado con mayor fuerza a la adquisición del castellano, y algunos castellanohablantes perdieron el miedo al guaraní y superaron los prejuicios en contra de él. Dejar fuera de la Educación Media al guaraní sería echar por la borda tanto trabajo realizado, tanta esperanza acumulada.
Cualquier intento de marginación del guaraní en la educación paraguaya merece la más viva y decidida protesta, pero esta postura ética no puede encubrir el continuismo de una forma de enseñanza del guaraní que ya ha causado demasiados estragos contra la lengua, contra la cultura y aun contra la lealtad que las paraguayas y paraguayos sienten por su querida lengua. El guaraní, lengua de comunicación sí y mil veces sí; lengua de imposición, no.
MELIÀ, B. Disponível em: http://www.staff.uni-mainz.de. Acesso em: 27 abr. 2010 (adaptado).
Em alguns países bilíngues, o uso de uma língua pode se sobrepor à outra, gerando uma mobilização social em prol da valorização da menos proeminente. De acordo com o texto, no caso do Paraguai, esse processo se deu pelo (a)
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Read the text and answer question
Available at: http://lecaunplugged.blogspot.com.br/2010/05/my-secret-morning-weapons.html. Access on: 21 Mar 2012
Complete the sentences with the correct form of the verb from the text.
a) They _______________________ at seven forty-five a.m.
b) They _______________________ breakfast at eight fifteen a.m.
c) They _______________________ activities five times a day.
d) They _______________________ at fifteen to seven.
Choose the correct alternative.
- Filosofia | 3. Medieval
Desde que tenhamos compreendido o significado da palavra "Deus", sabemos, de imediato, que Deus existe. Com efeito, essa palavra designa uma coisa de tal ordem que não podemos conceber nada que lhe seja maior. Ora, o que existe na realidade e no pensamento é maior do que o que existe apenas no pensamento. Donde se segue que o objeto designado pela palavra "Deus", que existe no pensamento, desde que se entenda essa palavra, também existe na realidade. Por conseguinte, a existência de Deus é evidente.
TOMÁS DE AQUINO. Suma teológica. Rio de Janeiro: Loyola, 2002.
O texto apresenta uma elaboração teórica de Tomás de Aquino caracterizada por
- Biologia | 09. Botânica
(Udesc) A figura representa esquematicamente uma flor.
Analise as proposições em relação à representação da flor, na figura.
I. O esquema representa uma flor hermafrodita.
II. O receptáculo floral em algumas espécies pode se desenvolver e originar frutos.
III. A flor esquematizada é típica do grupo das Gimnospermas.
IV. As pétalas podem servir como elementos atrativos no processo de polinização.
V. No estigma ocorre a fixação do grão de pólen.
VI. O óvulo fecundado pelo grão de pólen dará origem ao embrião.
Assinale a alternativa correta.
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Disponível em: www.bhaz.com.br. Acesso em: 14 jun. 2018.
Essa campanha de conscientização sobre o assédio sofrido pelas mulheres nas ruas constrói-se pela combinação da linguagem verbal e não verbal. A imagem da mulher com o nariz e a boca cobertos por um lenço é a representação não verbal do(a)