TEXTO I
Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,
Que viva de guardar alheio gado;
De tosco trato, de expressões grosseiro,
Dos frios gelos, e dos sóis queimado.
Tenho próprio casal, e nele assisto;
Dá-me vinho, legume, fruta, azeite;
Das brancas ovelhinhas tiro o leite,
E mais as finas lãs, de que me visto.
TEXTO II
Os teus olhos espalham luz divina,
A quem a luz do Sol em vão se atreve:
Papoila, ou rosa delicada, e fina,
Te cobre as faces, que são cor de neve.
Os teus cabelos são uns fios d’ouro;
Teu lindo corpo bálsamos vapora.
Ah! Não, não fez o Céu, gentil Pastora,
Para glória de Amor igual tesouro.
Disponível em http://trabmariliadedirceu.blogspot.com. Último acesso em 10/11/12
Tomás Antônio Gonzaga é o representante do lirismo bucólico-pastoril da poesia árcade, do século XVIII. O texto I, em relação ao texto II, o eu-lirico
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 3.3 Placas Tectônicas
Leia as informações a seguir.
A América central é uma região localizada na trajetória dos furacões ou ciclones tropicais, que se formam, principalmente, durante o verão nos meses de junho e julho no hemisfério norte.
Piores furacões na América Central, Caribe, EUA e México.
O furacão Katrina, cuja passagem espalhou o medo em Nova Orleans, onde as autoridades ordenaram a evacuação obrigatória e imediata da cidade, tem a categoria dos potencialmente mais destrutivos.
Até o momento, o pior fenômeno do tipo registrado desde 1900 na América Central e no Caribe é o furacão Mitch, que matou mais de 10.000 pessoas em outubro de 1998. (Trecho do texto adaptado)
Disponível em: http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2005/08/28/ult1809u5818.jhtm Acesso em: 10 mar. 2012
Explique como se forma um furacão.
- Matemática - Fundamental | 07. Ângulos e Retas
Na figura a seguir, as retas a e b são paralelas.
Qual é o valor de x?
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Nos impérios antigos como o Egito o poder era centralizado. A realeza exercia domínio sobre o território e sobre seus súditos, estabelecendo assim uma rede de apoio que pudesse contribuir para a manutenção do seu poder.
Com base na imagem e no texto, explique o que é um governo teocrático e burocrático.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base:
Enunciado:
- A) ¿A qué se refieren?
- B) Establezca una comparación entre ellos, apuntando sus principales características.
- C) ¿En cuál de ellos prefieres pasar las vacaciones? ¿Por qué?
- Arte - Fundamental | 08. Matrizes Estéticas e Culturais
Exposição “Sombras e Luz” é inaugurada em São Paulo
Evento integra Ano da França no Brasil e ficará em cartaz no Sesc Pompeia até 6 de dezembro
A exposição “Sombras e Luz” foi inaugurada no dia 15 de setembro no Sesc Pompeia, em São Paulo, com uma visita guiada para convidados e alunos de escolas. O evento, que integra as festividades oficiais do Ano da França no Brasil, fica aberta ao público de 16 de setembro até 6 de dezembro. Nela, os visitantes poderão brincar e aprender com o jogo de luz e sombra.
“Trata-se de uma exposição didática, mas muito divertida, lúdica, cheia de propostas e reflexões, com um aspecto educativo importantíssimo. Ela fala do fenômeno da luz, a criação da sombra e todas as conseqüências e formas de utilizá-las e até mesmo dizer o que significam, como suporte para a realização de atividades artísticas”, afirmou Danilo Santos de Miranda, presidente do Comissariado brasileiro do Ano da França no Brasil. Ele ressaltou o lado educativo da exposição: “Virão muitas crianças, de escolas públicas e privadas, em grande quantidade, para interagir com essa proposta e, sobretudo, perceber o que o ser humano é capaz de fazer diante de fenômenos naturais tão tranqüilos como a luz e a sombra”.
Ambientada em uma grande casa, a exposição original foi inicialmente desenvolvida em parceria com o Centre Pompidou, de Paris. Para o Brasil, a instalação foi totalmente reconstruída, mas manteve seus conceitos principais. Entre seus atrativos estão diversas instalações, como o teatro de sombras, proposições lúdicas, experiências físicas, multimídias, filmes, além de três vídeos dos artistas irlandeses Anne Cleary e Denis Connoly, nos quais ondas de calor e captações de movimento são registrados para, em grandes telas, formarem desenhos originais com as sombras dos visitantes.
De acordo com o coordenador da exposição, Roberto Cenni, o principal objetivo dessa exposição é levar a divulgação científica aos jovens. “Existem algumas modificações entre o que é mostrado aqui e o que tem sido exibido na Cité de la Science há quase quatro anos. Por exemplo, nossa ‘casa’ tem um estilo mais brasileiro, no estilo colonial português. Há também um equipamento que cria desenhos baseados nas sombras projetadas pelas crianças, que foi inspirado no folclore brasileiro para criar as figuras. Aqui também temos mais atividades lúdicas do que o que é proposto na França. O conhecimento e a questão física das sombras estão expostos nas experiências e adivinhações que propusemos”, afirmou.
Além dos convidados, o evento de abertura da mostra estava repleto de crianças, boa parte alunos de escolas que excursionavam pelo local, e se divertiam muito com atividades propostas pela exibição. Foi o caso de João Pedro Guimarães, de 12 anos, estudante do Colégio Centenário. “Gostei muito da proposta da exposição, muito bom mesmo. De todos, o que mais gostei foi uma tela na qual eu passava em sua frente e ela registrava uma foto da nossa sombra”, afirmou.
Compartilhe com os alunos a reportagem acima e discuta com eles sobre o tema já mencionado nas atividades anteriores: a luz e a sombra. Nesse texto o enfoque do estudo da luz e sombra é científico, mas o que chama atenção é justamente os desenhos formados pelas sombras.
Proponha aos alunos experimentarem desenhar sombras através de projeção de luz. Prepare um foco de luz projetado em um tecido branco esticado, como no teatro de sombras e peça a alguns alunos que posicionem as mãos e braços na frente da luz enquanto o restante dos alunos desenham a imagem formada, depois troque de forma que todos os alunos experimentem as duas posições.
Depois dos desenhos feitos, abra uma roda de discussão para que todos possam apreciar os trabalhos, comentar e avaliara a atividade proposta.