Disponível em https://es-la.facebook.com/mocaepoesiaoficial/posts/1654726344617567/
A intertextualidade se caracteriza como um diálogo entre textos através da forma e/ou do conteúdo. O meme é a imagem da capa do romance de Machado de Assis, Dom Casmurro, com uma colagem de uma mensagem recortada do tuíter.
Desse modo, o recorte é um(uma)
Questões relacionadas
- História | 2.2 Período Regencial
(MARINHA) Sobre a Guarda Nacional, é correto afirmar que:
- Química | 1.3 Classificação Periódica
(IFSUL) Segundo o Centro de Tecnologia Mineral, cerca de 70% dos metais pesados e demais elementos potencialmente tóxicos encontrados em lixões e aterros sanitários são provenientes de equipamentos eletrônicos, entre eles, computadores, celulares e baterias descartados, que contaminam o solo e os lençóis freáticos, colocando em risco a saúde pública, pois causam muitas doenças graves e a grande maioria também é cancerígeno.
A tabela a seguir apresenta alguns destes elementos.
Os elementos químicos que pertencem à família dos Calcogênios são:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.03 Poema e Prosa
Texto base: .
Enunciado:
Literatura de Cordel é, como qualquer outra forma artística, uma manifestação cultural. Por meio da escrita são transmitidas as cantigas, os poemas e as histórias do povo — pelo próprio povo. O nome de Cordel teve origem em Portugal, onde os livretos, antigamente, eram expostos em barbantes, como roupas no varal. As primeiras manifestações da literatura popular no ocidente ocorreram por volta do século XII. Como é uma manifestação muito mais cultural do que intelectual, destaca-se em regiões onde a cultura é mais valorizada e esboçada. Aqui no Brasil, as principais regiões envolvidas na Literatura de Cordel são a Nordeste e a Sul.
Fonte: http://www.lendo.org/o-que-e-literatura-de-cordel-autores-obras/– 11/6/2011 – adaptado.
Viola, Verso e Canção...
A cantoria é cultura
Espalha nesse mundo
Educando em um segundo
Sem precisar formatura
O poeta tem candura
Fala da vida e da dor
Da tristeza e do amor
Das coisas do coração
Viola, verso e canção
São armas de um cantador
Fonte: http://www.recantodasletras.com.br/cordel/1840791 – 11/6/2011 – adaptado.
Candura – Fig. Inocência, pureza; ingenuidade.
Tipo Textual é a forma como um texto se apresenta. Entre os vários Tipos Textuais na Língua Portuguesa, temos:
• a Narração, que é a modalidade em que se conta um fato ocorrido num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens em objetos do mundo real. O tempo verbal predominante é o passado;
e
• a Descrição, que, por sua vez, faz um retrato por escrito de um lugar, uma pessoa, um animal ou objeto. A classe de palavras mais utilizada nessa produção é o adjetivo, pela função caracterizadora. Numa abordagem mais abstrata, pode até descrever sensações ou sentimentos. O objetivo é uma descrição minuciosa do objeto ou do personagem a que o texto se refere.
Observando o poema Viola, Verso e Canção, baseado nesses dois modelos de tipos textuais, em qual deles o poema está inserido? JUSTIFIQUE a sua resposta
- Matemática | 2.2 Conjuntos Numéricos
(SEDUC) Dados os números racionais 3/7, 5/6, 4/9 e 3/5, a divisão do menor deles pelo maior é igual a:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Com a decadência do açúcar, diminuiu cada vez mais a importância dos senhores de engenho. Por outro lado, aumentando a riqueza produzida pelo café, crescia a importância dos fazendeiros que cultivavam o novo produto: tornando-se cada vez mais ricos, eles conseguiram controlar durante muito tempo a política e o governo do Brasil. De tal modo que até as leis brasileiras defendiam os interesses desta minoria rica, mesmo prejudicando o povo.
Em meados do século XIX, com a grande procura do café na Europa e a falta de outros concorrentes, houve maior valorização do produto e consequentemente a expansão das lavouras cafeeiras no país.
Até meados do século XX, o café foi o principal produto da nossa economia, e seus lucros estimularam o desenvolvimento de outras atividades, como a indústria, o setor de transporte e a modernização de muitas cidades, principalmente a cidade de São Paulo.
O desenvolvimento das ferrovias veio com o aumento da produção do café.
CALDEIRA, J. et. al. Viagem pela História do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras;2003. Baseand