Disponível em http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_visual/augusto_de_campos2.html
“O poema “Código” de Augusto de Campos é um bom exemplo da utilização de efeitos de sentido plásticos na construção do texto, por causa do/da
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia os versos seguintes:
Fonte: MORAES, Carla Miller Brant: História – 2ª série- Ensino Médio. Belo Horizonte: Editora Universidade, 2000. Coleção Pitágoras.
Durante a República Velha, a maioria da população brasileira vivia no campo em péssimas condições. A miséria e a dominação exercida pelos coronéis motivaram o aparecimento de movimentos sociais de cunho místico- religioso e outros violentos. Os textos acima se referem a dois destes movimentos que são respectivamente:
- Matemática | 3.4 Modular
(PUC-RJ) Considere a função real f(x) = |-x+1|. O gráfico que representa a função é: (PUC-RJ) Considere a função real f(x) = |-x+1|. O gráfico que representa a função é:
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
(FUVEST 2017 1° FASE) Na bateria de um telefone celular e em seu carregador, estão registradas as seguintes especificações:
Com a bateria sendo carregada em uma rede de 127 V, a potência máxima que o carregador pode fornecer e a carga máxima que pode ser armazenada na bateria são, respectivamente, próximas de
Note e adote:
-> AC: corrente alternada;
-> DC: corrente contínua.
- Química | 2.3 Termoquímica
O biogás pode substituir a gasolina na geração de energia. Sabe-se que 60% em volume, do biogás são constituídos de metano, cuja combustão completa libera cerca de 900 KJ/ mol.
Uma usina produtora gera 2.000 litros de biogás por dia. Para produzir a mesma quantidade de energia liberada pela queima de todo o metano contido nesse volume de biogás, será necessária a seguinte quantidade aproximada (em litros) de gasolina:
Note e adote:
- Volume molar nas condições de produção de biogás: 24 L / mol;
- energia liberada na combustão completa da gasolina: 4,5 X 104 KJ / L
- Matemática | 2.1 Conjuntos
(IFCE) Os conjuntos X e Y são tais que X={2, 3, 4, 5} e XUY = {1, 2, 3, 4, 5, 6}. É necessariamente verdade que: